
Iniciou na manhã desta terça-feira, 28, a missão empresarial rumo ao ‘Delas Summit’, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. São 12 empreendedoras que fazem parte dos projetos setoriais da Unidade de Competitividade Empresarial (Ucompe), no Estado de Roraima. A caravana participará da etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que concorre com duas finalistas roraimenses.
Kamyla Brasil é gestora do projeto e responsável pela missão contou que o objetivo da ação vai além da participação da premiação do Delas Summit, pois proporciona novos contatos, vivências e ideias.
“Pensamos em trazer essa temática de inovação e tecnologia, pois estamos num grande polo tecnológico, para que elas pensem em todas as formas de levar isso para seus empreendimentos, nem que seja em novos processos, ou novos produtos, além do network que elas têm com outras empreendedoras”, disse.
Durante o primeiro dia de missão, as empreendedoras participaram de palestras, workshops, rodas de conversa e trocas de experiências. Dentre as palestrantes estava Daniela Andreazza, diretora da Vinner e coordenadora do comitê de visibilidade, que contou sua trajetória empreendedora.
“Eu iniciei com uma empresa pequena, expandi, tive cafeteria pub, tive diversos empreendimentos e me apaixonei pela tecnologia e inovação”, contou.
Já a engenheira eletricista, Tatiana Takimoto, presidente da ONG Corali, apresentou o trabalho desenvolvido com mulheres em situação de vulnerabilidade social, apresentando o empreendedorismo e novas oportunidades.
Parque tecnológico
Pela tarde, a caravana participou de uma palestra e workshop no Sapiens Parque, o maior parque tecnológico da América Latina. Com foco em sustentabilidade e urbanismo inteligente, o Sapiens Parque abriga áreas verdes, lagos, espaços de lazer e tratamento de efluentes, reforçando seu papel como um ecossistema que une trabalho, convivência e inovação.
Clarissa Flor é pesquisadora de apoio à inovação da Inpetuhub, e explicou que o objetivo é apoiar ideias que nascem dentro da universidade e que têm potencial de chegar ao mercado.
“Aqui, o centro abriga laboratórios de pesquisa e também busca se conectar com a comunidade e com as empresas do entorno, criando um ambiente de troca e inovação. Promovemos uma dinâmica com o canvas de problema e solução, onde as participantes puderam identificar as dores e desafios que enfrentam no dia a dia dos negócios. A partir daí, trabalhamos coletivamente na análise desses problemas, buscando entender o que já existe no mercado e o que ainda precisa ser criado para atendê-las melhor”, disse.
Depoimentos de participantes
Vitória Penso, da Doceria Penso, contou que ter o olhar da produção é muito importante, mas quando aprendem a ter um olhar técnico, é diferenciado.
“Um olhar de planejamento, principalmente voltado para essa área da tecnologia, ele agrega muito, porque a gente sabe que a não consegue ficar o tempo todo dentro da produção na cozinha, como é o meu caso. Então, ter ferramentas que vão te auxiliar a automatizar processos faz com que você consiga ter muito mais tempo para pensar em produtos novos, em desenvolver campanhas, porque os seus pedidos, por exemplo, virão automatizados. E isso é maravilhoso, porque a deixamos de atender 100 pessoas e passamos a atender 300 pessoas. Estou com várias ideias, já quero implementar várias, inclusive para o Natal, que faltam 57 dias”, disse
Já Maola Faria, da empresa Lavrado Soluções Ambientais, disse que para ela o dia foi “extremamente produtivo”.
“Várias chaves viraram, principalmente no período da manhã, porque vimos o poder do coletivo, da união e a comunhão de ideias. E agora à tarde a vimos, principalmente pra mim que trabalho com ciência, tecnologia e desenvolvimento, o poder e a influência de um parque tecnológico. Pode influenciar e colaborar para celeridade no desenvolvimento das ideias, dos projetos, para trazê-los pro mercado, é sensacional”, finalizou.
O evento prossegue até o próximo dia 31 de outubro, com palestras, workshops atividades ao ar livre e a grande premiação do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

