Na manhã desta segunda-feira, 2, aconteceu o primeiro simpósio ‘Mercado de Carbono’ em Roraima. O evento foi promovido pela Cooperativa de Crédito de Carbono da Amazônia (CCCA), com apoio do Sebrae e outras instituições.
O diretor superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, apresentou o tema “valorização de ativos ambientais para fortalecer as práticas sustentáveis na Amazônia”, explicou sobre a importância da contribuição do Sebrae neste simpósio.
“Estamos em contato com todos os micro e pequenos negócios em Roraima, e estamos na Amazônia, então contribuímos e incentivamos esse desenvolvimento sustentável”, declarou.
De acordo com Baú, os temas ambientais e sustentáveis são essenciais, e a instituição vem com o intuito de fortalecer os agricultores familiares e as comunidades ribeirinhas para contribuir com a transformação dos patrimônios naturais em ativos rentáveis, gerando interesse na manutenção do equilíbrio natural, contribuindo com a geração de renda e valor para as comunidades.
Venceslau Braz, presidente da CCCA, declarou que o objetivo é apresentar ao estado de Roraima este novo mercado.
“O mundo inteiro fala sobre a Amazônia, da floresta, das águas, e mesmo assim, as pessoas ainda não sabem o que é o carbono, mas é um produto muito rentável e robusto, com muito potencial para todos os envolvidos”, disse.
No início da manhã, a primeira pauta discutida foi “mercado de carbono: oportunidades e desafios”, com o palestrante Alexandre Rivas, diretor geral do TCE-AM. Rivas apresentou diversos dados e informações referentes ao cenário internacional, vinculado diretamente à Amazônia, além de apresentar informações sobre a intervenção governamental e de instituições sociais.
O evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e contou com o apoio do Sebrae/RR, Agrosol New Holland, Agrosoja Brasil, GranTerra e Femarh.