O Plenário da Assembleia Legislativa (ALE-RR) aprovou de forma simbólica, durante a sessão parlamentar desta terça-feira, 5, o Requerimento nº 010/2024, que solicita uma sessão especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira, 8, a partir das 9h, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.
A sessão especial será promovida pela Secretaria Especial da Mulher (SEM) para as deputadas, servidoras e colaboradoras terceirizadas. Conforme a responsável pela pasta e autora do requerimento, a parlamentar Joilma Teodora (Podemos), eventos como esses não são realizados somente como uma forma de lembrar sobre os direitos e a luta contra a violência doméstica, “mas de discutir e cobrar a implantação de políticas públicas que beneficiem a população feminina do nosso Estado”.
“Vale ressaltar que a violência doméstica deve ser um assunto debatido não só com as autoridades competentes, mas também com a sociedade. Esse será o momento em que vamos tratar sobre o assunto e buscar a solução. Para que isso aconteça, será de fundamental importância a participação de todos”, lembrou Teodora.
Para a diretora da SEM, Glauci Gembro, a data não deve ser vista como algo comercial, e sim como uma conquista das mulheres para tratar sobre os desafios que ainda estão por vir.
“Nós temos muitos motivos para comemorar, mas um longo caminho a percorrer. Ainda precisamos de igualdade salarial, combater a violência de gênero, enfim, são essas as pautas que iremos levar para a sessão do dia 8, para dar voz às mulheres para que falem de seus desejos, lutas e conquistas. Queremos fazer uma programação alegre, com músicas, depoimentos e flores. Uma sessão leve como elas sabem ser”, frisou Gembro.
O encontro contará com apresentações culturais com o grupo de Dança Jazz Arte e homenagens, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia (57.3) e pelas redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr).
Suzanne Oliveira