O Governo de Roraima deu início nesta quinta-feira, 8, à 2ª Oficina Intersetorial de Programas Federais em Roraima. As atividades são voltadas a agentes que atuam nas áreas de saúde, educação e assistência social do Estado e municípios e seguem até sexta-feira, 9, no auditório da UERR (Universidade Estadual de Roraima).
Realizada entre Sesau (Secretaria de Saúde), Seed (Secretaria de Educação e Desportos) e Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), o evento conta ainda com o apoio do Ministério da Saúde e tem como foco principal fortalecer a promoção e a articulação intersetorial pela qualidade de vida dos jovens e adolescentes em idade escolar.
De acordo com a gerente do NAPSJ (Núcleo de Ações Programáticas de Saúde do Adolescente e Jovem), Ilma Saraiva, o foco é somar forças para ampliar e reforçar a assistência de saúde, utilizando o PSE (Programa Saúde na Escola), o Crescer Saudável e o Auxílio Brasil, executados em Roraima.
“Essa discussão é importante para que os municípios, integrando saúde, educação e assistência social, desenvolvam ações de promoção por meio dos programas executados pelo Governo Federal”, destacou.
Como convidado do evento, o consultor técnico do Ministério da Saúde, Lucas Fernandes, disse que a oficina ajudará a melhorar o diálogo entre os setores envolvidos, mesmo que sejam de pastas distintas, uma da outra.
“A importância desse evento para o estado é fortalecer essa articulação intersetorial cotidianamente, as relações entre saúde e educação é uma maneira de manter vivo esse programa [o PSE]. Vamos dialogar sobre o que tem sido realizado até o momento e como podemos aperfeiçoar algumas dificuldades nesse processo”, frisou.
A assistente social e técnica responsável pelo PSE em Bonfim, Shaundessa Guimarães, está participando pela primeira vez da oficina. Ela pretende levar o aprendizado dos dois dias de evento para reforçar as ações de qualidade de vida junto às escolas de seu município.
“A expectativa para hoje é de levar conhecimento para o meu município e executar melhor o meu trabalho dentro do que o programa oferece”, declarou.
Escolas de Roraima são beneficiadas com ações de saúde do PSE
Executado em 93 escolas estaduais da capital e do interior de Roraima, o PSE (Programa Saúde na Escola) promove a atenção à saúde e previne doenças de estudantes e comunidades. São feitas ações de saúde bucal dos estudantes, combate ao mosquito aedes aegypti, atividades físicas e lazer nas escolas, além de métodos de prevenção à covid-19 no ambiente escolar.
O programa do Governo Federal é executado em Roraima por várias secretarias estaduais, incluindo a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), com a articulação de entidades municipais.
“São 290 escolas em todo o Estado, sendo 93 unidades só do Estado. Assumimos o compromisso de essas atividades chegarem para os estudantes, e isso foi possível graças à parceria entre as secretarias de Governo, grandes facilitadoras para desenvolver o projeto”, disse o titular da Seed, Nonato Mesquita.
Ainda segundo o gestor, a saúde bucal dos alunos é prioridade porque atinge diretamente o desenvolvimento escolar deles, pois o Estado busca um ensino de excelência e qualidade.
Confira a programação da oficina
Sexta-feira, 9 de setembro:
– 8h30 – Dinâmica de grupo;
– 9h – Orientações quanto ao preenchimento da ficha de atividade coletiva do e-SUS;
– 10h – Intervalo;
– 10h30 – A importância da articulação intersetorial do Programa da saúde na Escola e o Auxílio Brasil com as condicionalidades Educação e Saúde;
– 11h15 – Ações de alimentação e nutrição: Programa Crescer Saudável;
– 12h – Almoço;
– 14h – Ações de alimentação e nutrição: Programa Crescer Saudável (continuação);
– 15h – Intervalo;
– 15h15 – Debate;
– 17h – Encerramento.
Suyanne Sá e Layse Menezes