Transporte escolar: Governo disponibiliza cinco ônibus para atender estudantes da zona rural de Boa Vista

Foram enviados três ônibus para a P.A. Nova Amazônia e dois para a região do Bom Intento – Fotos: Ascom/Seed

Nesta quinta-feira, 17, os ônibus do programa federal Caminhos da Escola, adquiridos pelo Governo de Roraima por meio de emendas parlamentares, começaram a atender estudantes da zona rural de Boa Vista. Foram encaminhados cinco veículos para atender algumas rotas das regiões do Bom Intento e do Projeto de Assentamento Nova Amazônia.

“Temos uma frota de 49 ônibus adquiridos com recursos de emendas parlamentares, contratamos motoristas e monitores e agora os ônibus começam a ser distribuídos para as rotas. Também vamos finalizar, em breve, a contratação do serviço das empresas terceirizadas e aí atenderemos os mais de oito mil alunos que necessitam de transporte no Estado”, destacou o governador Antonio Denarium.

Foram enviados para a rota do P.A. Nova Amazônia três ônibus, com as placas NUH-3F65, NAW-2B44 e NUH-3G15. Esses veículos vão fazer as rotas das vicinais 01, 03 e 07, BR-174 e do P.A. Nova Amazônia, atendendo estudantes da escola Albino Tavares.

Para a rota da região do Bom Intento foram enviados dois ônibus: um com a placa NUH-3F55, que atenderá as rotas da BR-174, Monte Cristo 3 e vicinal Bom Intento; e o veículo placa NAW-2D24, para atender as rotas BR-174 e vicinal 349, atendendo alunos que estudam na Capital, nas escolas Ana Libória, Oswaldo Cruz, Gonçalves Dias e Maria Nilce Macedo Brandão, além das escolas Caranã, Antonio Ferreira e Francisca Élzika que, no momento, estão com aulas remotas em função da revitalização, mas assim que retornarem as aulas presenciais, o transporte já está garantido.

“É importante que a comunidade conheça o veículo, saiba qual ônibus faz a rota nas localidades para poder acompanhar de perto e fiscalizar o atendimento que está sendo prestado. Muito em breve teremos todos os nossos alunos atendidos com o serviço de transporte escolar”, enfatizou a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo.

Esses veículos serão administrados pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e os municípios a serem atendidos na próxima semana são São Luiz, São João da Baliza e Rorainópolis.

Os ônibus foram adquiridos com recursos de emendas parlamentares

No total, foram adquiridos pelo Governo de Roraima, 49 veículos, sendo 44 por meio de emenda parlamentar do deputado federal Jhonatan de Jesus, na ordem de R$ 11 milhões, e outros cinco veículos com iniciativa de emenda parlamentar no senador Telmário Mota, na ordem de R$ 1,1 milhão.

Os veículos vão atender juntos, 1.669 estudantes de 32 escolas distribuídos em 13 municípios do Estado, em rotas específicas. Além de adquirir os veículos, o Estado realizou processo seletivo para contratação de motoristas e monitores do transporte escolar.

Agneli Souza de Oliveira é um dos motoristas recém contratados pelo Estado para conduzir um dos ônibus destinados ao P.A. Nova Amazônia. Para ele, é uma satisfação iniciar esse trabalho.

“É com muita honra que recebo a entrega desse ônibus. Foi um longo processo até aqui e, para mim, é uma grande responsabilidade transportar o filho de um agricultor, de um colono ou fazendeiro pelas vicinais até a escola. Eu costumo relacionar como se fosse um filho meu, então, responsabilidade está cima de tudo”, enfatizou Agneli.

Já os monitores, que também foram contratados, vão dentro dos ônibus, em todo o trajeto. A função desses profissionais é acompanhar os estudantes, conferir a frequência de chegada na escola e retorno às residências e prestar o apoio necessário aos estudantes com dificuldades de locomoção, uma vez que os ônibus possuem acessibilidade para alunos portadores de deficiência.

“Estou muito feliz pela oportunidade de estar trabalhando. Eu já morei aqui no interior e já usei o transporte escolar. Na época, não tínhamos esse monitor. Então eu acredito que os pais vão ficar felizes e mais tranquilos em saber que os filhos estarão bem acompanhados nesse percurso até a escola”, disse Risonete Froz de Oliveira, que atuará como monitora em um dos veículos destinados à região Boa Vista Rural.

Governo está finalizando a contratação de serviço de empresas terceirizadas

Além dos veículos do Programa Caminhos da Escola, o Governo de Roraima está finalizando o processo de contratação do serviço de transporte escolar por meio de empresas terceirizadas.

O processo havia sido suspenso por uma decisão judicial. Porém, uma decisão recente da justiça, datada de 14 de fevereiro, autorizou o prosseguimento do certame. No momento o processo está na fase de habilitação de propostas e em breve, o serviço estará disponível para toda a comunidade escolar.

Mágida Azulay Khatab

 

Veja também

Topo