Com reforma em andamento para ampliação do Palácio da Cultura Nenê Macaggi, a Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), sediada no prédio, vai funcionar temporariamente em novo endereço. A mudança momentânea abrange a própria secretaria, além da Biblioteca Pública Estadual e a Escola de Música de Roraima.
O prédio temporário onde funcionará a secretaria, está localizado na avenida Capitão Júlio Bezerra, 1754, bairro Aparecida, em frente ao prédio do Iteraima. Nesta estrutura funcionarão todos os setores da Secult, bem como a Biblioteca Pública, que atualmente, devido ao processo de mudança, está fechada para o público. Em breve, os dias e horários para atendimento serão divulgados pela pasta.
A Escola de Música, por sua vez, já está funcionando no antigo prédio do Anfiteatro, no Parque Anauá, das 8h às 18h.
De acordo com o governador Antonio Denarium, o novo Palácio da Cultura será um amplo espaço cultural e ganhará uma estrutura mais reforçada.
“Há anos que não vemos uma obra neste espaço que é história do nosso Estado. O Palácio da Cultura foi palco de grandes acontecimentos culturais, um verdadeiro celeiro de talentos e é muito importante para a gente. A população vai contar em breve com um lugar mais amplo e seguro”, destacou o governador.
Segundo o secretário da Secult, Jaffé Oliveira, o novo endereço comportará toda a estrutura da secretaria, além da Biblioteca Pública de Roraima. Os recursos utilizados para para a reforma são de R$ 1,4 milhão, originários de emenda parlamentar.
“É uma mudança muito complexa, são muitos materiais históricos e um procedimento que tomamos todos os cuidados. A Biblioteca em especial, passará a funcionar normalmente, mas dentro de alguns horários específicos. Nossos leitores vão poder estar presentes no novo endereço. É uma reforma necessária e quem ganha é a cultura e o povo de Roraima”, afirmou Oliveira.
A diretora da unidade, Kátia Drummond, explicou que a reforma já era muito esperada e a interrupção no atendimento ao público é para melhor atender quem frequenta e utiliza o espaço da Biblioteca.
“Há anos lutamos por essa reforma. A Biblioteca precisa e nossos usuários também. Acreditamos que em menos de um mês voltaremos a funcionar em dois polos: no novo endereço, localizado na avenida Capitão Júlio Bezerra e também no Parque Anauá. Posteriormente vamos divulgar para o público”, ressaltou.
Gabriela Garcia