Seis organizações da sociedade civil são eleitas para o Cedcar

A posse será dia 15 de março, na Casa dos Conselhos, na Setrabes. – Fotos: Ascom/Cedcar

Depois de 10 anos, a sociedade civil de forma organizada promoveu eleição livre e democrática para a escolha das novas organizações que irão compor o colegiado do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima (Cedcar).

A eleição ocorreu na manhã desta terça-feira, 5, na Casa dos Conselhos, e foi convocada pelo Cedcar e presidida pelo Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente. Foram eleitas seis organizações da sociedade civil para o mandato de 2024/2026.

Na lista de eleitoras estavam nove organizações inscritas, mas somente sete se declararam candidatas a disputar as seis vagas destinadas ao colegiado. A apuração ocorreu após a eleição. As organizações Raízes Brasileira – Escola de Capoeira e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima -Sinjoper se inscreveram apenas como organizações eleitoras e, portanto, não disputaram a eleição.

O conselheiro do Cedcar Paulo Thadeu, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Roraima, disse que o Sinjoper há décadas participa deste colegiado.

“No ano passado assumimos a coordenação executiva do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente [Fórum DCA] e, através da Federação Nacional dos Jornalistas [Fenaj] a suplência junto ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente [Conanda]. Nosso sindicato já ocupou por três vezes a presidência desse colegiado. Já era necessário dentro desse processo de reorganização após vários percursos como a pandemia, a conjuntura política, trazer outros segmentos da sociedade civil para a pauta da criança e do adolescente no estado de Roraima. Por isso a importância política e social desse processo democrático que ocorre hoje”, disse Thadeu.

O Sinjoper, juntamente com a Procuradoria Geral de Roraima (PGE) e a Secretaria Executiva do CEDCAR fizeram parte da Comissão Eleitoral do processo.

A posse será dia 15 de março, na Casa dos Conselhos, na Setrabes, segundo informou Jean Farias, atual presidente do Cedcar, representante da Associação doa Estudantes de Roraima (Assoer), única organização reeleita para a próxima gestão.

“Essa é a primeira vez em 30 anos do Cedcar que uma organização indígena foi eleita para compor o colegiado”, se referindo a Texoli Associação Ninan, que atua na terra indígena Yanomami.

Vejam a lista das organizações eleitas:

1. Associação dos conselheiros e ex conselheiros tutelares do Estado de Roraima.

2. Associação dos estudantes de Roraima

3. Associação dos filhos e amigos do Ashe Tata Bokule

4. Grupo Roraimense de apoio a família e orientação ao usuário de drogas

5. Sindicato dos trabalhadores de saúde do Estado de Roraima

6. Texoli Associação Ninam do Estado de Roraima .

 

Veja também

Topo