Selo do Inmetro: Ipem-RR inicia Operação Aula Segura em Boa Vista

O trabalho é feito para coibir a comercialização de material escolar fora dos padrões Inmetro. – Fotos: Neto Figueredo

O Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Roraima) deu início em Boa Vista nesta segunda-feira, 6, à Operação “Aula Segura”, que tem como objetivo fiscalizar todos os tipos de material escolar, como lápis, caneta, borracha e kits escolares. A ação ocorre até sexta-feira, 10, em 30 lojas do ramo de venda de material escolar, sejam livrarias, papelarias, supermercados e lojas de variedades na capital.

O trabalho é feito para coibir a comercialização de material escolar fora dos padrões Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), além de levar a segurança de qualidade nesses produtos ao consumidor e informar a sociedade roraimense sobre os riscos de itens que não estejam de acordo com o padrão estipulado pelo órgão regulador nacional.

A presidente do órgão de fiscalização estadual, Isabella Dias, ressaltou que a operação segue movimento nacional coordenado pelo Inmetro. Ela também explicou que a ideia é trazer segurança para as crianças e para os adolescentes que vão estar fazendo o uso desses materiais, por isso a importância de materiais certificados.

“Alguns itens de material escolar precisam ter o selo de conformidade do Inmetro. O que esse selo indica? Ele indica que são produtos que passaram por laboratório, por testes em laboratórios e que são aptos à utilização e ao consumo. São itens que precisam estar dentro da conformidade do Inmetro, obedecendo todas as portarias que regulamentam aquele material, para que não haja nenhum problema no seu manuseio, na sua utilização”, explicou.

Vitor Alves

O gerente de Conformidades do Ipem-RR, Vitor Alves, pontuou que, quando as empresas comercializam os produtos dentro da conformidade do Inmetro, elas estarão passando segurança de qualidade desses produtos para o consumidor, que deve sempre dar preferência aos produtos que estão dentro da conformidade do inmetro.

“A população tem um grande papel no controle de qualidade desses produtos, pois esses consumidores, quando forem fazer a compra dos materiais escolares para seus filhos, devem se atentar à todas informações, e, se por acaso não estiverem dentro dos padrões Inmetro, eles podem e devem fazerem uma denúncia através do canal de denúncias do Ipem”, orientou.

Somente na manhã do primeiro dia, 60 ações de fiscalizações foram realizadas em seis estabelecimentos de venda de materiais escolares. Caso o consumidor perceba alguma irregularidade no produto à venda, ele deve realizar a denúncia pelo telefone da Ouvidoria do Ipem: (95) 98418-6602.

Ayan Ariel

Veja também

Topo