Semana do Consumidor: Procon Assembleia promove programação educativa em escolas de Boa Vista

Atividades ocorrem desta terça até sexta-feira, 15, em escolas estaduais dos bairros Tancredo Neves, Pintolândia, Nova Cidade e Dr. Silvio Leite. – Fotos: Jader Souza

Com o início da Semana do Consumidor nesta segunda-feira, 11, que se tornou mais uma oportunidade para o comércio incentivar o consumo, o Procon Assembleia, órgão de defesa do consumidor do Poder Legislativo roraimense, leva palestras e atividades educativas para estudantes de escolas estaduais da zona Oeste de Boa Vista desta terça-feira, 12, a sexta-feira, 15, com o objetivo de conscientizar os jovens sobre seus direitos e responsabilidades como consumidores.

A diretora do Procon, Mileide Sobral, destacou a importância de iniciar a educação para o consumo desde a base, para que se aprenda a tomar decisões conscientes de compra, reconhecer direitos e se proteger de práticas abusivas.

Mileide Sobral

“Você deveria começar desde a escola fundamental até a escola dos adolescentes, e até mesmo na faculdade. Com exceção do curso de Direito, as faculdades não oferecem nenhuma disciplina sobre direito do consumidor. Então, a ideia é começar a educação lá na base, nas escolas onde você tem acesso a jovens que já têm hábitos de consumo. Assim, você pode começar a mudar esses hábitos e torná-los consumidores mais conscientes”, explicou a diretora.

As palestras abordarão temas como:

– Direitos do consumidor no mundo digital: proteção de dados pessoais;

– Compras e jogos online: segurança, direitos do consumidor e dicas para evitar fraudes;

– Uso consciente do crédito: planejamento financeiro, juros e taxas abusivas;

– Consumo de produtos e serviços: publicidade enganosa, garantia e direito de troca.

Ainda segundo a diretora, as características dos jovens de hoje são diferentes, uma vez que eles têm acesso ao crédito com muito mais facilidade do que as outras gerações.

“Muitas vezes, eles já ignoram a parte do dinheiro em papel e usam cartões de crédito, de débito ou transações locais como o Pix. Portanto, é necessário direcionar mais atenção a esses jovens para que tomem decisões mais conscientes”, complementou Mileide Sobral.

Veja a programação completa:

– Terça (12.03), às 8h

Escola Estadual de EMTI América Sarmento Ribeiro

Av. Raimundo Rodrigues Coelho – Pintolândia

– Quarta (13.03), às 17h

Escola Estadual Fagundes Varela

R. Macapá, 860 – Nova Cidade

– Quinta (14.03), às 8h

Colégio Estadual Militarizado Tancredo Neves

R. Leôncio Barbosa, 1186 – Tancredo Neves

– Sexta (15.03- Dia do Consumidor), às 16h

Escola Estadual Voltaire Pinto Ribeiro

Av. São Joaquim, 1584 – Dr. Silvio Leite

Origem

A Semana do Consumidor é um período comemorativo ao Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março. Originalmente, a data era chamada de Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Mais do que simples promoções, a semana visa conscientizar os compradores sobre como se protegerem e conhecerem seus direitos.

A origem dessa celebração remonta a 1962, com a criação do Dia do Consumidor pelo então presidente americano John F. Kennedy.

Atendimento Procon

Em caso de dúvidas ou problemas com os serviços, o consumidor pode procurar o Procon Assembleia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede da Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. Também é possível buscar atendimento pelo WhatsApp (95) 98401-9465 e por meio do site do órgão.

Suellen Gurgel

 

Veja também

Topo