Semana dos Povos Indígenas terá artesanato, exposição e minicurso na Uerr

População em geral poderá prestigiar o evento nos dias 23, 24 e 25 de abril, nos campi da universidade em Boa Vista. – Fotos: Ascom | Uerr

Em celebração à cultura, saberes e legado dos povos originários, a Universidade Estadual de Roraima (Uerr) promoverá nos dias 23, 24 e 25 de abril a Semana dos Povos Indígenas. A programação será sediada nos campi Boa Vista e Célia Maria Magalhães Nobre. Não será necessária inscrição prévia e para os acadêmicos presentes serão emitidos certificados de participação. Toda a programação é gratuita e aberta ao público em geral.

Durante os dois dias, serão realizadas atividades culturais que enaltecem a riqueza das tradições indígenas. “Estamos no mês em que celebramos o Dia dos Povos Indígenas, e essa iniciativa da Uerr reafirma o compromisso da universidade com a valorização da cultura e das contribuições dos povos originários de Roraima na construção da nossa história”, destaca o reitor, Prof. Dr. Cláudio Travassos Delicato.

No dia 23, no Campus Célia Maria Magalhães Nobre (rua Sete de Setembro, 231, Canarinho), será exibido, às 18h30, o filme A Febre (2019), que conta a história de um homem indígena de 45 anos que lida com o conflito entre suas raízes e a vida urbana em Manaus. Após a sessão, será feito um debate com a participação de alunos indígenas da Uerr.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público em geral.

No dia seguinte, 24 de abril, a partir das 9 horas, será aberta a Exposição “Parentes: Linguagens Artísticas da Terra de Makunaimã”, no Campus Boa Vista (rua Juscelino Kubitscheck, 300, bairro Canarinho). No mesmo local, os visitantes poderão realizar pintura corporal e conhecer o trabalho da artesã Vanda Macuxi, do artista plástico Bartô Macuxi e do escritor indígena Ivônio Solon Wapixana. Essas atividades serão realizadas ao longo dos dias 24 e 25.

Pela tarde, ainda no dia 24, no Campus Boa Vista, ocorrerá a Oficina Preservando Memórias e Defendendo Direitos: O Papel dos Centros de Documentação para os Povos Indígenas, com início às 14 horas. Será ministrada pela professora Elionete Garzoni (Uerr) e os convidados do Centro de Documentação Indígena, Carlo Zacquini e Francivânia Leocádio. Serão dois dias de capacitação.

Já no dia 25, além da programação iniciada no dia anterior, serão realizadas mais duas atividades. Pela tarde, será o minicurso Os Direitos do Réu Indígena no Processo Penal: A Aplicabilidade da Resolução CNJ n° 287/2019, no Campus Célia Maria Magalhães Nobre. Será ministrado pelos professores Me. Emiliano Filho, Me. Antônio Mendes e Dr. Serguei Camargo. Terá início às 14 horas no Auditório Professor Amarildo Nogueira Batista.

Pela noite, a partir das 18h30, na sala 104 do Campus Boa Vista, a Semana dos Povos Indígenas promoverá uma mesa de debates sobre o tema “Desafios da Educação Escolar Indígena em Roraima”. Será conduzida pela professora Simirâmes Pontes (Uerr) e terá as convidadas Matilde Macuxi (Seed) e Tatiane Felício (Acadêmica de Pedagogia da Uerr).

A Semana dos Povos Indígenas é uma ação idealizada pelo Capi (Centro de Apoio aos Povos Indígenas) com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). O Capi/Uerr tem como missão apoiar a permanência dos estudantes indígenas no ensino superior, e ao mesmo tempo, unir o saber acadêmico com os saberes tradicionais. “Na UERR temos reforçado a atenção às pautas indígenas porque acreditamos que a educação é fundamental para garantir o acesso aos direitos básicos”, comenta o reitor.

Veja também

Topo