Em virtude da aproximação do feriado prolongado da Semana Santa, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) tem reforçado o chamamento de doadores para reforçar o estoque de sangue da unidade.
A comunicação com a população tem sido realizada de diversas formas, seja por meio da promoção de ações com instituições parceiras ou em postagens nas redes sociais.
“Atualmente, nossos esforços estão focados na necessidade de termos doadores com as tipagens sanguíneas negativas, que são: A-, B-, AB- e, principalmente, o O-, que é sangue universal”, explicou a assistente Social do setor de captação de doadores do Hemoraima, Hellen Bessa.
Localizado no bairro Aeroporto, o Hemoraima é a única unidade captadora de sangue do Estado, sendo responsável pelo atendimento de demandas da rede hospitalar pública e privada.
Para ser um doador de sangue é preciso se encaixar em alguns critérios como, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.
No momento da doação, é necessário apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve estar acompanhado pelos pais ou de seu responsável legal.
Ao encaixar nesses critérios, a pessoa é cadastrada e encaminhada para uma entrevista e em seguida por uma triagem. Não havendo nenhum impedimento, segue para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.
Hellen revelou ainda que além da preocupação com as bolsas de sangue, a equipe da unidade também tem se preocupado com a coleta de hemocomponentes.
“Outro método que nós estamos utilizando é a convocação dos nossos doadores por aférese de plaquetas cadastrados em nossa unidade, até para termos a quantidade suficiente para atender eventuais demandas”, completou a assistente social.
O Hemoraima fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, bairro Aeroporto, ao lado do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).
O horário de funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98404-9593.
Minervaldo Lopes