Senador Dr. Hiran participa de II Encontro Nacional de Conselhos de Medicina do Brasil

O presidente da Frente Parlamentar de Medicina será palestrante no evento, que reunirá conselheiros e autoridades envolvidas na Medicina no País. – Foto: Ascom Parlamentar

Autoridades e parlamentares participam nestas quarta e quinta-feira, 13 e 14, em Maceió-AL, do II Encontro Nacional de Conselhos de Medicina do Brasil, entre eles o senador e presidente da Frente Parlamentar de Medicina Dr. Hiran (Progressistas-RR) que fará apresentação sobre o Projeto de Lei nº 4.021/2024 para garantir que apenas médicos ministrem disciplinas específicas em cursos de graduação e pós-graduação.

O parlamentar defende a qualidade e a segurança, tanto para acadêmicos, quanto para a própria população, dos cursos de medicina no País. “É necessário preservar a qualidade do ensino médico e garantir a segurança dos pacientes. Além de transmitir conhecimento, os professores médicos atuam como mentores, orientando os alunos em suas trajetórias acadêmicas e profissionais”, disse o parlamentar.

O PL altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e prevê, inclusive, punição para a instituição de ensino que desobedecer a Legislação quando entrar em vigor. Para o Dr. Hiran, o cenário de prática é essencial para formação.

“A prática médica envolve não apenas o conhecimento teórico, mas também a experiência clínica. Um professor não-médico, por mais qualificado que seja, pode não ter a mesma vivência para transmitir aos alunos as nuances da prática médica e o raciocínio clínico”, defendeu.

A programação do II Encontro será marcada por dois dias intensos de troca de experiências com palestras direcionadas para o futuro da Medicina no Brasil. Além do PL nº 4021/2024, os convidados debaterão outros temas como Exame de Proficiência em Medicina, fiscalização de atos médicos, violência contra os profissionais e regras para cirurgia plástica e ética médica.

Veja também

Topo