Senar-RR realiza reunião técnica de sensibilização sobre Assistência Técnica e Gerencial

Entidade vai disponibilizar 300 vagas para assistir novos produtores nas cadeias de olericultura e fruticultura no segundo semestre. – Fotos: Fernanda Marins

Nesta quarta-feira, 12, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Roraima (Senar Roraima) realizou uma reunião técnica com representantes de sindicatos e cooperativas rurais roraimenses. Na ocasião foi apresentada a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar com o intuito de mobilizar novos produtores.

Atualmente, o Senar Roraima atende mais de 120 produtores rurais com a ATeG. Para o segundo semestre de 2024, o Senar estará disponibilizando 300 vagas para assistir novos produtores nas cadeias de olericultura e fruticultura nos municípios de Alto Alegre, Boa Vista, Cantá, Caroebe, Normandia e Rorainópolis.

O presidente do Sistema Faerr/Senar, Sílvio de Carvalho, ressaltou a importância de sensibilizar os sindicatos e cooperativas para aumentar o alcance da ATeG em Roraima. “Nós trabalhamos para melhorar o agronegócio do estado, oferecendo suporte técnico e gerencial que é essencial para o desenvolvimento sustentável e o aumento da produtividade. A colaboração com os sindicatos e cooperativas é fundamental para que possamos alcançar mais produtores e transformar a realidade do campo em Roraima. Juntos, podemos promover um maior crescimento econômico e uma melhor qualidade de vida para os nossos agricultores.”

A ATEG

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar é um serviço gratuito oferecido ao produtor rural, com duração de dois anos. Tem como objetivo principal fomentar a transferência de tecnologia para atender de forma eficiente os produtores, contribuindo para a sua evolução socioeconômica, além de promover a disseminação de tecnologias e práticas gerenciais para a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente.

Para participar da ATeG, o produtor rural deve atender a alguns requisitos: ter a cadeia produtiva como fonte de renda principal na propriedade, estar com o Imposto Territorial Rural (ITR) regularizado e não ter participado de nenhum outro grupo da ATeG do Senar. Além disso, é necessário que o produtor procure o sindicato ou a cooperativa rural do seu município para se inscrever.

Fernanda Marins
Topo