Nos últimos anos, a prefeitura vem promovendo diversas ações com o objetivo de dar comodidade e bem-estar aos contribuintes. Retirar o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), gerar guias do Imposto Sobre Serviço (ISS) e solicitação de Habite-se são alguns dos serviços que o contribuinte pode fazer de sua própria casa, por meio do Portal do Cidadão.
Ao acessar os serviços online da Prefeitura de Boa Vista, o contribuinte evita filas, trânsito, economiza tempo e dinheiro. Como explica o secretário municipal de Planejamento e Finanças, Márcio Vinícius de Souza Almeida.
“Documento de arrecadação municipal (DAM) para pagamento de diversas taxas como; taxa de Impostos de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), solicitação de isenção de taxas, verificação de autenticidades de certidões de imóveis, alvará de construção, entre outros serviços podem ser acessados via internet. E o contribuinte evita pegar longas filas e trânsito para vir até a Secretaria de Finanças”, destacou Márcio Vinícius.
Pelo portal do Cidadão o contribuinte ou empresas têm a sua disposição um vasto grupo de serviços como: emissão de certidões de débitos imobiliários, certidões de valor venal de imóveis e emissão de extratos. Podem ainda acompanhar a tramitação de requerimentos bastando apenas ter conhecimento do número do processo protocolado junto a Prefeitura.
Para ter acesso aos serviços, basta o contribuinte acessar a plataforma, fazer um simples cadastro no BV Cidadão e escolher o serviço de sua necessidade.
Investimentos
Há quase uma década a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças (SEPF), começou a investir em capacitação de servidores e aquisição de equipamentos e novas tecnologias. Entre os trabalhos desenvolvidos está a digitalização de todo acervo de plantas do Cadastro Imobiliário, revisões de logradouros com base na legislação vigente e diversas ações para montar uma base mais completa de informações.
Novidade
Os contribuintes não precisam mais reconhecer firma, ou seja, autenticar documentos em cartório, ao apresentar documentos na Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças (SEPF). A medida busca racionalizar, desburocratizar e simplificar atos e procedimentos administrativos dentro da secretaria.
Edson Ribeiro