
A Revisão Geral Anual das Remunerações dos Servidores do Poder Executivo será tema de audiência pública no próximo dia 15 de maio, às 15h, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima. O evento, proposto pelo deputado estadual Rarison Barbosa, reunirá representantes de diversos sindicatos, como o Sindpol, Sintraima, Sindppen e Sintras.
O objetivo é debater e propor soluções concretas ao Governo do Estado sobre a revisão e a recomposição salarial dos servidores civis e militares, ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo Estadual.
Marceli Carvalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (SINTRAS), criticou a demora do Poder Executivo em cumprir a legislação: “Todos os anos precisamos reivindicar um direito que já está garantido. A valorização do servidor deve ser constante, não pontual”, afirmou.
Segundo ela, em 2024, o pagamento da revisão ocorreu apenas após o meio do ano, sem retroativo, gerando perdas financeiras. A presidente do Sindppen, Joana Dark, também apontou falhas do Governo: “O Executivo tem concedido reajustes fora do prazo legal, de forma parcial e sem retroativo”.
A audiência pública contará ainda com a presença de autoridades do Executivo Estadual. O deputado Rarison Barbosa destacou a importância da participação dos servidores: “Quero convidar todos os servidores e sindicatos a participarem desse debate. Precisamos entender qual é a justificativa do Governo para essa demora? Quase todos os anos somos procurados para intermediar, junto ao Executivo, a efetivação desse direito. A revisão e a recomposição inflacionária são necessárias”.