Servidores participam de reunião sobre o Plano de Contratação Anual

Objetivo foi demonstrar, na prática, o funcionamento da plataforma do sistema Govplan. – Fotos: Ascom/Selc

Na manhã desta terça-feira, 17, a Selc (Secretaria de Estado de Licitação e Contratação), em parceria com a empresa Grupo Negócios Públicos (Sistema Govplan), promoveu uma reunião voltada para os servidores de todas as secretarias do governo para tratar do sistema de Gerenciamento do PCA (Plano de Contratação Anual).

As informações foram repassadas de forma online por técnicos do grupo Negócios Públicos. O objetivo foi demonstrar, na prática, o funcionamento da plataforma do sistema Govplan.

O secretário de Estado de Licitação e Contratação, coronel Everson Cerdeira, explicou que esse é um momento importante e necessário para que os agentes que atuam na área acompanhem as mudanças.

“A ideia é esclarecer a dinâmica dessa ferramenta, que já é utilizada nas contratações da gestão pública, e os impactos que poderão ocorrer com as mudanças previstas para 2025. Essa é uma ferramenta assertiva que possibilita o uso racional dos recursos públicos, além do uso estratégico nas compras públicas”, afirmou.

A ferramenta eletrônica (sistema Govplan) consolida o planejamento das contratações que o órgão ou instituição pretende realizar no exercício subsequente de forma simples, gerando DFDs (Documentos de Formalização de Demanda) com apenas alguns cliques e gerenciando os riscos que possam impactar as futuras compras, conforme explicou o coronel Cerdeira.

“É uma ferramenta muito importante, que nos permite quantificar as aquisições e contratações no PCA. Ou seja, termos um levantamento das demandas de cada secretaria e condensá-las em um único planejamento: o planejamento anual de compras do Estado. Assim, saberemos o que as secretarias precisam e pretendem adquirir no ano de 2025, além do cronograma para realizar essas aquisições ou contratações”, esclareceu.

Sobre a Selc

É a secretaria responsável por planejar e centralizar as compras, coordenar politicamente e executar os procedimentos licitatórios e de dispensa ou inexigibilidade de licitação para a contratação de bens, serviços (incluindo publicidade e obras), alienações e locações para os órgãos e instituições da administração direta, autárquica e fundacional do poder executivo estadual.

Jamile Carvalho

Veja também

Topo