Sesau participa de seminário internacional sobre a força do trabalho na saúde

Evento acontece em Brasília, tendo como foco temáticas relacionadas à construção de estratégias e políticas de fortalecimento da gestão do trabalho na saúde. – Fotos: Ascom/Sesau

O Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira, 4, em Brasília, o Seminário Internacional de Planejamento da Força do Trabalho na Saúde. O estado de Roraima está sendo representado no evento pela Sesau (Secretaria de Saúde).

Organizada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, a atividade segue até esta sexta-feira, 05, tendo como foco temáticas relacionadas à construção de estratégias e políticas de fortalecimento da gestão do trabalho na saúde, proporcionando troca de experiências entre os entes participantes.

“Para o estado de Roraima, a participação da Secretaria de Saúde nesse Seminário é altamente benéfica, com várias implicações positivas para lidarmos com desafios, adaptações e soluções imediatas em prol da saúde pública”, destacou a coordenadora Geral de Assistência Especializada da Sesau, Léa Maria Sversut.

Vários eixos temáticos estão em discussão no Seminário, com destaque para a suficiência regional de especialistas nas redes de atenção à saúde; saúde dos povos indígenas, interculturalidade, práticas sanitárias e especificidades dos modelos de gestão e da composição da força de trabalho; planejamento da força de trabalho em saúde em situações de emergências sanitárias e desafio do acesso e uso de informações para gerar evidências sobre a força de trabalho em saúde.

“Tendo esse entendimento, nós poderemos promover atualizações constantes das ferramentas de trabalho, melhorando cada vez mais a qualidade e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde em Roraima”, destacou a coordenadora.

Além de representantes das Secretarias Estaduais de Saúde, o evento conta com a participação de membros da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), OIT (Organização Internacional do Trabalho), Mercosul (Mercado Comum do Sul), CNS (Conselho Nacional de Saúde), Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), entre outros.

Minervaldo Lopes

Veja também

Topo