Sesau realiza mais de 900 atendimentos médicos no Saúde de Rua

População contou com atendimentos médicos nas áreas de ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia e cardiologia, além do serviço de saúde bucal. – Fotos: Ascom/Sesau

O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), realizou neste sábado, dia 6, mais de 900 atendimentos no Saúde de Rua, uma iniciativa do Grupo Rede Amazônica e Sesi-RR (Serviço Social da Indústria de Roraima).

As ações do evento iniciaram pontualmente às 8h, na sede do Sesi-RR, no bairro Aeroporto, e antes das 11 horas as senhas para consultas com especialistas já estavam praticamente zeradas.

“Estamos imensamente gratos por abraçar essa iniciativa, levando especialistas tão almejados para uma ação desse porte”, afirmou o diretor do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante da Sesau, Genival Ferreira.

A população contou com atendimentos médicos nas áreas de ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia e cardiologia, além do serviço de saúde bucal do Consultório Odontológico Itinerante e cuidados especiais com a unidade Móvel de Saúde da Mulher Itinerante.

Todos esses serviços estão contemplados no leque de atendimentos do programa Saúde Itinerante, iniciativa realizada em todo o Estado pela Sesau.

Com fortes dores na coluna, o pedreiro Recinaldo Pereira, de 61 anos, viu uma oportunidade de agilizar uma consulta ortopédica. Para ele, o atendimento foi bastante satisfatório.

“Temos que trabalhar para sobreviver, mas agora eu vou dar uma parada porque não tenho condição, de jeito nenhum, tenho que cuidar da saúde. O médico falou que vai avaliar conforme a minha condição e pode até conseguir me aposentar, espero que dê tudo certo”, declarou o paciente.

Responsável pelo atendimento em ortopedia, o médico Bruno Vieira destacou que atividades como o Saúde de Rua são necessárias para que o paciente esteja mais atento à sua saúde, evitando problemas mais graves no futuro.

“É uma oportunidade do paciente que está sentindo alguma dor, ainda leve, procurar atendimento de um especialista. Isso facilita na realização de uma investigação clínica decente, com os exames específicos que o ortopedista necessita. Temos que prevenir que essa lesão se agrave ao ponto de essas pessoas não conseguirem exercer suas atividades profissionais”, pontuou.

Saúde Itinerante

Criado com o propósito de aproximar a população dos serviços de saúde, o Saúde Itinerante é gerenciado pela Sesau, por meio da Coordenadoria Geral de Assistência Especializada.

Em 2023, o programa realizou mais de 30 mil atendimentos, levando serviços de qualidade para a capital, municípios do interior e Dsei (Distritos Sanitários Especiais Indígenas) do Estado.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo