A Sesau (Secretaria de Saúde), em parceria com Núcleo de Educação e Pesquisa do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Polícia Militar de Roraima, promove nesta segunda-feira, 27, o 3º Curso de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) e Medicina de Combate.
Voltado para operadores da segurança pública, a atividade inicia 8, na ETSUS-RR (Escola Técnica do SUS em Roraima), situada na rua Uraricoera, bairro São Vicente.
“A importância desse curso é capacitar os operadores de segurança pública, para que possam atuar em situações de crise, exigindo o mínimo de conhecimento naquele momento, para que eles possam estar realizando o autoatendimento de si ou de algum colega que pode vir estar ferido em alguma operação”, explicou o especialista em Urgências Médicas e chefe da equipe de instrução do curso, Pablo Randel.
O Atendimento Pré-Hospitalar Tático, ou APH Tático, é uma técnica usada para socorrer vítimas em ambientes hostis. Assim, para praticar esse atendimento, é preciso que os agentes de segurança pública passem por um treinamento intensivo e preciso, a fim de fazê-lo de maneira correta.
O primeiro curso em Roraima ocorreu no entre os dias 28 e 30 de junho de 2022, enquanto a segunda edição foi realizada no período de 13 a 17 de março deste ano.
Ao todo, o 3º curso de APH contará com 82 participantes oriundos de órgãos de segurança e salvamento como Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Departamento Estadual de Trânsito, Guarda Civil Municipal e Polícia Penal.
“Na ocasião, serão ministradas disciplinas para a realização de APH Convencional, com suporte básico de vida pediátrico; e adulto e APH de Combate, com foco nos operadores de segurança pública”, complementou Randel.
As atividades seguirão até o dia 1º de dezembro, e conta com instrutores locais e especialistas vindos de Brasília e Goiás.
Minervaldo Lopes