Setembro Amarelo: servidores participam de atualização sobre atendimento de pacientes psiquiátricos

Objetivo da ação é atualizar os profissionais a respeito do preenchimento da notificação de casos, além de atualizar os métodos de abordagem e como lidar com a situação de crise.

Servidores que atuam em unidades da Rede Estadual de Saúde participaram nesta sexta-feira, 22, de uma atualização sobre o atendimento de pacientes psiquiátricos. A atividade foi alusiva ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

“Roraima é estado com o quarto maior índice de suicídio no país, e a maioria dessas ocorrências são precedidos por patologias, como a depressão e a ansiedade, e isso vem crescendo ao longo do tempo. E dever nosso fomentar e tentar estimular essa campanha, para que os índices diminuam no nosso estado”, afirmou o secretário adjunto da Sesau (Secretaria de Saúde), Edson Castro.

Promovida pela ETSUS-RR (Escola Técnica do SUS de Roraima), em parceria com a CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), a atividade foi realizada no auditório da entidade, que fica no bairro São Vicente.

De acordo com a diretora do ETSUS-RR, Dangêla Silva, o principal objetivo da ação é atualizar os profissionais a respeito do preenchimento da notificação de casos, além de atualizar os métodos de abordagem e como lidar com a situação de crise.

“Estamos aqui abrindo a mente desses servidores sobre como abordar esses pacientes e como saber acolhê-los, lidando com a situação [de crise] e não absorver aquela realidade e adoecer também”, completou.

Números de atendimento

Segundo dados do Núcleo de Controle de Agravos Não Transmissíveis da CGVS, de 2020 até setembro deste ano, o Estado contabilizou um total de 162 casos de suicídio.

“A maioria dos casos são causados por lesão de enforcamento ou estrangulamento. Então a campanha desse ano estimula com que a pessoa que venha passando por problemas de depressão e ansiedade, ou qualquer tipo de patologia mental, procure qualquer profissional de saúde”, pontuou Edson.

Castro lembrou ainda que a Rede Estadual de Saúde disponibiliza atendimento especializado a pessoas com adoecimento mental, por meio do CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial Edna Macellaro Marques de Souza).

Dados

Somente este ano, a unidade realizou, entre janeiro a junho, 3.930 atendimentos gerais, sendo 858 atendimentos clínicos e 1.569 atendimentos da psiquiatria.

Além do CAPS III, o paciente pode recorrer aos ambulatórios especializados em psicologia e psiquiatria da PMC (Policlínica Coronel Mota) e do atendimento a urgência e emergência realizado pelo HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).

No período de janeiro a junho deste ano, foram contabilizados 3.362 atendimentos pelo setor de psicologia e 7.233 atendimentos psiquiátricos na Policlínica.

Falar é a melhor opção, converse abertamente com um amigo, parente ou procure um profissional e fale o que está sentindo.

O serviço de acolhimento realizado pelo CAPS III e Coronel Mota funciona de segunda a sexta-feira, das 08 horas às 18 horas, enquanto o serviço de urgência e emergência do HGR funciona 24 horas por dia.

Suyanne Sá

 

 

Veja também

Topo