Setembro Amarelo: valorização da vida é tema de roda de conversa com alunos da rede estadual

Evento buscou ressaltar que os jovens não estão sozinhos. – Fotos: Nucri/TJRR

Setembro Amarelo: valorização da vida é tema de roda de conversa com alunos da rede estadual
Em alusão ao mês de valorização a vida, a Ouvidoria-Geral de Justiça juntamente com a Justiça Comunitária e a Secretaria de Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça de Roraima (SQV/TJRR) promoveram nesta terça-feira, 3, uma roda de conversa com o tema “Conte Comigo” no Fórum Advogado Sobral Pinto.

O momento, coordenado pela servidora Maria das Graças Santos Dias da Ouvidoria, contou com a participação de alunos das Escola Estadual Monteiro Lobato, Escola Estadual Airton Senna e do Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR), e teve como objetivo reforçar a importância da vida e onde encontrar as redes de apoio.

Para o juiz auxiliar da Ouvidoria, Eduardo Álvares de Carvalho, o evento buscou ressaltar que os jovens não estão sozinhos.

“Nós sabemos que os índices de depressão, ansiedade e até mesmo suicídio entre os jovens estão alto e esse evento é importante para poder conscientizar esses jovens, que eles não estão só. Eles podem procurar ajuda na direção da escola, aqui na Ouvidoria do Tribunal de Justiça, como forma de prevenção”.

Como parte da programação, foram realizadas as palestra “Bem me Quero” apresentada pela Psicóloga do Justiça Comunitária, Marcelle Wottrich; “Cuidados com a saúde mental” por Perla Alves, psicóloga e subsecretária de Secretaria de Qualidade de Vida; e “O papel da escola na prevenção ao suicídio”, ministrada pela diretora da Escola Monteiro, Rozmeri Binsfeld, além de apresentações culturais da Universidade Federal do Estado de Roraima (UFRR) com o grupo de dança Mananu e do Coral Madrigal.

A coordenadora do Programa Justiça Comunitária do TJRR, Marcelle Wottrich, conta que por meio da ação é possível trazer um diálogo mais próximo com o outro.

“A gente fala mais sobre a importância de valorizar a vida, prevenir o suicídio, conversar, emprestar a sua escuta qualificada para as pessoas que você ama, porque, muitas vezes, o sofrimento é silenciado por não querer dividir isso com os familiares, que já enfrentam problemas tão difíceis”.

As ações em prol da vida, promovidas ao longo do ano pelo Tribunal de Justiça de Roraima, têm grande impacto para os jovens e para a aluna da Escola Estadual Monteiro Lobato, Taibys Rojas, trazer esses temas durante o setembro amarelo como forma de roda de conversa ajuda bastante.

“A roda de conversa reforça para a gente a aprender a ter empatia e, principalmente, sobre o olhar. Aprender a nos controlar é como olhar os outros”.

Veja também

Topo