Sétima Arte: Roraima Garden Shopping sedia a 6ª Semana do Audiovisual de Roraima

Encontro ocorrerá no período de 30 de janeiro a 1º de fevereiro, na Entrada Principal. – Fotos: Ascom | RGS

As produções regionais de cinema serão destaque na 6ª Semana do Audiovisual de Roraima (SEDA), no período de 30 de janeiro a 1º de fevereiro no Roraima Garden Shopping, situado no bairro Caçari, zona Leste de Boa Vista, com exibição de filmes, promoção de oficina e mesa redonda com convidados especialistas em audiovisual. Todo o evento é gratuito e aberto a população.

Os interessados em participar da Oficina Ninja, a ocorrer no dia 31 de janeiro às 14h e ministrada pelo co-fundador da Mídia Ninja, Clayton Nobre, podem confirmar presença pelo e-mail [email protected], com informações pessoais como nome completo e CPF.

Promovida pelo Coletivo Canoa Cultural, Circuito Fora do Eixo e Casa Ninja Amazônia, a 6ª Semana do Audiovisual em Roraima tem o incentivo da Lei Paulo Gustavo e conta com a parceria do Roraima Garden Shopping e o cinema Yanomax como apoiadores e incentivadores das produções locais.

“É uma honra receber toda essa programação da Semana do Audiovisual aqui no Roraima Garden, um espaço propício para se falar em Sétima Arte e receber renomes da área que dividirão conhecimentos e técnicas com nossos produtores e profissionais locais”, enalteceu a coordenadora de Marketing do Roraima Garden Shopping, Yara Abreu.

A abertura da SEDA ocorrerá às 19h do dia 30 de janeiro, com a Mostra Roraima de Filmes e a exibição gratuita de filmes como “Entre As Nuvens” (Alex Pizano), “Guariba Guabirú” (Luiz Claudio Corrêa Duarte), “Disquete, Vol. 1” (Laélia Lima Cardoso), “Fuga” (Aldenor Pimentel) e “A Pele do Ouro” (Marcela Ulhoa e Yare Perdomo), em espaço montado na Entrada Principal do Shopping.

Para o dia 31, a partir das 14h, terá a Oficina Ninja com duração de 1h. Em seguida, será a vez de discutir sobre a “Produção Audiovisual na Amazônia”, tema da Mesa Redonda com a participação de convidados especiais como Kartola, Ana Aranha, Cláudio Lavôr, Thiago Briglia e Yare Perdomo. A noite, a partir das 19h30, o longa-metragem “Pau D’Aro” será exibido gratuitamente na tela do cinema Yanomax. E no domingo (1º), será a vez do filme “O Último Azul” fechar com chave de ouro a programação da SEDA.

Da seleção dos filmes a produção da Mesa Redonda, toda programação foi pensada a fortalecer e divulgar o potencial do setor no Estado. “O foco do nosso encontro é debater o audiovisual roraimense e a expansão dele. Essa edição de Boa Vista é a culminância do evento que nós iniciamos ano passado em três cidades do interior com a ideia de exibir filmes e gerar esse debate”, explicou o coordenador da SEDA Roraima, Manoel Rolla.

Conheça o perfil dos convidados da Mesa Redonda “Produção Audiovisual na Amazônia”:

Clayton Nobre – Co-fundador da Mídia NINJA e articulador da rede Fora do Eixo desde 2010. Nascido em Manaus (AM), é jornalista formado pela UFAM, com dissertação de mestrado sobre comunicação e experiência estética pela UFMG. Hoje atua na coordenação de comunicação de projetos como Casa NINJA Amazônia, Climax e Floresta Ativista.

Karla Martins – Atriz, produtora cultural e contadora de histórias. Formada em Artes Cênicas e pós-graduada no Instituto Superior de Arte em Havana, Cuba. Trabalhou na Reserva Extrativista Chico Mendes e na Universidade Federal do Acre. Co-fundadora do Circuito Fora do Eixo e Mídia Ninja. Atualmente, gerencia projetos da Associação Coletivo Cultural e produz o Festival Internacional Pachamama. Produziu o filme “Noites Alienígenas”, premiado no 50º Festival de Gramado. É também uma das coordenadoras do Matapi – Mercado Audiovisual das Amazônias e integra o Conselho da CONNE – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Ana Aranha – Jornalista e documentarista, com mais de 20 prêmios por seu trabalho. “Pau d’Arco” (2025) é seu primeiro longa, que estreou no Festival É Tudo Verdade, passou pelos festivais do Rio e de Brasília, e conquistou prêmios nos Festivais de Marília, Guarnicê e Mostra Ecofalante. Seu filme de média metragem “Relatos de um Correspondente de Guerra na Amazônia” (2023) venceu o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. Ana dirigiu ainda o curta “Slaves To Fashion”, e fez a produção executiva e o roteiro de “Jaci”, vencedor do prêmio García Márquez e da Mostra Ecofalante.

Cláudio Lavôr – Realizador e produtor audiovisual, musical e cultural. Atua como compositor de trilhas sonoras originais, técnico de som direto, técnico em mixagem/masterização de áudio, além de diretor e realizador cinematográfico. Está à frente da Biosphere Records Audiovisual (produtora audiovisual/cinematográfica) e do ICF Projeto Inventar Cinema de Fronteira, que realiza cursos, oficinas e seminários de audiovisual/cinema em comunidades no estado de Roraima.

Thiago Briglia – Produtor, diretor e fundador da Platô Filmes, atua no segmento cinematográfico amazônico desde 2005. É produtor executivo de longas-metragens e também dirigiu e produziu diversos documentários e curtas de ficção. Thiago coordena a Escola Livre de Cinema e Comunicação da Amazônia (ECCA), é membro da Associação Roraimense de Cinema (ARCINE), do Comitê Pró-Cultura de Roraima e trabalha na criação do sindicato das produtoras de cinema do estado de Roraima.

Yare Perdomo – Licenciada em Meios Audiovisuais pela Universidade de Los Andes (Venezuela), atua em Roraima desde 2016 como realizadora audiovisual, trabalhando com direção, montagem e fotografia, com foco em narrativas documentais e sociais. Foi montadora de Rabiola (2023), vencedor de três prêmios no 4º Festival Olhar do Norte; assistente de direção em Aquí en la Frontera (2023); diretora de fotografia e montadora de O Chocalheiro (2025); e co-diretora de A Pele do Ouro (2025), premiado no 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

A Seda Roraima

Criada com a proposta de incentivar o audiovisual em Roraima, a SEDA nasceu em 2010 e atuou até 2014. Em 2025, retornou as atividades no Estado, promovida pelo Coletivo Canoa Cultural, Circuito Fora do Eixo e Casa Ninja Amazônia, por meio da Lei Paulo Gustavo. Também conta com o apoio da Biosphere Records Audiovisual, INVENTAR – Cinema de Fronteira, Cinema Yanomax e Roraima Garden Shopping.

Entre as novidades está o SEDA PLAY, onde os filmes roraimenses estarão a disposição na plataforma, de forma temporária e disponível para assistir em qualquer parte do mundo.

A 6ª edição da Semana do Audiovisual de Roraima iniciou em setembro de 2025 e passou pelas regiões de Campo Alegre, Serra do Tepequém e Normandia.

Yasmin Guedes

Veja também

Topo