Sicredi e Agroligadas levam educação financeira e rotinas do campo para crianças em escola de Boa Vista

Iniciativa levou conceitos de cooperativismo, sustentabilidade e agro para sala de aula da Maple Bear Roraima. – Fotos: Ascom | Sicredi

O universo do cooperativismo, da produção no campo e da educação financeira foi tema de uma ação educativa realizada na escola Maple Bear, em Boa Vista. A iniciativa foi promovida pelo Sicredi em Roraima em parceria com o Movimento Agroligadas, formado por mulheres que atuam no agronegócio e que tem o objetivo de conectar o campo e a cidade. A proposta buscou despertar, de forma lúdica e didática, a consciência financeira e o valor do trabalho no campo desde cedo.

Durante as atividades, cerca de 150 alunos do 1º ao 4º ano da educação infantil participaram de rodas, experimentações sensoriais com alimentos naturais, contação de histórias e interações com elementos da vida no campo. Tudo isso com o objetivo de mostrar, na prática, de onde vêm os alimentos e como valores como cooperação, respeito à natureza e organização financeira fazem parte desse processo.

Ronieri Lira Alves, gerente de Negócios da cooperativa Sicredi Celeiro MT/RR, destacou que a cooperativa tem a educação como um de seus pilares e que ações como essa ajudam a prevenir problemas futuros.

Ronieri Lira Alves.

“A gente entende que tem que começar desde a criancinha para que, quando ela se torne adulta, não venha a ter problemas financeiros. Temos um projeto chamado ‘Cooperação na Ponta do Lápis’, em que levamos educação financeira para escolas e empresas. E agora estamos aqui na Maple Bear, com o apoio do Movimento Agroligadas, trabalhando isso com as crianças”, explicou Ronieri.

Durante a visita, os estudantes participaram de atividades interativas, ouviram histórias, conheceram alimentos e aprenderam, por meio de gibis da Turma da Mônica — desenvolvidos em parceria com a Mauricio de Sousa Produções —, noções básicas de educação financeira. Camilla Franco, coordenadora do núcleo de Roraima das Agroligadas, explicou que a proposta da atividade é unir o conhecimento do campo com a necessidade crescente de ensinar educação financeira às crianças. O Sicredi é um dos patrocinadores do movimento.

“O Movimento Agroligadas surgiu com o propósito de levar o conhecimento do campo para a cidade. Somos mulheres ligadas ao agro e desenvolvemos projetos em escolas. Hoje estamos apresentando o projeto do boi e o da soja, mostrando os subprodutos desses itens no dia a dia. O Sicredi é nosso patrocinador oficial, e hoje estamos juntos levando esse conhecimento”, afirmou.

A iniciativa também foi bem recebida pela equipe pedagógica da escola. Segundo Mayara Fagundes, coordenadora da Maple Bear, a proposta dialoga com a metodologia adotada pela instituição e reforça temas que já fazem parte da rotina dos alunos.

Mayara Fagundes

“A gente já tem um projeto no 3º ano sobre trocas e troquinhas, que aborda educação financeira. Quando as Agroligadas falaram da parceria com o Sicredi, achamos que fazia total sentido. Eles falam de forma lúdica, o que casa com nossa metodologia. E quanto mais cedo conseguimos trabalhar esses conceitos, melhor para a formação dessas crianças”, ressaltou.

A ação faz parte da agenda do Sicredi para o mês do cooperativismo, celebrado no 1° sábado de julho, e reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua.

O projeto “Cooperação na Ponta do Lápis” do Sicredi leva palestras sobre educação financeira e noções de cooperativismo para diversos ambientes como escolas e setores públicos. Saiba mais aqui.

Sobre o Sicredi  

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.900 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Veja também

Topo