Sindicatos chegam a um acordo para o reajuste salarial dos trabalhadores da construção civil

Medida foi tomada após acordo entre o Sinduscon-RR e o Sintracomo-RR, com intuito de beneficiar os trabalhadores da Construção Civil, bem como o setor em Roraima. – Foto: Divulgação

O Sindicato Patronal e Laboral do setor da Construção Civil do Estado de Roraima finalizou as discussões referentes aos reajustes salariais da categoria 2022/2023. Os aumentos de 11% e 10% foram definidos após acordo entre o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima (Sinduscon-RR) e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção do Estado e do Mobiliário do Estado de Roraima (Sintracomo-RR). O reajuste valerá a partir de 01 de setembro de 2022.

As negociações das cláusulas econômicas foram realizadas em duas reuniões, que se encerraram com o reajuste 11% para a faixa 1 e 10% para as demais categorias da tabela do piso salarial. De acordo com o presidente do Sinduscon-RR, Clerlânio Holanda. “Neste acordo, priorizamos a manutenção dos empregos, com a perspectiva de melhorias para o segmento da Construção Civil, que é um dos principais setores industriais do país, declarou.

Segundo ele, neste ano a negociação contemplava apenas as cláusulas econômicas.

“Ainda estamos vivenciando os reflexos da pandemia e a situação econômica segue desfavorável, tanto para quem contrata, como para os empregados. Mas o setor está se reerguendo e são necessárias medidas de valorização assim como esta”, afirmou.

O acordo entre os sindicatos também contemplou com reajustes a cesta básica, o café da manhã e o almoço. “O aumento representa um leve ganho real, considerando a inflação acumulada nos últimos 12 meses, conclui.

 

Veja também

Topo