A Praia do Caçari, neste domingo, 12, foi a primeira a receber em 2025 uma ação promovida pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN). A iniciativa focou na conscientização de banhistas sobre segurança nessas áreas de lazer, especialmente quanto à ingestão de bebidas alcoólicas.
O trabalho incluiu a distribuição de kits informativos sobre trânsito, orientações sobre estacionamento permitido de veículos, além de testes de bafômetro com alguns banhistas, servindo como demonstração educativa sobre os níveis de álcool no sangue permitidos pela legislação. A proposta é, ao longo dos meses, intensificar a ação nas demais praias e balneários de Boa Vista.
“Esta é uma ação focada na conscientização sobre o consumo de bebidas alcoólicas, que tem sido um fator de risco significativo neste período de férias. Nossa abordagem é puramente educativa, com foco total em orientação”, explicou Ednalva Freitas, superintendente municipal de Trânsito.
Bebidas alcoólicas e direção, NÃO!
O Brasil adota, há alguns anos, a política de tolerância zero para dirigir alcoolizado. Isso significa que, em nenhuma hipótese, se deve dirigir após consumir qualquer quantidade de bebida alcoólica. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) informa que o condutor responderá criminalmente quando o teste apresentar concentração igual ou superior a 0,34 mg/L de álcool no organismo.
Segundo Ney Brito, chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito da SMTRAN, a abordagem aos banhistas, especialmente com os testes do bafômetro, visava demonstrar a seriedade e os riscos que a ingestão de bebidas alcoólicas representa ao se conduzir veículos em via pública.
“Para aqueles que consumiram, explicamos que isso constitui uma infração gravíssima de trânsito, resultando em 7 pontos na carteira, multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano. Podemos dizer que hoje mais de 70% dos sinistros de trânsito que ocorrem na capital envolvem alcoolemia. Não é que o álcool seja o maior causador do crime de trânsito, mas ele potencializa você se envolver em um”, destacou.
O vigilante Alex Moreira foi um dos banhistas que aceitou fazer o “teste do bafômetro” e aprovou a iniciativa da SMTRAN levar essas orientações à população. “É muito importante que todos tenham esse cuidado, consigo e com os outros. Esse tipo de ação, além de orientar, deixam as pessoas mais atentas quanto às leis. E isso é muito bom”, disse.
Davi Mendonça, vendedor, também fez o teste pela primeira vez e destacou que é preciso que todos tenham consciência sobre seus atos, a fim de que todos na praia tenham paz e tranquilidade em seu momento de lazer. “Muita gente vem aqui, estaciona os carros onde não devem ou ficam andando com seus quadricículos, perto das famílias e das crianças. Isso não pode, não. É um perigo” contou.
Denúncias
A prefeitura instalou placas indicando a proibição de veículos trafegarem nas praias. Em caso de desrespeito, a população pode denunciar por meio da Central 156 que todas as providências serão tomadas.