Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein

A coluna é dedicada ao ex-governador de Roraima, Neudo Campos, pela passagem de seu aniversário no domingo, 1º. Na foto, com a sua sobrinha, a querida Júlia Campos. – Foto: Acervo Pessoal

Pioneiros

• As famílias tradicionais de Normandia agora contam com um espaço digno para homenagear seus entes queridos, com a inauguração do Memorial dos Pioneiros.
***
• O local foi totalmente revitalizado com recursos provenientes de emenda individual do deputado Zé Haroldo Cathedral, preserva a memória de 20 pioneiros que estão sepultados no antigo cemitério da cidade.
***
• O deputado atendeu a uma antiga reivindicação dos moradores, que manifestaram preocupação com as condições precárias do cemitério durante suas visitas à região.

Documentário

• A Superintendência de Comunicação da ALE-RR lançou na última sexta-feira, 30, o documentário “Meu Pai Tem Nome”, produção que explora as histórias de famílias para a inserção do nome dos pais nos registros de nascimento e identidade, bem como retrata o trabalho da Defensoria Pública do Estado para agilizar esse processo.
***
• A exibição ocorreu às 13h30 na TV Assembleia (canal 57.3) e no canal do parlamento roraimense no YouTube (@assembleiarr).
***
• Em quase 30 minutos, o documentário mergulha em narrativas de pessoas que buscam o reconhecimento documental paterno, um direito fundamental que impacta diretamente na identidade e dignidade de crianças, adolescentes e até mesmo de adultos. Além disso, a produção audiovisual traz dados sobre a ausência paterna nas certidões de nascimento em Roraima, bem como mostra a realização de famílias com a nova documentação de identidade.

Dados

• A população do Brasil atingiu a marca de 212,5 milhões de habitantes em 2024, segundo dados divulgados pelo IBGE.
***
• O crescimento de 4,68% em relação ao ano anterior representa um aumento expressivo de 9,5 milhões de pessoas em apenas 12 meses. Esse salto demográfico é significativo, especialmente quando comparado ao crescimento mais moderado dos últimos anos.
***
• Os estados mais populosos do país, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, foram os maiores responsáveis por essa expansão, adicionando juntos cerca de 3,4 milhões de pessoas à população nacional. Além disso, regiões menos populosas como Roraima e Rondônia registraram os maiores crescimentos proporcionais, com aumentos superiores a 10%, impulsionados principalmente pela migração para municípios próximos a fronteiras.
***
• Segundo o IBGE, Roraima chegou a 716.793 habitantes.

Línguas indígenas

• O VII Encontro de Professores e Intérpretes de Línguas Indígenas de Roraima será realizado de 16 a 18 de outubro de 2024 na UFRR.]
***
• Voltado para a temática do multilinguismo e das línguas indígenas, o evento já abriu inscrições para os interessados na programação e também em atuar como monitores.
***
• O encontro contará com conferências, mesas-redondas, grupos de trabalho e oficinas sobre políticas linguísticas voltadas para o multilinguismo na Amazônia. Além disso, ofertará minicursos com as seguintes temáticas: Músicas Indígenas no Ensino de Línguas; Introdução ao Roteiro para Histórias Indígenas; Jamaxim Cultural: Literaturas Indígenas com as escolas e comunidades; Planejamento e metodologias para um ensino Multilingue; Línguas Indígenas na internet e uso de ferramentas digitais no ensino de línguas; e Interpretação e Tradução em Línguas Indígena.
***
• Para inscrever-se no evento basta acessar o site.

Circulação

• A Câmara Municipal de Boa Vista promulgou a Lei nº 2.640/2024, de autoria do vereador Manoel Neves, que estabelece novas regras para a circulação de caminhões, bem como as cargas e descargas nas principais vias comerciais da Capital.
***
• A medida visa melhorar o fluxo de trânsito e garantir maior segurança nas áreas mais movimentadas da capital.
***
• Conforme o autor do projeto de lei, a organização e planejamento urbano de Boa Vista, previstas na nova norma, atende ao artigo 24, da Lei Federal nº 9.503/1997, que transfere aos municípios a autoridade para regulamentar o trânsito em vias públicas.

Gastronomia

• Com o tema “Um brinde aos melhores momentos”, a 18ª edição do festival Bar em Bar está com as inscrições abertas – até o dia 20 de setembro.
***
• Os donos de bares de todo o Brasil podem se inscrever no site do evento ou entrar em contato com a Abrasel do seu estado para mais informações.
***
• O evento, que acontecerá de 31 de outubro a 17 de novembro, é uma ótima oportunidade para os empreendedores celebrarem o melhor da comida dos bares, através da criação de petiscos inéditos e deliciosos feitos exclusivamente para o festival. Mais informações no site do evento.

Ar

• A saúde respiratória é uma prioridade, especialmente com o cenário atual no Brasil, onde o aumento das queimadas e a má qualidade do ar têm impactado significativamente a saúde da população. A exposição prolongada a poluentes no ar pode agravar problemas respiratórios como asma, bronquite e outras doenças pulmonares, afetando particularmente crianças, idosos e pessoas com condições crônicas.
***
• Para se proteger, é recomendado evitar atividades físicas ao ar livre, manter os ambientes fechados e utilizar purificadores de ar para melhorar a qualidade do ar interno. A hidratação constante e o uso de máscaras adequadas, quando próximo aos focos, são essenciais para reduzir a inalação de partículas prejudiciais.
***
• Além disso, o Ministério da Saúde destaca a importância de ficar atento aos sintomas respiratórios e buscar orientação médica ao primeiro sinal de problemas, especialmente para grupos de risco, como crianças menores de 5 anos, idosos acima de 60 anos e gestantes.

Quintas-feiras

• A Companhia Ensaio Aberto, reafirmando seu compromisso político de pensar criticamente sobre a arte e a cultura brasileira, realizará o Seminário Perspectivas da Arte Brasileira, por ocasião da reabertura do Armazém da Utopia e da retomada das atividades artísticas da Companhia com a montagem teatral de “O Banquete”, de Mário de Andrade, com direção de Luiz Fernando Lobo.
***
• O seminário internacional será em setembro, às quintas-feiras e terá 04 encontros. O objetivo é refletir sobre as artes de combate com especialistas, numa atividade interdisciplinar, que estreia dia 07 de setembro.
***
• A curadoria é do professor Miguel Jost (PUC-Rio) em parceria com Luiz Fernando Lobo e Tuca Moraes. Para os debates foram convidados nomes de grande relevância, especialistas do cenário acadêmico e cultural, nacional e internacional, como Lilia Schwarcz (ABL/USP), Márcio Tavares (MinC/UNB), Priscila Matsunaga (UFRJ), Sérgio Carvalho (USP), Acauam Oliveira (UFPE), José Miguel Wisnik (USP), Gonzalo Aguilar (Universidade de Buenos Aires) e Pedro Meira (Universidade de Princeton – EUA). Para mais informações: www.armazemdautopia.com.br.

Ainda recebendo mimos e paparicos, a querida amiga Enoi Rodrigues Barros, que completou mais um ano de vida no domingo, 1º. Na foto, com a sua neta Ana Lívia. – Foto: Acervo Pessoal

POR FALAR NISSO…

# Nesta segunda-feira, 2, é Dia do Repórter Fotográfico.

# Estão aniversariando nesta segunda-feira, 2:o presidente da EMHUR Sérgio Pillon, o juiz Euclydes Calil Filho, o vereador de Caroebe Pedro Araújo Sobrinho e o vereador de Rorainópolis Rildo Ferreira da Costa.

# O Governador do Estado de Roraima, Antonio Denarium, exonerou o Presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – FEMARH, Glicério Marcos Fernandes Pereira na última quarta-feira, 28. E nomeou Wagner Severo Nogueira para a presidência da entidade.

# No final da noite de sexta-feira, 30, a representante do Amapá, Josiane Viana, 26, foi coroada em São Paulo como a Miss Brasil Terra 2024. Ela superou outras 24 candidatas que participaram da disputa, valendo vaga para defender o país na 24ª edição do mundial Miss Terra (ou Miss Earth, no original), que deve acontecer em novembro, nas Filipinas.

# A comunidade indígena Nova Esperança, em Pacaraima, bateu o recorde por metro quadrado na última sexta-feira, 30, de pretensos candidatos nas eleições de 2024.

Marcando presenças na Espetaria & Pub Tupã Queem, na Serra do Tepequém, município de Amajari: a querida amiga Emília Fraxe, o artista Edinelson Macuxi, a guia de turismo nacional e sul-americana Madalena Alves, Dianair Amorim e a artesã Alexandra Nogales. – Foto: Acervo Pessoal

VIRALIZAR

• A Banda de Música da UFRR promove uma campanha para obter instrumentos musicais.
***
• O objetivo da ação é permitir ao projeto de extensão (que, atualmente, conta com 30 alunos ativos e 60 pedidos de novas matrículas) atender uma demanda maior de alunos.
***
• A expectativa é que por meio da campanha a banda receba doações de instrumentos como: flautas, clarinetes, saxofones, trompetes, trombones, tubas, baterias e bombardinos. Os equipamentos são necessários para ampliação de ofertas de vagas no projeto. Os interessados que desejam doar instrumentos musicais para o projeto, podem enviar mensagens para o contato WhatsApp (95) 99135-3346.

FLOPAR

• Os meses de agosto e setembro marcam o período de maior reprodução dos escorpiões, fazendo com que o risco de acidentes aumente, especialmente em áreas urbanas.
***
• Com o clima mais seco e as temperaturas elevadas, esses animais buscam abrigo em locais escuros e úmidos dentro das casas, como ralos, entulhos e frestas de portas, colocando em risco a saúde de crianças, adultos e idosos.
***
• De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou mais de 156 mil casos de acidentes com escorpiões em 2023, um aumento expressivo em relação aos anos anteriores.
***
• A maioria dos acidentes com escorpiões é considerada leve, resultando em sintomas como dor imediata, vermelhidão, inchaço e suor, que tendem a desaparecer rapidamente. No entanto, em crianças pequenas, os efeitos podem ser mais graves. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 87% dos casos não exigem a aplicação do soro antiveneno, mas é importante estar sempre atento, já que todos os escorpiões são venenosos e o risco aumenta conforme a quantidade e a toxicidade do veneno.

A aniversariante desta segunda-feira, 2, a promotora de justiça Drª Lucimara Campaner. – Foto: Eduardo Andrade.

Veja também

Topo