Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein 

O Professor Doutor Edileuson Almeida, da UFRR, feliz com o lançamento do livro “Formação em jornalismo: propostas das universidades brasileiras”, no maior evento de Comunicação da América Latina, na quarta-feira, 4, no Campus da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí), em Balneário Camboriú-SC. – Foto: Acervo Pessoal

Lançamento

O livro “Formação em jornalismo: propostas das universidades brasileiras” analisa os modelos deformação superior em jornalismo no Brasil e destaca que as mesmas transitam entre a especialização e a experimentação.
***
• Segundo o autor, o professor Edileuson Almeida da UFRR, o primeiro modelo, que valoriza a formação especializante, é orientado pelo paradigma informacional, com o propósito de instrumentalizar as práticas produtoras de conteúdo a partir de um interesse econômico/comercial.
***
• O segundo modelo, que evidencia a formação experimental, é sustentado pelo paradigma relacional, que mostra outros espaços para o exercício do jornalismo e também propicia ao profissional refletir sobre o papel do jornalismo e as suas contribuições para a vida social.

Lançamento II

• Para a realização do estudo foram analisadas as propostas de ensino de oito universidades localizadas nas cinco regiões do país (Amazonas, Pará, Brasília, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul).
***
• O autor também consultou livros, coletâneas, teses, dissertações e artigos científicos de revistas e de anais de eventos que tratam sobre a formação superior em jornalismo no Brasil. No total a pesquisa analisou cerca de 400 documentos produzidos e publicados entre 2001 e 2013 por professores, pesquisadores e escritores brasileiros.
***
• O resultado foi apresentado em tese de doutoramento no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, sob orientação da professora doutora Ada Cristina Machado Silveira. O estudo agora está disponível no livro Formação em Jornalismo – Propostas das universidades brasileiras.
***
• O lançamento aconteceu na quarta-feira, 4/9, no Campus da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí), em Balneário Camboriú/SC, como parte da programação do 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o maior evento da área na América Latina.
***
• Quem é o autor – Edileuson Almeida é escritor, jornalista, pesquisador e professor universitário. É graduado em Jornalismo (UFRR), mestre em Ciências da Comunicação (USP) e doutor em Comunicação (UFSM).

Mulher no campo

• O governo de Roraima sancionou na segunda-feira, 2, a Lei nº 2.037, que institui a Política Estadual de Valorização da Mulher do Campo.
***
• A política é destinada a estabelecer as diretrizes, as normas gerais e os critérios básicos para fomentar a atividade rural das mulheres, sua inclusão qualificada na atividade agrícola, o desenvolvimento de ações que resultem no respeito a sua capacidade produtiva e suas potencialidades profissionais, bem como a garantia a sua plenitude emocional, física e psíquica.

Situação de Risco

• O governo de Roraima também sancionou na segunda-feira, 2, a Lei nº 2.038, que obriga hotéis, motéis, pousadas e estabelecimentos com função similares a adotar medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco.
***
• O auxílio à mulher será prestado pelo estabelecimento mediante a oferta de um alojamento que assegure sua integridade física, ou meio de transporte ou comunicação à polícia.
***
• Serão utilizados cartazes fixados na entrada do estabelecimento, ou qualquer ambiente do local, informando a disponibilidade do estabelecimento para o auxílio à mulher que se sinta em situação de risco.

Situação de risco II

• Os estabelecimentos previstos nesta Lei deverão promover, anualmente, a capacitação de todos os seus funcionários para que estejam habilitados a identificar e combater o assédio sexual e a cultura do estupro, ou quaisquer outras formas de violência praticados contra a mulher que trabalha ou frequenta tais lugares.
***
• Os estabelecimentos deverão afixar aviso, em local de fácil visualização, com a indicação do funcionário ou funcionária responsável pelo atendimento e proteção à mulher que se sinta em situação de risco.

40 anos

• O Trio Roraimeira composto por Neuber Uchôa, Eliakin Rufino e Zeca Preto fecham com chave de ouro a programação do Mormaço Cultural 2024, no domingo, 8, às 20h, na Sala Roraimeira do Teatro Municipal de Boa Vista.
***
• Na ocasião celebram 40 anos da formação do trio e do movimento Roraimeira, com participações especiais, entre as quais: Leka Denz, Miro Garcia, Tauã Uchôa, Kell Silva, Odara Rufino, Euterpe, Nathana Lindey e Hallison Crystian.

Absurdo

• O Plenário da ALE-RR aprovou, de forma simbólica, na sessão de terça-feira, 3, a Moção de Repúdio protocolada pelo deputado Renato Silva, contra a possível promoção funcional dos policiais militares capitão Helton Jhon Silva de Souza, o tenente-coronel Weslley Fernando Almeida dos Santos e o major Jefferson Gomes da Silva, suspeitos de cometerem homicídio, agressão e racismo.
***
• O autor do documento disse que busca uma medida judicial para proibir que não aconteça o que chamou de “absurdo”.
***
• O deputado Armando Neto relembrou que, como fiscais das leis, os parlamentares devem desempenhar seu papel, e se colocou à disposição do colega para juntos levarem o caso à Justiça.

Chocante

• Um homem de 71 anos está sendo julgado na França acusado de drogar sua esposa e convidar dezenas de estranhos para estuprá-la em sua casa durante quase uma década, em um caso que chocou o país.
***
• O marido, Dominique Pelicot, ofereceu sexo com sua esposa em um site e filmou o abuso, segundo a promotoria.
***
• Cinquenta outros homens acusados de estuprar sua esposa quando ela ficou inconsciente por causa das drogas também estão sendo julgados. Cada um deles pode pegar até 20 anos de prisão se for considerado culpado.

O Trio Roraimeira composto por Zeca Preto, Eliakin Rufino e Neuber Uchôa dividem click com a cantora Euterpe.- Foto: Acervo Pessoal

POR FALAR NISSO…

# Nesta quinta-feira, 5, é Dia Internacional da Caridade, Dia da Amazônia, Dia Oficial da Farmácia, Dia da Raça Brasileira e Dia Internacional da Mulher Indígena.

# Estão aniversariando nesta quinta-feira, 5: Mileide Lima Sobral, a secretária municipal de Convênios de Boa Vista Cremildes Duarte Ramos e Márcia Damasceno Carageorge.

# Na sexta-feira, 6, quem comemora idade nova é Álvaro Duarte. E no sábado, 7, apagam velinhas do bolo de aniversário: Cynthia Noleto, o ex-juiz do TRE-RR Dr. Francisco de Assis Guimarães e Neti Costa.

# A ONU denunciou na terça-feira, 3, o aumento das violações dos direitos humanos na Nicarágua, pedindo ao regime do Presidente nicaraguense, Daniel Ortega, “uma mudança urgente de rumo”, incluindo a libertação imediata de todos os presos políticos.

# A empresária, advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra foi presa em uma operação da Polícia Civil de Pernambuco contra uma organização criminosa voltada à prática de lavagem de dinheiro e jogos ilegais. A prisão aconteceu na manhã de quarta-feira, 4, no Recife.

# Um dos pratos japoneses mais apreciados no Brasil, o yakissoba será servido neste sábado, 7, pela Associação Nipobrasileira de Roraima, com retirada a partir das 11h. As reservas podem ser feitas por meio do WhatsApp95 99175-7573 e as vendas serão revertidas à manutenção dos projetos socioculturais da instituição. Além disso, os valores arrecadados com o yakisoba também servirão de investimento para a realização da 10 ª Semana da Cultura Japonesa.

A coluna é dedicada a aniversariante do próximo sábado, 7, a roraimense Miriam Coelho dos Santos. Na foto, com as suas irmãs Ana Regina Coelho dos Santos e Maria das Dores dos Santos Pereira, a Dora. – Foto: Acervo Pessoal

VIRALIZAR

• O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu no dia 21 de agosto de 2024, que as concessionárias de rodovias devem responder por acidentes causados por animais domésticos na pista.
***
• Com a decisão, as empresas podem ser condenadas a pagar indenização por danos morais e materiais aos motoristas.
***
• A decisão foi tomada por unanimidade pela Corte Especial do STJ. O colegiado é composto pelos 15 ministros mais antigos do tribunal. Ficou definido que, mesmo se comprovarem que cumpriram os padrões mínimos de segurança previstos no contrato de concessão, as concessionárias podem ser responsabilizadas pelos acidentes.
***
• Outro ponto acordado pelos ministros é que a responsabilização das concessionárias ocorre independente da identificação do dono do animal, que pode responder solidariamente na ação.A regra vale apenas para acidentes causados por animais domésticos, o que compreende os de grande porte, como cavalos e vacas, mas não se aplica a incidentes envolvendo animais silvestres, como onças, macacos e antas.

FLOPAR

• Uma jovem, identificada como Gabriela da Silva Pereira, foi morta a tiros na última segunda-feira, 2, na cidade de Cáceres (MT).
***
• Gabriela, de 16 anos, havia criticado a qualidade da maconha comercializada por uma facção criminosa em uma transmissão ao vivo nas redes sociais.
***
• Horas depois da live, ela foi torturada e assassinada. Até o momento, dois suspeitos, de 20 e 24 anos, foram detidos. O delegado Marlon Nogueira, da Polícia Civil de Mato Grosso, explicou que a crítica feita por Gabriela à maconha da facção foi interpretada como uma forma de propaganda para um grupo rival, o que teria motivado o crime. A jovem também era conhecida por publicar vídeos com símbolos de uma organização criminosa oposta àquela que a matou.

Quem comemora idade nova no sábado, 7, é o professor Élcio Alvares, a quem desejamos tudo de bom. – Foto: Acervo pessoal

Veja também

Topo