
E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Pesquisa
• O Laboratório Avançado de Pesquisas e Experimentos em Jornalismo na Amazônia- LAPEJ, da UFRR, está cadastrado na base de dados do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação (MCTI).
***
• A Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE), do MCTI, promove a colaboração, otimiza o uso de recursos públicos, evita a duplicação de esforços e apoia a tomada de decisões sobre investimentos em ciência e tecnologia.
***
• Em Roraima já são 14 laboratórios registrados na base do PNIPE, do Ministério de Ciências e Tecnologia, sendo oito deles funcionando na UFRR.
Pesquisa II
• Entre os objetivos da PNIPE, estão: mapear a infraestrutura, facilitar o acesso às informações, as condições de uso e as possibilidades de colaboração, além de fomentar o uso compartilhado e otimizar recursos, subsidiando a formulação de políticas públicas.
***
• O cadastro traz como vantagens a visibilidade e acesso a recursos, facilita a criação de parcerias e colaborações e o fortalecimento da pesquisa.
***
• O LAPEJ é um espaço para o desenvolvimento de atividades de ensino para discentes e docentes de graduação (Jornalismo) e de pós-graduação da UFRR, com foco na pesquisa e também a proposição de novas estratégias de comunicação com a criação de conteúdos sobre temáticas do cotidiano da Amazônia, para estreitar as relações da UFRR com a sociedade em geral.
Especialização
• A Uerr lançou edital para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação, nível Mestrado Acadêmico. O curso é recomendado pela Capes e ofertará 18 vagas para ingresso no semestre 2026.1.
***
• As inscrições estarão abertas de 15 a 30 de outubro e devem ser realizadas exclusivamente no site da Comissão Permanente de Concurso e Vestibular da Uerr (CPCV), cpc.uerr.edu.br. O valor da inscrição é de R$ 100,00, com possibilidade de solicitação de isenção entre os dias 15 e 20 de outubro.
***
• O mestrado é voltado a candidatos com diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, interessados em aprofundar estudos e pesquisas na área da Educação. Mais informações podem ser consultadas no edital completo, disponível no portal da Uerr.
Sustentabilidade
• Com o tema “Biofuturo: empreendendo com sustentabilidade na Amazônia”, o IFRR realiza, de 13 a 17 de outubro, a 8ª Semana de Empreendedorismo e Inovação (Semei).
***
• As atividades ocorrerão nos Campi Amajari, Boa Vista, Boa Vista Zona Oeste, Bonfim e Novo Paraíso.
***
• A programação inclui palestras, oficinas, mesas-redondas, mostras, apresentações de projetos e muito mais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Sistema Unificado de Administração Pública, em links específicos das unidades. Os participantes terão direito a certificado nas atividades em que houver presença registrada. O público poderá acompanhar presencialmente ou pelo canal do IFRR no YouTube. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

POR FALAR NISSO…
# Nesta segunda-feira, 13, é Dia do Maquiador, Dia Internacional para a Redução de Desastres Naturais, Dia do Fisioterapeuta e Dia do Terapeuta Ocupacional.
# Nesta segunda-feira, 13, comemoram aniversário: Dr. Juraci Ribeiro da Rocha, o juiz Parima Dias Veras, o Chefe da Casa Civil Francisco Flamarion Portela e Ronaldo Carvalho Sousa.
# As inscrições da 6ª Corrida e a 2ª Corrida Kids da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) vão até 31 de outubro, no site da Ticket Sports. A competição acontece no dia 9 de novembro, em Boa Vista, com largada no Estádio Flamarion Vasconcelos, Canarinho.
# Onze empreendedores do setor de moda de Roraima estão prontos para uma experiência transformadora: participar da 60ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), de 13 a 19 de outubro, em uma missão técnica organizada pelo Sebrae Roraima. A iniciativa integra o projeto Conecta a Moda e levará os empresários a uma edição histórica, que marca os 30 anos do maior evento de moda da América Latina.
# A partir do final de 2026, será implementado o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS). Nesse caso, brasileiros e demais viajantes de fora do bloco Schengen deverão preencher um cadastro online, fornecer dados pessoais e pagar uma taxa de 20 euros (cerca de R$ 125).

VIRALIZAR
• A vacina contra o HPV reduziu 58% dos casos de câncer de colo de útero e 63% de casos de lesões pré-cancerosas graves. Os dados são de um estudo da Fiocruz, realizado a partir de dados do SUS, entre 2019 e 2023.
***
• O estudo sobre a vacina foi consistente mesmo antes dos 25 anos, idade indicada para o rastreamento. Os resultados demonstram ainda o potencial do imunizante como uma das estratégias mais eficazes de saúde pública para salvar vidas e reduzir desigualdades no acesso à saúde. No entanto, apesar de a pesquisa mostrar bons resultados da imunização contra o HPV; no Brasil, ainda é baixa a adesão da população em campanhas de vacinação.
***
• A vacina contra HPV é oferecida gratuitamente pelo SUS e pode ser encontrada em qualquer Unidades Básicas de Saúde. Entre os grupos que devem receber a vacina estão: meninas e meninos de 9 a 14 anos; mulheres e homens que vivem com HIV; transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos; e vítimas de abuso sexual. De acordo com novas diretrizes, também devem tomar a vacina adolescentes de 15 a 19 anos.
FLOPAR
• O deputado federal Rafael Simões (União Brasil) foi condenado a dois anos e oito meses de prisão por desvio de medicamentos e insumos para uso nos bois de sua fazenda. Os materiais foram desviados do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre, no sul de Minas. A medicação desviada tinha venda proibida e deveria ser usada exclusivamente em pacientes da instituição.
***
• Ex-prefeito de Pouso Alegre, Simões já tinha sido condenado pelo mesmo motivo, em 2021, a dez anos de prisão, pena reduzida no julgamento em segunda instância, realizado no último dia 30 pela Justiça Federal, que confirmou a condenação.
***
• As irregularidades teriam ocorrido no período em que Simões foi presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí – FUVS, entre 2013 e 2016, instituição mantenedora do Hospital Samuel Libânio. Ainda cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça – STJ e ao Supremo Tribunal Federal (STF).




