E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein
Migração
• O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Educação e Desporto e em parceria com o Unicef, anuncia o I Seminário Estadual de Práticas Pedagógicas no Contexto da Educação Migratória, a ser realizado no auditório da UERR e sob a responsabilidade do Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima. A iniciativa também conta com o apoio da Organização dos Professores Indígenas de Roraima e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Roraima.
***
• O evento tem como foco os desafios da alfabetização e do letramento na recomposição da aprendizagem para alunos imigrantes matriculados nas redes de ensino de Roraima.
***
• O evento ocorrerá nos dias 19 e 20 de setembro, é destinado a professores da rede estadual e municipal, gestores, coordenadores, orientadores educacionais e outros profissionais da área de educação, incluindo representantes de organizações não-governamentais e lideranças indígenas. As inscrições estão abertas até o dia 18 de setembro e podem ser realizadas por meio deste link.
Octogenária
• A modelo sênior Choi Soon-hwa, de 80 anos, estabeleceu um novo recorde ao se tornar a candidata mais velha da história a disputar o concurso de Miss Coreia do Sul no final de setembro, junto a outras 31 concorrentes.
***
• Choi Soon-hwa nasceu durante a Segunda Guerra Mundial e viveu a Guerra da Coreia aos 6 anos. Trabalhou como auxiliar de enfermagem na juventude, mas sempre manteve o sonho de ser modelo. Atualmente, ela continua ativa na profissão em seu país.
***
• Em uma declaração à imprensa local, Choi revelou que decidiu participar do Miss Universo após a organização anunciar a remoção dos limites de idade para as candidatas. Choi Soon-hwa superou a modelo argentina Alejandra Rodríguez, de 60 anos, que em maio deste ano disputou o título nacional de Miss Universo Argentina, mas ficou no Top 15. Caso Choi vença, a Coreia do Sul se tornará o primeiro país a classificar uma candidata com 80 anos para disputar o Miss Universo.
Prostituição
• Segundo o Münstersche Zeitung mulheres ucranianas cada vez mais se prostituem na Alemanha.
***
• A situação dos refugiados de guerra ucranianos é frequentemente explorada descaradamente: isto é demonstrado pelo número crescente de prostitutas ucranianas.
***
• Tem uma espécie de lista de verificação para potenciais vítimas de tráfico de seres humanos para exploração sexual ou prostituição forçada. Dá uma ideia de como pode ser a situação das prostitutas forçadas: que as pessoas afetadas podem ter tido a sua identificação ou documento de residência confiscado; que foram obrigados a entregar o dinheiro que ganharam “para saldar dívidas ou despesas de viagem, por exemplo” ou que foram informados de que nem a polícia nem outras instituições os poderiam ajudar. Cada item da lista também está traduzido para o ucraniano.
***
• Antes de 24 de fevereiro de 2022, trabalhavam predominantemente romenas e búlgaras, a maioria dos quais foram agora substituídas por ucranianas.
Paralímpico
• No sábado vindouro, 21, a Uerr realiza em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro e o Governo do Estado de Roraima, a 7ª edição do Festival Paralímpico.
***
• O evento de incentivo ao paradesporto ocorrerá simultaneamente em 120 localidades espalhadas pelos 27 estados do país.
***
• A edição terá como sede o Ginásio Hélio Campos, em Boa Vista. As atividades terão início às 8h, nas modalidades: Basquete em Cadeira de Rodas, Bocha Paralímpica e Tiro com Arco.
Paralímpico II
• As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia do evento por meio deste link.
***
• O objetivo do Festival é proporcionar gratuitamente, modalidades paralímpicas de forma lúdica e recreativa.
***
• Para obter mais informações, os pais ou responsáveis podem entrar em contato pelo Instagram do Centro Paralímpico (@centriparalimpicorr) ou pelo número de Whatsapp: (95) 98120-2329.
Denúncia
• Um relatório publicado na terça-feira, 17, pela Missão Internacional Independente de Apuração de Fatos da ONU sobre a Venezuela denunciou um plano sistemático do regime de Nicolás Maduro para perseguir a oposição política.
***
• Segundo o documento, a ditadura chavista – que continua no poder após as eleições denunciadas por fraude – “intensificou dramaticamente seus esforços para esmagar toda a oposição pacífica ao seu mandato, mergulhando a nação em uma das mais graves crises de direitos humanos da história recente”.
***
• A equipe da ONU analisou a situação do país entre setembro de 2023 e agosto de 2024. Nesse período, foram identificadas “diversas violações, incluindo crimes contra a humanidade, devido à perseguição por motivações políticas”.
Denúncia II
• Segundo os investigadores, os casos de violência contra a oposição estão longe de serem atos isolados por parte do regime chavista, mas integram “um plano contínuo e coordenado para silenciar, desencorajar e reprimir a oposição” no país, onde Nicolás Maduro segue no poder há onze anos, desde a morte de Hugo Chávez.
***
• Os investigadores também confirmaram que, depois das eleições presidenciais de 28 de julho, nas quais Maduro foi declarado vencedor pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) com 51,9% dos votos, apesar das denúncias de fraude eleitoral, houve um “novo marco na deterioração do Estado de direito” na Venezuela.
***
• Somente em julho, a missão registrou mais de 120 pessoas detidas no período de campanha da oposição. Com o resultado oficial divulgado pelo CNE, a população foi às ruas em protestos massivos que, segundo dados das próprias autoridades, terminaram com mais 2 mil pessoas presas, entre elas menores de idades, que foram acusados pelo regime de propagarem “terrorismo e ódio”.
POR FALAR NISSO…
# Nesta quarta-feira, 18, é Dia dos Símbolos Nacionais, Dia Nacional da Televisão e Dia do Início da Semana Nacional de Trânsito.
# A Tupperware, fabricante de utensílios domésticos, está à beira da falência e pode formalizar o pedido ainda nesta semana, segundo informações da Bloomberg divulgadas nesta segunda-feira, 16. A empresa, fundada em 1946, enfrenta uma crise financeira atribuída às mudanças no comportamento dos consumidores.
# O talentoso artista Pedro Macuxi está com oferta exclusiva em sua obra até domingo, 22. Mais informações (95) 99134-2311. Vale conferir!
# A Secretaria de Educação e Desporto de Roraima publicou a alteração do edital nº 164/2024, referente ao 30º Festival de Bandas e Fanfarras das Unidades de Ensino da Rede Pública Estadual. A alteração principal foi a prorrogação das inscrições, que agora vão até o dia 23 de setembro.
# A 1ª etapa da edição 2024 dos Jogos de Integração dos Servidores do IFRR iniciou nesta quarta-feira, 18, a partir das 8h, com competições de vôlei de quadra e queimada no Campus Boa Vista. O local será palco da abertura do evento, que deve ocorrer a partir das 9h30, com a presença das delegações dos cinco campi e da Reitoria. Essa 1ª etapa termina dia 20 de setembro.
VIRALIZAR
• Incentivos governamentais foram fundamentais para transição. Pela primeira vez, um país conseguiu ampliar a sua frota de carros elétricos a ponto de torná-la maior do que a de modelos movidos a gasolina.
***
• Dos 2,8 milhões de veículos particulares registrados na Noruega, 754.303 são totalmente elétricos, em comparação com 753.905 que funcionam a gasolina, segundo dados da Federação Rodoviária Norueguesa divulgados na terça-feira, 17.
***
• Em agosto, os veículos totalmente elétricos representaram um recorde de 94,3% dos registros de carros novos no país escandinavo. Os modelos a diesel continuam sendo maioria – são pouco menos de um milhão -, mas suas vendas estão despencando, afirma a federação rodoviária.
FLOPAR
• Durante o debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo, no último domingo, 15, José Luiz Datena (PSDB) agrediu Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeirada. O incidente fez com que a TV Cultura, organizadora, interrompesse temporariamente o debate.
***
• Provocações de Marçal a Datena antecederam a agressão. O candidato do PRTB citou uma denúncia de assédio sexual contra Datena e o questionou quando acabaria com a “palhaçada”, em uma referência sobre uma possível desistência do opositor a concorrer ao cargo. Datena rebateu, chamando de “ofensas e calúnias” os ataques de Marçal, e chamando-o de “bandidinho”.
***
• Imagens da TV Cultura mostram então Datena se aproximando de Pablo Marçal e agredindo-o uma cadeira. Na sequência, o mediador do debate interrompeu o programa.
***
• A que nível chegaram os debates para o cargo de prefeito de São Paulo. Baixaria pura.