Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Em pose para a posteridade, o registro da roraimense Marcela Nabuco Lima, de tradicional família, na comemoração dos seus 15 anos, no último sábado, 25. – Foto: Acervo Pessoal

Seleção

• A UFRR publicou o edital do processo seletivo simplificado para a contratação de dez profissionais da educação, sob regime da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, para atuação no Projeto de Educação de Jovens e Adultos – EJA, na Terra Indígena Yanomami.
***
• A ação visa promover a Educação de Jovens e Adultos entre o povo Yanomami/Sanöma, nas calhas dos rios Uraricoera e Auaris, fortalecendo os saberes tradicionais e os modos próprios de aprendizagem dos povos indígenas.
***
• São nove vagas para profissionais da educação com licenciatura nas seguintes áreas: Língua Portuguesa (duas vagas); Educação Física (uma vaga); Arte – Artes Visuais, Dança, Música, Teatro ou Licenciatura Intercultural (uma vaga); História (uma vaga); Geografia (uma vaga); Ciências – Ciências Biológicas, Ciências da Natureza ou Educação do Campo (uma vaga); Matemática (uma vaga); Pedagogia (duas vagas).As inscrições serão de hoje, 27 de outubro a 5 de novembro, exclusivamente de forma on-line, por meio de formulário eletrônico. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: [email protected].

Reconhecimento

• Em alusão ao Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, celebrado no dia 13 de outubro, a Assembleia Legislativa de Roraima – ALERR entregou a Comenda Orgulho de Roraima a 34 profissionais das áreas que atuam no estado, em solenidade especial realizada na manhã da última quinta-feira, 23, no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.
***
• O evento contou com a apresentação musical da violinista Raiany Said e com discursos de personalidades que atuam na educação, além da deputada Angela Águida Portella, autora dos Decretos Legislativos, que estabeleceram as homenagens.
***
• A parlamentar destacou a importância dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para a saúde do estado, com destaque para o Centro de Acolhimento ao Autista – Teamarr, da ALERR, que acompanha crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista – TEA.

Dignidade

• O IFRR, por meio da Reitoria e de campi da instituição, é parceiro do projeto social Armário Social: Resgatando Dignidade, campanha desenvolvida pelo Escritório Social de Roraima em cooperação com o Tribunal de Justiça de Roraima – TJRR. A iniciativa promove a arrecadação de roupas, calçados, livros e brinquedos em bom estado de conservação para pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares.
***
• Por meio do gesto simples da doação, o projeto tem como propósito ser uma ação humanitária contínua de promoção do resgate da dignidade e da autoestima. As peças arrecadadas são entregues a pessoas em processo de reinserção social, algumas delas em situação de vulnerabilidade e com vínculos familiares fragilizados.
***
• Os pontos de coleta no IFRR estão instalados nas seguintes unidades:Campus Boa Vista – CBV, Campus Boa Vista Zona Oeste –CBVZO, Campus Bonfim – CAB e Reitoria. Além do IFRR, outros órgãos são parceiros e também contam com pontos de coleta articulados. São eles: Ministério Público, Assembleia Legislativa, Fórum Criminal, Defensoria Pública do Estado, Companhia de Águas e Esgotos de Roraima – Caer, Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania – Sejuc, Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social – Setrabes e Escola do Legislativo. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Combate

• O enfrentamento à violência e à criminalidade é uma das prioridades apontadas pela população, em pesquisas de opinião pública. Como forma de dar uma resposta à essa realidade, o Ministério de Justiça e Segurança Pública lançou na última quarta-feira, 22, em Brasília, o Programa Município Mais Seguro.
***
• A inciativa vai investir R$ 170 milhões em capacitação e compra de equipamentos para as guardas municipais, como armas não letais e itens de segurança.
***
• Os recursos serão divididos no programa em três frentes: a primeira é o Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força, para envio de armas e material de segurança; a segunda é o Projeto Nacional de Polícia Comunitária, que abrirá editais para a qualificação dos agentes de segurança municipais e guarda civil municipal e, por fim, o investimento na criação do Sistema Único de Segurança Pública – Susp, que vai oferecer atendimento psicológico online a agentes de segurança.

Quem comemora aniversário nesta segunda-feira, 27, é o corretor de imóveis Xavier Júnior, a quem dedicamos a coluna. – Foto: Acervo Pessoal

POR FALAR NISSO…

# Nesta segunda-feira, 27/10, é Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual.

# Comemora idade nova nesta segunda-feira, 27, Raimundo Nonato Saldanha. Xavier Júnior.

# A Forbes revelou os melhores do setor de viagens: a Emirates Airlines foi eleita a melhor companhia aérea internacional pelo segundo ano, destacando-se por luxo e serviço. O Aeroporto Changi, em Cingapura, reconhecido por suas atrações únicas, foi considerado o melhor aeroporto internacional.

# Na última quinta-feira, 23, o rei Charles III tornou-se o primeiro monarca britânico a rezar publicamente ao lado de um papa em cerca de 500 anos. O evento histórico ocorreu na Capela Sistina, no Vaticano, com o rei Charles, a rainha Camilla e o papa Leão XIV.

# O site da revista Billboard divulgou uma lista com as 25 maiores músicas do Halloween. Uma escolha em especial deu o que falar entre os internautas: a posição do clássico “Thriller”, de Michael Jackson. A Billboard classificou a gravação de 1982 apenas no 22º lugar, o que causou revolta não apenas entre os admiradores de Michael, mas nos fãs de música em geral. As três primeiras posições foram ocupadas pelas seguintes músicas: em primeiro lugar ficou “Monster Mash”, do cantor Bobby Pickett, uma gravação de 1962. Em segundo lugar, outro clássico de Halloween bastante conhecido pelo público em geral: “Ghostbusters”, de Ray Parker Jr., de 1984. E no terceiro lugar ficou “Frankenstein”, de Edgar Winter, lançada em 1972. As informações são do site Vagalume.

# A UFRR recebe entre os dias 26 a 29 de outubro o 18º Simpósio de Geologia da Amazônia. A ação ocorre no Centro Amazônico de Fronteiras, discutindo temas centrais para a nova matriz de desenvolvimento econômico do estado. Também a importância das terras raras e as pesquisas sobre transição energética estarão no centro das discussões científicas, divididas em grupos de trabalho, apresentação de banners, palestras, exposições e atrações culturais. O Simpósio é organizado pela Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Norte, em parceria com os professores e pesquisadores das Geociências da instituição.

O fisioterapeuta André Faria Russo encerrou o evento da entrega da Comenda Orgulho de Roraima, com um dos discursos mais marcantes na última quinta-feira, 23, na ALERR. – Foto: Jader Souza

VIRALIZAR

• A deputada federal Helena Lima apresentou o Projeto de Lei nº 5.330/2025, para incluir no Código Penal uma nova circunstância agravante: o crime contra turista, seja ele brasileiro ou estrangeiro.
***
• Na prática, a proposta aumenta a punição de quem ataca, engana ou agride uma pessoa identificada como turista, reconhecendo que esse público está vulnerável por estar fora do seu ambiente habitual.
***
• O projeto destaca que crimes contra turistas geram forte repercussão negativa, que pode afastar visitantes, reduzir empregos e prejudicar quem trabalha com turismo. O projeto segue agora para análise nas comissões temáticas da Câmara dos Deputados.

FLOPAR

• Oito organizações e redes dos movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na última quarta-feira, 22, com uma ação na Justiça Federal do Pará contra o Ibama, a Petrobras e a União, pedindo anulação do licenciamento do Bloco FZA-M-59, que permitiu à Petrobras iniciar a perfuração de petróleo na bacia sedimentar da Foz do Amazonas.
***
• O Ibama concedeu a licença de operação à empresa no último dia 20, após quatro anos de pressão da Petrobras e do Ministério de Minas e Energia, contrariando pareceres técnicos do próprio instituto e recomendações do Ministério Público Federal. A Petrobras informou que a perfuração começou imediatamente após a emissão da licença.
***
• Na ação, protocolada na 9ª Vara da cidade de Belém, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, a Comissão Nacional para o Fortalecimento das Reservas Extrativistas e dos Povos Extrativistas Costeiros e Marinhos, o Greenpeace Brasil, o Instituto Arayara, o Observatório do Clima e o WWF-Brasil também pedem liminar suspendendo imediatamente as atividades de perfuração, sob risco de danos irreversíveis ao meio ambiente.

O aniversariante da última sexta-feira, 24, o artista roraimense Almir Mesquita. Na foto, dividindo clic com Nereu Cearense, gerente da Frutaria Rio Branco, mais conhecida como “Loirinho”, em Boa Vista. – Foto: Acervo Pessoal

Veja também

Topo