
E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Tribos de Roraima
• O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE divulgou na última sexta-feira, 24, os resultados do Censo Demográfico 2022 – Etnias e Línguas Indígenas, que atualizam o retrato da diversidade étnica e linguística da população indígena no país.
***
• Roraima apresentou o maior crescimento percentual do Brasil no número de etnias indígenas declaradas entre os Censos de 2010 e 2022. O estado passou de 62 etnias em 2010 para 117 em 2022, o que representa um aumento de 88,7% no período.
***
• As três etnias indígenas mais numerosas do Brasil são: Tikúna, com 74.061 pessoas; Kokama, com 64.327 pessoas e Makuxí, com 53.446 pessoas.
Tribos de Roraima II
• Desse total, 52.204 Makuxi vivem em Roraima, o que corresponde a 97,7% de toda a população Makuxi do país — evidenciando a importância do estado como o principal território desse povo no Brasil.
***
• Entre os Makuxi:68,31% residem em Terras Indígenas; 25,17% vivem fora das Terras, em áreas urbanas e 6,52% vivem fora das Terras, em áreas rurais.
***
• Entre os povos Yanomami/Yanomán, os maiores contingentes estão no Amazonas (11.208 pessoas) e em Roraima (10.695).A etnia Yanomami apresenta o maior percentual de pessoas residindo em Terras Indígenas, com 94,34% de sua população nessa condição.
Tribos de Roraima III
• Em Roraima, o total de línguas indígenas declaradas por pessoas de 5 anos ou mais de idade foi de 62 línguas, evidenciando a grande diversidade linguística do estado.
***
• Na análise por município, o destaque vai para Pacaraima, que é o terceiro do país com maior número de línguas indígenas faladas ou utilizadas por pessoas residentes em Terras Indígenas, com 20 línguas. No Brasil, foram identificadas 295 línguas indígenas faladas.
***
• Em 2022, do total de 117 etnias registradas em Roraima, 55 estavam localizadas dentro de Terras Indígenas, reforçando a forte presença de povos tradicionais em territórios oficialmente reconhecidos no estado.
Exemplo
• O Peru poderá se tornar o próximo país latino-americano a eliminar seus zoológicos públicos.
***
• Um projeto de lei apresentado no Congresso peruano propõe fechar todos esses espaços em um prazo máximo de dez anos.
***
• Se a lei for aprovada, os animais atualmente presentes nos zoológicos seriam transferidos para centros de resgate especializados. A iniciativa foi apresentada em 21 de outubro pelo congressista Guido Bellido, e é apoiada por outros seis legisladores.
Reconhecimento
• A artista plástica Alícia Bianca Fernandes Silva, acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRR, é a mais jovem roraimense a ser agraciada com a comenda honorífica Medalha Pena de Ouro na categoria Criação Cultural e Artística, concedida pela Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia – Alaca.
***
• A premiação ocorreu na noite da última segunda-feira, 27, no Hotel Da Vinci, em Manaus (AM).
***
• Essa premiação é conferida no âmbito das atividades da Academia de Literatura Arte e Cultura da Amazônia. Para conceder a Medalha, a comissão julga o mérito da produção publicada, a originalidade, a contribuição para o conhecimento e a representatividade cultural ou regional. a Medalha Pena de Ouro foi instituída com a finalidade de homenagear autores, pesquisadores, artistas e intelectuais que tenham obras ou produções de relevante valor cultural, literário, científico ou artístico voltadas à valorização da Amazônia.

POR FALAR NISSO…
# Nesta quinta-feira, 30, é Dia do Balconista, Dia do Comerciário e Dia do Fisiculturista.
# Estão aniversariando nesta quinta-feira, 30: Linoberg Barbosa de Almeida, a delegada Drª Eliane Gonçalves e Joelson Silva da Costa.
# Os cemitérios de Boa Vista estão se preparando para receber os visitantes neste domingo, 2 de novembro, quando a Igreja Católica celebra o Dia dos Fiéis Defuntos, mais conhecido como Dia de Finados. A data é marcada por momentos de oração, saudade e homenagens aos entes queridos que já partiram. O Vigário Geral da Diocese de Roraima, padre Josimar Lobo, destacou que o Dia de Finados é um tempo de memória e esperança. Os cemitérios Municipal Nossa Senhora da Conceição e Campo da Saudade terão horários estendidos e missas ao longo do dia. O acesso será aberto a todos, inclusive para quem não professa a fé católica, mas deseja prestar homenagens.

VIRALIZAR
• O 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo – PSJ, será entregue no dia 4 de dezembro, já tem os finalistas nacionais. A cerimônia de premiação nacional do PSJ será realizada em Brasília. Durante o evento, serão revelados os vencedores de cada categoria e do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, escolhido entre os primeiros lugares das categorias de Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo.
***
• Em Roraima, Luan Guilherme Correia, vencedor da categoria ‘jornalismo em texto’, avança para a etapa nacional com a reportagem “Refugiado venezuelano transforma pedras em sustento, cria coletivo amazônico e quer levar o artesanato de RR à COP-30”.Após as etapas de seleção estadual e regional, foram escolhidos os trabalhos de representantes de 16 estados: Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.
***
• Além do troféu, os vencedores nacionais receberão notebooks e celulares de última geração, como forma de reconhecimento e incentivo à produção jornalística de qualidade sobre o empreendedorismo brasileiro.
FLOPAR
• Ativistas que acompanharam a retirada de mais de 60 corpos de uma área de mata no Complexo do Penha, um dia após a maior operação policial realizada no Rio de Janeiro nos últimos 15 anos, classificam o evento como uma “chacina” e um “massacre” promovidos por forças de segurança. O presidente da organização não governamental Rio de Paz, Antônio Carlos Costa, também acompanhou a retirada dos corpos nesta manhã e pediu responsabilização do governador do estado, Cláudio Castro, pela tragédia. Ele lembrou, entretanto, que esse episódio se assemelha a muitos outros já ocorridos no estado.
***
• O empreendedor Raull Santiago, nascido no Morro do Alemão, foi um dos primeiros a noticiar o encontro dos corpos. Ele usou transmissões ao vivo pelas suas redes sociais.
***
• Na terça-feira, 28, dia da operação, 64 mortos foram confirmados, incluindo quatro policiais. No entanto, pelo menos outros 70 corpos foram retirados por moradores de áreas de mata. Se não houver duplicidade nos números e se todos os corpos encontrados realmente tiverem sido vítimas da operação, o número de mortos pode passar de 130.




