
E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Save the date
• Será realizado de 25 a 28 de fevereiro de 2026, o VI Congresso Internacional Mundos Indígenas (VI Coimi – Abya Yala): Histórias, Territorialidades e Saberes Indígenas na Universidade do Estado da Bahia – Uneb, em Salvador (BA).
***
• O evento pretende ampliar os diálogos entre os investigadores indígenas e não indígenas, construir outros caminhos epistemológicos, históricos, linguísticos, políticos, de coloniais e interdisciplinares sobre histórias, territorialidades, saberes indígenas, perspectivas para o bem-viver, bem como ampliar o escopo da rede que vem sendo construída pelo Coimi, no âmbito do Seminário Permanente Mundos Indígenas – Abya Yala (Sepmiai), com a integração de universidades e pesquisadores de países da América e da Europa que têm pesquisas, projetos de extensão e práticas curriculares no Ensino Básico e no Ensino Superior sobre as questões indígenas.
***
• A história indígena, frequentemente marcada por processos de despovoamentos, lutas/agências pela sobrevivência a partir do século XVI, está intrinsecamente ligada à importância de suas territorialidades e ao valor de seus saberes ancestrais para a valorização da natureza, da cultura, das línguas/linguagens e das suas etnicidades. No ato da inscrição o(s) autor(es) deve(m) indicar o Simpósio Temático no qual irá(ão) apresentar o trabalho e indicar a modalidade: Comunicação Oral ou Pôster/Graduação. As inscrições devem ser realizadas através do formulário de inscrição, o qual pode ser acessado através deste link.
Participação COP30
• O IFRR está presente na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP30, realizada em Belém (PA).
***
• Durante o evento, haverá o lançamento de três volumes da Coleção Amazonicidades, publicada pelas Edições do Senado Federal, que reúne pesquisas sobre urbanização, políticas públicas e sustentabilidade na Amazônia.
***
• O lançamento oficial da obra ocorrerá em três momentos: no sábado, 15, às 10h, no Pavilhão da Assembleia Legislativa do Pará – Alepa, na Green Zone da COP30; no domingo, 16, das 16h às 22h, na Casa BNDES, no Complexo dos Mercedários; e na segunda-feira, 17, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará – UFPA.
Participação COP30 II
• Entre os trabalhos selecionados está o capítulo “Conflitos Socioambientais, Segregação Espacial e a Formação Socioterritorial de Boa Vista, Roraima”, produzido pelo Grupo de Pesquisa em Etnopolítica, Pensamento Administrativo e História do Estado e das Instituições – Epahei! do IFRR.
***
• O texto integra o volume 2 da coleção, intitulado “Cidades, políticas públicas, vulnerabilidade e risco”, e analisa as dinâmicas territoriais e as desigualdades socioespaciais que marcaram a expansão urbana da capital roraimense.
***
• O capítulo é assinado pelo coordenador do Epahei!, professor Amarildo Ferreira Júnior, pela arquiteta e urbanista Angélica Pereira Triani, pela antropóloga Larissa Maria de Almeida Guimarães e pelas egressas do curso Gestão Pública do IFRR Ester Cardozo Dionísio e Rafaella Alves Portela. O estudo resulta da pesquisa de mestrado de Angélica Triani, orientada por Amarildo Ferreira Júnior no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras da UFRR. Além desse capítulo do livro, a pesquisa resultou, até o momento, na publicação de um artigo científico, em apresentações em eventos nacionais, em um projeto de iniciação científica e na participação em uma exposição interativa.
Raridade
• Um relógio Patek Philippe, que em 2016 se tornou o relógio de pulso mais caro vendido em um leilão, atingiu um preço ainda mais alto na Suíça, anunciou no último domingo, 9, a casa de leilões Phillips.
***
• O relógio foi vendido por 14,19 milhões de francos suíços (94 milhões de reais). Nove anos antes, havia sido vendido por 11 milhões de francos suíços (35 milhões de reais em valores de 2016).
***
• O relógio Patek Philippe Perpetual Calendar referência 1518, fabricado em 1943, é um dos quatro únicos exemplares conhecidos que foram produzidos em aço inoxidável, uma raridade que o torna mais cobiçado do que aqueles fabricados em ouro. O modelo lançado em 1941 foi o primeiro cronógrafo com calendário perpétuo produzido em série no mundo. A Patek Philippe fabricou cerca de 280 relógios de referência 1518,na maioria com uma caixa de ouro amarelo e 20% com caixa de ouro rosa.

POR FALAR NISSO…
# Nesta quarta-feira, 12, é Dia do Diretor de Escola, Dia do Supermercado, Dia do Pantanal e Dia Mundial do Hip Hop.
# Comemoram aniversário nesta quarta-feira, 12: o juiz Breno Jorge Portela Silva Coutinho, a roraimense de tradicional família Kátia Vieira Campos, os irmãos Edgard Hoover e Rodolfo Stener de Souza Cruz, Hildete Albuquerque, Geysa Holanda, Astrid Marques, William Vinicius e Ure Wey Giguê Melo Brasil.
# O Campus Novo Paraíso do IFRR prorrogou o período para a inscrição no vestibular do curso de Agronomia. Agora os interessados podem realizar a inscrição no certame neste link até o próximo domingo, 16 de novembro.
# Mesmo depois de denúncias de moradores, alguns motoristas dos ônibus de transporte escolar municipal de Pacaraima continuam a circular dentro da sede do município, em alta velocidade, que poderá acarretar acidentes. Não será surpresa para a coluna, se tal fato ocorrer.
# Acontece no próximo dia 22/11, às 17h, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, o lançamento do livro “Maria Bethânia, Primeiros Anos – Da Cena Cultural Baiana ao Teatro Musical Brasileiro”, de Paulo Henrique de Moura. Jornalista, pesquisador, mestre em estudos culturais pela USP e especialista em mídia, informação e cultura. A obra desvenda como Maria Bethânia saiu da Bahia para se tornar ícone da MPB.
# O fenômeno “shreking”, inspirado no ogro Shrek, reflete a quebra dos padrões estéticos tradicionais, atraindo mulheres famosas como Selena Gomez e Beyoncé a parceiros considerados “feios”. Cunhado pela Geração Z, o termo destaca a saturação feminina em relação à beleza como moeda de valor afetivo.

VIRALIZAR
• Salvador será a primeira cidade do país a contar com um Instituto Médico Legal Veterinário, unidade especializada em realizar perícias em animais.
***
• O anúncio foi feito no dia 4 de novembro, pelo diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica, Osvaldo Silva, durante a apresentação do projeto da nova sede do órgão, que receberá investimento de R$ 142 milhões.
***
• De acordo com Osvaldo, o instituto representa uma iniciativa inédita no Brasil entre os órgãos oficiais de perícia. O Instituto Médico Legal Veterinário vai tornar possível a realização de perícias em animais, tanto em casos de maus-tratos (com exames em animais vivos) quanto em análises de animais mortos para apuração da causa da morte.
FLOPAR
• A Suprema Corte dos Estados Unidos permitiu na última quinta-feira, 6, que o governo de Donald Trump impeça os solicitantes de passaportes americanos de designarem o sexo que reflete sua identidade de gênero no documento.
***
• A medida faz parte da repressão do presidente republicano aos direitos dos americanos transgêneros.




