Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Registro do diretor do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo–Secult, Bruno Muniz de Brito. – Foto: Acervo Pessoal

Deselegante

• No mínimo é o que podemos falar sobre a declaração do chanceler alemão, Friedrich Merz, que comparou de forma depreciativa o Brasil com a Alemanha durante um discurso realizado no Congresso Alemão do Comércio na última quinta-feira, 13.
***
• Merz disse que seu país era um dos “mais bonitos do mundo” e que todos os jornalistas alemães que estiveram naCOP30, em Belém (PA), ficaram felizes de ir embora da cidade.
***
• A Alemanha pode até ter suas belezas. Mas em comparação ao Brasil, venhamos e convenhamos, perde de goleada. O fato é que tem muitos alemães que preferem mil vezes morar no Brasil do que na sua terra natal. É fato. No mais, em invernos rigorosos, muitos procuram, as praias, pasmem, do Brasil e no verão alemão, o calor é tão insuportável quanto em qualquer país equatorial. Ah, a fala ainda soou arrogante e preconceituosa.

Turismo

• Roraima emplacou três iniciativas entre as finalistas do Prêmio Nacional de Turismo 2025, uma das maiores premiações do setor no país. Ao todo, o estado inscreveu dez propostas nas diversas categorias.
***
• As iniciativas finalistas reforçam o avanço estratégico do turismo roraimense: Bruno Muniz de Brito, diretor do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), disputa na categoria Profissionais – Governo/Técnicos; o Projeto Turistea, do Centro de Acolhimento ao Autista da Assembleia Legislativa de Roraima, é finalista na categoria Equidade, Diversidade e Inclusão no Turismo; e a Comunidade Indígena Kauwê representa o estado na categoria Turismo de Base Comunitária.
***
• A presença de Roraima em três categorias da fase final consolida o estado como protagonista no cenário turístico nacional em 2025.

Pena capital

• Um tribunal de Bangladesh condenou a ex-primeira-ministra Sheikh Hasina à morte na segunda-feira, 17, concluindo um julgamento que durou meses e que a considerou culpada por crimes contra a humanidade, por ordenar uma repressão violenta contra um levante estudantil no ano passado.
***
• Antes do veredito, Hasina rejeitou as acusações e questionou a imparcialidade do processo, afirmando que a condenação era “uma conclusão inevitável”.
***
• O clima em Bangladesh era de tensão antes da sentença, com pelo menos 30 explosões de bombas caseiras e 26 veículos incendiados em todo o país nos últimos dias. Não houve vítimas.

Linguagem neutra

• O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que proíbe o uso da linguagem neutra por órgãos e entidades da administração pública federal, estadual e municipal. A medida foi publicada no Diário Oficial da União, na segunda-feira, 17.
***
• A linguagem neutra é uma forma de comunicação que adota termos neutros no lugar de expressões femininas ou masculinas. Por exemplo, em vez de “todos” ou “todas”, é usado o termo “todes”. O objetivo é evitar a exclusão de pessoas com identidade de gênero não-binária.
***
• A Lei sancionada de nº 15.263/2025, cria a Política Nacional de Linguagem Simples e determina que a comunicação com a população seja feita de forma clara, direta e acessível.

A grande vencedora da competição de arco e flexa, Charlene da Silva, no XIX Festival da Damurida, no último fim de semana. – Foto: Acervo pessoal

POR FALAR NISSO…

# Nesta quarta-feira, 19, é Dia Mundial do Banheiro, Dia da Bandeira, Dia Internacional do Homem e Dia Nacional do Cordelista.

# Comemoram aniversário nesta quarta-feira, 19: a empresária de Pacaraima, Odilanei da Silva dos Santos, o bombeiro militar Paulo Fernando Pessoa Machado, Simone Queiroz, a jornalista Etiene Travassos e o coronel Dagoberto Gonçalves.

# Segundo informações do The Hollywood Reporter, a Sony teria garantido os direitos para levar a marca chinesa de brinquedos, Labubu, para as telonas com uma adaptação cinematográfica.

# O Centro de Convivência da Juventude – CCJuv, vinculado à ALERR, está com inscrições abertas para as aulas de jazz contemporâneo juvenil. A modalidade está disponível no polo Buritis, com turmas às segundas-feiras, das 18h às 21h, para alunos dos 12 aos 17 anos, e às quartas-feiras, no mesmo horário, para adultos a partir dos 18 anos.Os interessados podem se dirigir à sede do CCJuv, localizado na avenida Ataíde Teive, nº 3510.

# Começou a contagem regressiva da prisão de Bolsonaro com a publicação da ata pelo STF na segunda-feira, 17, e ex-presidente se aproxima do cumprimento da pena em regime fechado por crimes contra a democracia.

# A propósito vale a leitura do texto “Arrogância Alemã, Hospitalidade Brasileira. Merz Não Entendeu a Grandeza do Anfitrião que o Recebeu, da advogada Vera Lúcia Fonseca neste link

# O Governo de Roraima sancionou a Lei Estadual n°. 2.278, de 13 de novembro de 2025, de autoria da deputada estadual, Joilma Teodora, que inclui no Calendário Oficial do Estado, o Dia Estadual da Mulher Indígena. Essa data será celebrada anualmente em 5 de setembro, como forma de reconhecer esse público e promover ações de valorização. O objetivo da lei é reconhecer e valorizar a mulher indígena, além da conscientização em escolas, universidades e órgãos públicos.

O talentoso fotógrafo Willame Sousa ilustrando a coluna. – Foto: Acervo Pessoal

VIRALIZAR

• O parlamento polonês aprovou a proibição da criação de animais para produção de peles, estabelecendo um período de transição de oito anos e introduzindo um programa de compensação para criadores que encerrarem suas atividades antecipadamente.
***
• A Polônia é atualmente o quarto maior exportador mundial de peles, embora o setor esteja em declínio há anos.
***
• O projeto de lei recebeu apoio de quase três quartos dos parlamentares da Sejm, a câmara baixa do parlamento, incluindo toda a coalizão governista e muitos deputados do partido nacional-conservador de oposição Lei e Justiça (PiS).A legislação ainda precisa ser sancionada pelo presidente Karol Nawrocki, aliado do PiS, que já se manifestou contra propostas semelhantes de proteção animal no passado. No entanto, mesmo que Nawrocki vete a lei, o veto pode ser derrubado por uma maioria de três quintos no Sejm.

FLOPAR

• Uma operação policial em Manaus (AM) descobriu cerca de 40 quilos de “cocaína negra”, uma variação da droga modificada para ser quase impossível de detectar por cães farejadores e testes rápidos.
***
• O entorpecente estava escondido em fundos falsos de móveis e quadros dentro de uma mansão de luxo. A casa, localizada na Ponta Negra, entrou no radar do Departamento de Investigação sobre Entorpecentes – Denarc, por servir como “base para guarda e distribuição de drogas”. A residência de luxo, com campo de futebol e heliporto, era, “a princípio, acima de qualquer suspeita”, segundo o delegado Rodrigo Torres, diretor do Denarc.
***
• No dia 17 de outubro, os policiais realizaram a primeira abordagem e encontraram 16 quilos de cocaína tradicional, a branca. Os agentes voltaram à mansão com cães farejadores, mas os animais não encontraram nada. “O cão farejador passou e também não percebeu que se tratava aí de cocaína”, disse Torres. Os investigadores decidiram, então, examinar manualmente os móveis e quadros, encontrando a droga escondida em fundos falsos. O material apreendido, porém, não reagiu aos testes preliminares. A investigação aponta que a droga veio do Peru e tinha como destino provável a Austrália.

O professor universitário Rildo Dias da Silva foi um dos participantes do Podcast “Saúde é Coisa de Homem”, na segunda-feira, 17, pela TV Assembleia. – Foto: Alfredo Maia

Veja também

Topo