
E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Reconhecimento
• Roraima entrou para a história do turismo brasileiro ao conquistarna quarta-feira, 3, o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Turismo 2025, na categoria Turismo de Base Comunitária.
***
• A premiação, realizada em Brasília, destacou a atuação da Comunidade Indígena Kauwê, de Pacaraima, pela criação de uma experiência única de etnoturismo, que combina ancestralidade, sustentabilidade e empreendedorismo com protagonismo indígena.
***
• A vitória é reflexo direto das políticas públicas implementadas pela Secretaria de Cultura e Turismo do Estado – Secult e da articulação com o trade local, que inscreveu dez iniciativas em diversas categorias. Três chegaram à final, e a Kauwê brilhou como modelo de inovação e inclusão no turismo nacional.
Save the date
• No próximo dia 13 de dezembro (sábado), será realizada a partir das 8h, a “III Feira de Artesanato do Gavião, na comunidade indígena Malacacheta, município do Cantá.
***
• O evento terá uma programação extensa e incluirá apresentações das bandas Forró Trio Novo Horizonte, Forró de Qualidade, Forró Pegada Atualizada e Gavião na Pegada.
***
• O objetivo da Feira de Artesanato é arrecadar recursos financeiros para a construção da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Gavião.
Save the date II
• Em 2026, Xuxa apresenta um espetáculo inédito, emocionante e grandioso em São Paulo.
***
• O show é um reencontro com tudo que fez a sua infância brilhar: os cenários mágicos, os personagens inesquecíveis, os sucessos que atravessam gerações, e claro, ela: a nossa rainha.
***
• Um evento para rir, chorar, cantar, dançar e sentir. Porque quando a nave parte pela última vez, ela leva com ela toda uma história feita de amor, amizade, música e fantasia. Será no dia 25 de julho de 2026, no Allianz Parque, em São Paulo (SP). Os ingressos estarão disponíveis pelo site.

POR FALAR NISSO…
# Nesta sexta-feira, 5, é Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Econômico e Social, Dia Mundial do Solo e Dia Nacional da Pastoral da Criança.
# Comemora aniversário na sexta-feira, 5, Fabilene Teixeira de Souza.
# No sábado, 6, comemoram aniversário: Erisvaldo dos Santos Costa, o coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima Anderson Carvalho de Matos, Domingos Costa, Francisco Hélio Feitosa Rodrigues, o 3º sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima Hugo Alves dos Santos e Robert Renis.
# Comemoram aniversário no domingo, 7: AdaiIton Alves Fernandes, Kauan de Souza Pirolla, Bruno Bonates e a enfermeira Mariana Marques.
# O relator do processo de cassação da presidiária Carla Zambelli quer que a Câmara continue pagando com dinheiro público assessoria e verba de Gabinete para a golpista. A mamata é tamanha que querem criar a bancada dos presidiários e foragidos.
# Neste sábado, 6, o Porão do Alemão faz 2 anos de aniversário. A banda que marcou uma geração LS JACK estará fazendo as honras da casa.

VIRALIZAR
• O Brasil apresentou queda de 13% no número de óbitos por aids entre 2023 e 2024, registrando 9,1 mil mortes no último ano.
***
• Pela primeira vez em três décadas, o número ficou abaixo de dez mil óbitos. Os dados são do novo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde e refletem os avanços em prevenção, diagnóstico e terapias capazes de tornar o vírus indetectável e intransmissível.
***
• Essa combinação também levou à eliminação da transmissão vertical da doença, quando ocorre da mãe para o bebê. Os casos de Aids também apresentaram redução no período, com queda de 1,5%, passando de 37,5 mil em 2023 para 36,9 mil no último ano.
FLOPAR
• A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa determinou a apreensão e proibição de três produtos que estavam sendo vendidos irregularmente em todo o país.
***
• Os suplementos Prosatril e Erenobis, fabricados pela empresa MS Comércio de Produtos Naturais Ltda., tiveram fabricação proibida, assim como vendas, importações ou divulgação. Outro suplemento, o Óliver Turbo, também foi alvo da medida. Fabricado pelo Instituto Óliver Cursos Preparatórios Ltda., o produto estava sendo comercializado sem registro e sem comprovação de origem. Assim como os outros, ele não poderá mais ser produzido, vendido, divulgado ou consumido.
***
• O motivo é que nenhum deles possui registro, notificação ou cadastro na Anvisa — e essas são exigências básicas para garantir que o produto é seguro para o consumo.A medida da agência é uma ação de proteção à saúde da população e busca evitar riscos causados por substâncias sem comprovação de segurança.



