Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Karynna Makuxi é turismóloga e representante da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. – Foto: Ministério do Turismo | Divulgação

Reconhecimento

• Roraima entrou para a história do turismo brasileiro ao conquistarna quarta-feira, 3, o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Turismo 2025, na categoria Turismo de Base Comunitária.
***
• A premiação, realizada em Brasília, destacou a atuação da Comunidade Indígena Kauwê, de Pacaraima, pela criação de uma experiência única de etnoturismo, que combina ancestralidade, sustentabilidade e empreendedorismo com protagonismo indígena.
***
• A vitória é reflexo direto das políticas públicas implementadas pela Secretaria de Cultura e Turismo do Estado – Secult e da articulação com o trade local, que inscreveu dez iniciativas em diversas categorias. Três chegaram à final, e a Kauwê brilhou como modelo de inovação e inclusão no turismo nacional.

Save the date

• No próximo dia 13 de dezembro (sábado), será realizada a partir das 8h, a “III Feira de Artesanato do Gavião, na comunidade indígena Malacacheta, município do Cantá.
***
• O evento terá uma programação extensa e incluirá apresentações das bandas Forró Trio Novo Horizonte, Forró de Qualidade, Forró Pegada Atualizada e Gavião na Pegada.
***
• O objetivo da Feira de Artesanato é arrecadar recursos financeiros para a construção da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Gavião.

Save the date II

• Em 2026, Xuxa apresenta um espetáculo inédito, emocionante e grandioso em São Paulo.
***
• O show é um reencontro com tudo que fez a sua infância brilhar: os cenários mágicos, os personagens inesquecíveis, os sucessos que atravessam gerações, e claro, ela: a nossa rainha.
***
• Um evento para rir, chorar, cantar, dançar e sentir. Porque quando a nave parte pela última vez, ela leva com ela toda uma história feita de amor, amizade, música e fantasia. Será no dia 25 de julho de 2026, no Allianz Parque, em São Paulo (SP). Os ingressos estarão disponíveis pelo site

Registro do instrutor Papagaio da Amazônia, da escola Abadá Capoeira, mestre Regivaldo Bezerra Rocha. – Foto: Marley Lima

POR FALAR NISSO…

# Nesta sexta-feira, 5, é Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Econômico e Social, Dia Mundial do Solo e Dia Nacional da Pastoral da Criança.

# Comemora aniversário na sexta-feira, 5, Fabilene Teixeira de Souza.

# No sábado, 6, comemoram aniversário: Erisvaldo dos Santos Costa, o coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima Anderson Carvalho de Matos, Domingos Costa, Francisco Hélio Feitosa Rodrigues, o 3º sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima Hugo Alves dos Santos e Robert Renis.

# Comemoram aniversário no domingo, 7: AdaiIton Alves Fernandes, Kauan de Souza Pirolla, Bruno Bonates e a enfermeira Mariana Marques.

# O relator do processo de cassação da presidiária Carla Zambelli quer que a Câmara continue pagando com dinheiro público assessoria e verba de Gabinete para a golpista. A mamata é tamanha que querem criar a bancada dos presidiários e foragidos.

# Neste sábado, 6, o Porão do Alemão faz 2 anos de aniversário. A banda que marcou uma geração LS JACK estará fazendo as honras da casa.

Marcando presença na coluna, Igor Marques. – Foto: Divulgação

VIRALIZAR

• O Brasil apresentou queda de 13% no número de óbitos por aids entre 2023 e 2024, registrando 9,1 mil mortes no último ano.
***
• Pela primeira vez em três décadas, o número ficou abaixo de dez mil óbitos. Os dados são do novo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde e refletem os avanços em prevenção, diagnóstico e terapias capazes de tornar o vírus indetectável e intransmissível.
***
• Essa combinação também levou à eliminação da transmissão vertical da doença, quando ocorre da mãe para o bebê. Os casos de Aids também apresentaram redução no período, com queda de 1,5%, passando de 37,5 mil em 2023 para 36,9 mil no último ano.

FLOPAR

• A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa determinou a apreensão e proibição de três produtos que estavam sendo vendidos irregularmente em todo o país.
***
• Os suplementos Prosatril e Erenobis, fabricados pela empresa MS Comércio de Produtos Naturais Ltda., tiveram fabricação proibida, assim como vendas, importações ou divulgação. Outro suplemento, o Óliver Turbo, também foi alvo da medida. Fabricado pelo Instituto Óliver Cursos Preparatórios Ltda., o produto estava sendo comercializado sem registro e sem comprovação de origem. Assim como os outros, ele não poderá mais ser produzido, vendido, divulgado ou consumido.
***
• O motivo é que nenhum deles possui registro, notificação ou cadastro na Anvisa — e essas são exigências básicas para garantir que o produto é seguro para o consumo.A medida da agência é uma ação de proteção à saúde da população e busca evitar riscos causados por substâncias sem comprovação de segurança.

A linda Joyce Alane, ilustrando a coluna. – Foto: Divulgação

Veja também

Topo