E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein
Representante
• A UFRR terá um representante como embaixador do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
***
• Nesta primeira edição do Programa Embaixadores do CNPEM, o professor escolhido foi Gabriel Zazeri, do departamento de Física, que será um dos 28 embaixadores espalhados pelo Brasil.
***
• O Programa Embaixadores do CNPEM é uma iniciativa que tem o objetivo de expandir o alcance da ciência e tecnologia pelo país incentivando o engajamento de pesquisadores com áreas de pesquisa que necessitam de alta resolução dentro das Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Ciências Biológicas.
Representante II
• A aproximação também busca trazer pesquisadores e estudantes para utilização dos laboratórios e estrutura de referência do centro. O CNPEM reúne quatro laboratórios nacionais que são o Laboratório Nacional de Biociências, o Laboratório Nacional de Biotecnologia, o Laboratório Nacional de Nanotecnologia e o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, onde está instalado o SIRIUS, um dos aceleradores de partículas mais avançados do mundo.
***
• O objetivo do embaixador é divulgar o papel desses laboratórios e do Sirius na busca por conectar a sociedade científica aos avanços tecnológicos e científicos feitos no CNPEM, além de promover o acesso a oportunidades e conhecimentos que visam beneficiar a comunidade científica e a sociedade em geral.
Obituário
• Isak Andic, o fundador e proprietário da marca de moda espanhola Mango, faleceu no último sábado, 14, aos 71 anos.
***
• Segundo informações da polícia, Andic sofreu um acidente fatal enquanto caminhava com familiares nas montanhas de Montserrat, na Catalunha, região próxima a Barcelona. Durante a caminhada, o empresário escorregou e caiu de um penhasco de mais de 100 metros de altura.
• A notícia de sua morte causou consternação no mundo dos negócios e da moda.
Etnoturismo
• O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), apresentou no dia 4 de dezembro, o Diagnóstico do Etnoturismo na Amazônia Legal, com resultados de um estudo sobre rotas de turismo de base comunitária em territórios indígenas, assim como um guia de boas práticas elaborado para iniciativas dessa natureza.
***
• A apresentação aconteceu na terra indígena Katukina Kaxinawá, em Feijó, no Acre, e analisou o etnoturismo realizado hoje pelos povos indígenas na Amazônia Legal a partir de 12 terras indígenas e 13 iniciativas de turismo distribuídas por cinco estados: Acre, Amazonas, norte do Mato Grosso, sul do Pará e Roraima.
Etnoturismo II
• A pesquisa foca no turismo com protagonismo das comunidades na tomada de decisão, respeitando a identidade e cultura de povos originários.
***
• Em Roraima, três iniciativas são destacadas como exemplo para o país, que contam com apoio do Governo de Roraima por meio da Secretaria de Cultura e Turismo para a sua implementação. São elas: a da Comunidade Raposa 1, em Normandia, da Comunidade Indígena Kauwê do Alto Miang, em Pacaraima e o Projeto Aves na Terra Siikê, na região dos indígenas Ingarikó, em Uiramutã, todos na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.
***
• Todas as três comunidades tiveram assessoria do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo na elaboração dos seus Planos de Visitação e na preparação da comunidade para a recepção dos turistas com cursos de primeiros socorros, de condutores locais, de manipulação de alimentos e outros, com apoio da Universidade Estadual de Roraima e outros parceiros.
Etnoturismo III
• O Guia de Boas Práticas para empreendimentos de Turismo de Base Comunitária em Terras Indígenas destaca que o turismo protagonizado por comunidades tradicionais e povos indígenas agrega valor a floresta em pé, trazendo oportunidades e geram renda para as famílias.
***
• A cadeia de valor do Turismo promove a inclusão das comunidades tradicionais como prestadoras de serviços turísticos em diferentes arranjos que respeitam o seu modo de ser e fazer em seu próprio território.
***
• O Projeto de Observação de Aves na Terra Siikê, na região dos indígenas Ingarikó, na região do Parque Nacional do Monte Roraima, vem se consolidando dentro do segmento, trazendo oportunidade de geração de emprego e renda para a comunidade. Hoje a comunidade recebe 4 turmas de observadores de aves de diversos países, que injetam recursos na economia local, contribuindo para o desenvolvimento da região.
Sustentável
• A “Mãe Terra”, a guerreira da ancestralidade indígena, inspirou a nova coleção de moda sustentável da estilista amazonense We’e’ena Tikuna lançada no último sábado, 14, durante a programação do 8º Brasil Eco Fashion Week, o BEFW, em São Paulo.
***
• We’e’ena conta que quis mostrar, no desfile, que é possível fazer moda sustentável sem destruir a floresta. Ela apresentou peças feitas a partir de algodão, tururi, a fibra natural da palmeira ubuçu, sementes e outros produtos oriundos da Amazônia.
***
• A programação do BEFW virou foco dos painéis de debates sobre sustentabilidade, de olho na COP30, a conferência sobre mudanças climáticas da ONU, que será realizada em 2025, em Belém, no Pará.
POR FALAR NISSO…
# Nesta terça-feira, 17, é Dia do Pastor Presbiteriano.
# Comemoram idade nova nesta terça-feira, 17: a senhora Leila Mendes, o juiz Aluízio Ferreira Vieira, Rodrigo Ivo Matoso, o vereador de Caracaraí Valdemar Januário dos Santos e Edmilson Ribeiro Silva.
# A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recebeu três novas viaturas adquiridas com recurso de uma emenda parlamentar individual no valor de mais de R$ 1 milhão destinada em 2024 pela deputada federal Helena Lima. Os veículos foram apresentados na última quinta-feira, 12 e serão utilizados em operações de fiscalização e patrulhamento nas rodovias federais de Roraima.
# A destinação visa contribuir com melhorias na segurança pública e na estrutura operacional da PRF no estado.
# Na última quinta-feira, 12, o Banco Central aprovou que os boletos de pagamento poderão ser pagos via Pix, mas a resolução só deve entrar em vigor no dia 3 de fevereiro, com os boletos podendo conter, desde já, um código QR específico.
# O Instituto Butantan entregou na segunda-feira, 16, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) os documentos para a aprovação de sua vacina contra dengue, a primeira do mundo em uma única dose. Caso seja dada a autorização, a instituto terá condições de produzir 100 milhões de doses para o Ministério da Saúde pelos próximos três anos.
VIRALIZAR
• A edição de 2024 do Miss Star International, realizada no Brasil pela primeira vez, teve como campeã Patricia Payumo, representante das Filipinas. A cerimônia de coroação aconteceu na última sexta-feira, 13.
***
• O concurso, um dos mais importantes eventos de beleza para mulheres transgênero, reuniu 27 candidatas de diversas nacionalidades.
***
• Patricia Payumo foi consagrada como a nova Miss Star International, que sucederá a nigeriana Veso Golden, ganhadora da edição 2023.
FLOPAR
• Na segunda-feira, 16, a Justiça do Rio de Janeiro determinou a suspensão da música “Million Years Ago”, da cantora Adele, em todas as plataformas digitais.
***
• A decisão foi tomada após uma suspeita de plágio da música “Mulheres”, composta por Toninho Geraes e interpretada por Martinho da Vila. O juiz Victor Agustin Cunha foi quem assinou a sentença.
***
• Segundo o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a música não poderá ser reproduzida ou comercializada em nenhum lugar do mundo sem o consentimento do compositor, sob o risco de uma multa de R$50 mil.