Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

O casal Richard Barbosa Mendes & Simone Batista Mendes, especial para a coluna. – Foto: Acervo Pessoal

Leitura

• A esquerda passou alguns anos sem sonhar, mas está na hora de voltar. Esse é o mote do livro “Políticas do encanto” (Editora Elefante, 2024), escrito pelo semioticista italiano radicado no Brasil Paolo Demuru.
***
• Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Demuru usa a semiótica, disciplina que estuda a produção e interpretação de sentidos, para analisar a comunicação política e as histórias contadas pela extrema direita.
***
• Para falar de teorias da conspiração, ele pega emprestado o termo “fantasias de conspiração” do coletivo de escritores Wu Ming, que defende que “teoria” é uma palavra muito carregada de racionalismo, e não consegue comunicar o componente mágico presente nas conspirações contemporâneas.

Leitura II

• Como disputar o encanto com a extrema direita? Só apresentar os fatos não é suficiente contra histórias que são mentirosas, sim, mas também envolventes e cativantes.
***
• É preciso, de acordo com Demuru, focar nos desejos e sonhos das pessoas e trazer novas pautas, novas possibilidades de encanto, para o debate público.
***
• É isso que Zohran Mamdani, o prefeito de Nova York, fez em sua campanha. Num texto publicado na Folha de S.Paulo, Demuru defende que o socialista muçulmano mostrou que é possível reverter a tendência em que o encanto é exclusividade da extrema direita.

Leitura III

• O candidato democrata fez isso, de acordo com o semioticista, unindo pautas e reivindicações concretas a valores universais.
***
• Uma cidade mais acessível e barata também representa mais liberdade e dignidade para seus cidadãos.
***
• No Brasil, pautas que conectam o concreto com o utópico incluem o movimento Vida Além do Trabalho – VAT, que foi fundado pelo vereador do Rio de Janeiro Rick Azevedo, do PSOL, e defende o fim da escala 6×1.

Obra

• O artista indígena roraimense @pedro_makuxi finalizou a sua primeira obra de 2026.
***
• Trata-se da obra cujo título é ‘Diversidade ancestral’, no tamanho A3, utilizando a técnica de produção colagem em papel com canetas Poscas e acrílico sobre papel Canson.
***
• A referida obra de arte traz a questão do conhecimento ancestral, diversidade cultural, o valor por meio dos grafismos, a identidade do povo originário,tendo a conexão do pensamento com a diversidade do mega ambiente, ou seja, com os seres que vivem na região, trazendo o conhecimento e a importância da preservação cultural e do meio ambiente em que vivemos. Para conferir acesse este link

Ilustrando a coluna, o ex-governador de Roraima, Neudo Ribeiro Campos e a sua sobrinha Júlia Vieira Campos. – Foto: Acervo Pessoal

POR FALAR NISSO…

# Nesta terça-feira, 6, é Dia de Reis, Dia do Astrólogo e Dia da Gratidão.

# Comemoram aniversários nesta terça-feira, 6: o professor Pascoal Duarte, Otília Pinto, a jornalista Nilza Almeida, o advogado Maryvaldo Bassal de Freire e Wesley Gonçalves de Souza.

# O gato-de-cabeça-achatada, um dos felinos selvagens mais raros do mundo, foi redescoberto na Tailândia após quase 30 anos sem registros oficiais. A confirmação ocorreu por meio de câmeras-armadilha instaladas no Santuário de Vida Selvagem Princesa Sirindhorn, que captaram imagens do animal entre 2024 e 2025.

# Eis que em breve vai inaugurar em Pacaraima mais um empreendimento… Falamos da Pousada Alborada, que ficará localizada na Rua Brasil, no Centro da sede do município.

# O filme brasileiro O Agente Secreto ganhou, na noite desse domingo (4), o prêmio de melhor filme em língua estrangeira no Critics Choice Awards 2026. O filme concorreu com as produções A Garota Canhota, Foi Apenas um Acidente, Belén, Sirat e No Other Choice.

De viagem por New York (USA), Marcus Vinicius, curtindo o frio da Big Apple. – Foto: Acervo Pessoal

VIRALIZAR

• As Santas Casas e os hospitais filantrópicos, espalhados por todo país, são um importante apoio na vida da população brasileira.
***
• Essas unidades serão beneficiadas com um investimento de R$ 1 bilhão de reais, que foi oficializado pelo Diário Oficial da União semana passada.
***
• O valor vai servir no apoio de 3.498 santas casas espalhadas por todo o Brasil. Na prática, isso significa mais condições para que hospitais atendam melhor a população e ajudem a reduzir as filas. De acordo com o Ministério da Saúde, os recursos vão priorizar consultas, exames e cirurgias.

FLOPAR

• Enquanto o mundo se despedia de 2025, a MTV também colocava um ponto final em um de seus capítulos mais emblemáticos. Na última quarta-feira, 31 de dezembro de 2025, a emissora desativou seus canais dedicados à exibição de videoclipes 24 horas, movimento que marcou o fim de uma era na televisão musical.
***
• Saíram do ar MTV Music, MTV 80s, MTV 90s, Club MTV e MTV Live, não apenas no Brasil, mas também em mercados como Estados Unidos, Irlanda, França, Alemanha, Áustria, Polônia, Hungria e Austrália.
***
• Para selar a despedida, a escolha foi carregada de simbolismo. O último vídeo exibido no canal americano foi exatamente o mesmo que inaugurou a MTV em 1981: Video Killed the Radio Star, da banda The Buggles. As mudanças, no entanto, não afetam o canal MTV principal, que segue no ar com uma programação focada em entretenimento, realities e formatos multiplataforma.

Em pose exclusiva, o jornalista Ricardo Abreu fazendo cobertura para a Globonews na fronteira do Brasil/Venezuela, em Pacaraima. – Foto: Ralf Weissenstein

Veja também

Topo