E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein

Autor na biblioteca
• A Biblioteca Pública de Roraima, vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), realizou na última quarta-feira, 12, o lançamento da ação “Autor na Biblioteca”.
• A iniciativa visa promover a literatura regional e incentivar a leitura, especialmente entre as crianças, além de possibilitar a comercialização de obras de autores locais.
• A ação oferecerá semanalmente uma oportunidade para escritores locais apresentarem suas obras ao público. As atividades incluirão manhãs de autógrafos, onde os autores poderão interagir com os leitores, compartilhar suas experiências e estimular o gosto pela leitura. O autor que abriu a ação foi João Euclides Junges, conhecido escritor no meio literário local com diversas obras publicadas.
Agricultura familiar
• A agricultura familiar de Roraima receberá um reforço importante, com aquisição de novas máquinas e equipamentos agrícolas.
• Essa é mais uma conquista da articulação do deputado federal Zé Haroldo Cathedral junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, que garantiu um investimento de R$ 3,2 milhões para fortalecer o setor produtivo em quatro municípios do estado.
• Alto Alegre, São João da Baliza, Pacaraima e Normandia serão beneficiados com máquinas essenciais para melhorar a produção agrícola e facilitar o trabalho dos pequenos produtores.
Progressões
• A ALE-RR realizará uma audiência pública para debater a regularização das progressões funcionais dos servidores estaduais.
• O pedido foi protocolado na última quinta-feira, 13, pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo de Roraima (Sintraima), Francisco Figueira, que solicitou apoio do Parlamento para ampliar o debate e cobrar do Governo do Estado o cumprimento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração – PCCR.
• Segundo o sindicato, desde 2022 os servidores aguardam a implementação das progressões verticais e horizontais. O Governo do Estado justifica à não execução dos pagamentos com base nos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF. No entanto, Figueira argumenta que essa justificativa é ilegal.
Estereótipo
• Um livro didático alemão que descreve um personagem fictício brasileiro como alguém que “não estuda” e “busca comida no lixo” causou revolta na comunidade brasileira no país europeu.
• Material é usado por crianças do quarto ano do ensino fundamental. O livro “ABC der Tiere” (ABC dos Animais, em português), da editora Mildenberger, descreve uma criança chamada Marco como alguém nascido no Rio de Janeiro e que “não vai à escola, busca restos de comida no lixo de manhã e quer ser jogador de futebol”.
• Crianças brasileiras foram alvo de bullying na escola. Relatos de diversos pais nas redes sociais dizem que a descrição no livro fez com que os pequenos fossem vítimas de ataques dos colegas. Alguns relataram que, segundo seus filhos, crianças alemãs levavam comida para eles nos intervalos das aulas.
Estereótipo II
• A embaixada brasileira em Berlim repudiou a publicação. Em nota, a representação brasileira na capital alemã lamentou a “abordagem insensível e pouco informada da editora”.
• Na publicação, a entidade ponderou a “elevada taxa de inequidade é um problema reconhecidamente grave no Brasil” e citou programas como Bolsa Família como parte dos esforços para mitigar os casos de desigualdade.
• A editora pediu “sinceras desculpas à comunidade brasileira”. A Mildenberger publicou em suas redes sociais uma nota afirmando que “nunca foi nossa intenção reforçar estereótipos negativos ou transmitir uma representação unilateral”.
Em alto-mar
• Um vídeo viralizou nas redes sociais mostrando um casal fazendo sexo em alto-mar, em cima de uma moto aquática. O ponto em que o flagra aconteceu é conhecido como Garganta do Diabo, em São Vicente, no litoral de São Paulo.
• O registro foi feito pelo influencer Willian Ciriaco, no dia 6 de fevereiro (quarta-feira). Antes de ser tirado do ar pelo TikTok, foram mais de 170 milhões de visualizações na plataforma.
• O ato sexual no mar pode ser considerado crime, mesmo sem pessoas muito próximas, podendo ser enquadrado no artigo 233 do Código Penal, que trata da prática de ato obsceno em lugar público. Filmar o ato também pode ser considerado crime. Se houver alguma vantagem financeira obtida com a filmagem, é passível de penalização.
Mobilização
• Recentemente, o direito à aposentadoria por incapacidade para pessoas vivendo com HIV ou Aids foi reativado por decisão judicial após mobilização da sociedade civil.
• Para ampliar o alcance da informação, o Ministério da Saúde – por meio do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi/SVSA) – enviou Ofício Circular às Coordenações dos Programas Estaduais e Municipais de HIV e Aids do país, para divulgar a reativação do benefício.
• O objetivo é divulgar a informação para que as pessoas voltem a receber a aposentadoria, inclusive com valores retroativos.

POR FALAR NISSO…
# Nesta terça-feira, 18, é Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo.
# Comemoram idade nova nesta terça-feira, 18: o Secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Márcio Grangeiro, o vereador de Uiramutã Magnun Cunha Nascimento e Dalva Silva.
# O município de Pacaraima, administrado pelo prefeito Waldery D`avila, adotou uma medida exemplar. A gestão municipal distribuiu uniformes padronizados aos servidores que trabalham na coleta de lixo (caminhão) e limpeza pública. A ação, além de identificar o trabalhador municipal, proporciona segurança e conforto.
# Um voo da Ryanair, que partiria de Roma rumo à Alemanha, foi cancelado devido à presença inesperada de um gato a bordo. O incidente ocorreu no começo do mês de fevereiro, quando os passageiros ouviram miados momentos antes da decolagem. A situação levou ao desembarque dos passageiros e à paralisação da aeronave por dois dias, enquanto mecânicos tentavam localizar o felino, que felizmente foi encontrado.
# Uma viagem na nova primeira classe da Lufthansa de Frankfurt para New York sai por 13.163 Euros, ida e volta. A passagem custa dez vezes mais que a classe econômica.
# O renomado artista roraimense Bartô Macuxi encontra-se internado há alguns dias na Unidade de Terapia Intensiva– UTI, do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento – HGR, sem previsão de alta. Como não poderá trabalhar tão cedo, os amigos estão promovendo um Pix Solidário para ajudar nas despesas. A chave do Pix é: 32797346220 (CPF)/Banco do Brasil/Bartolomeu Silva Tomaz.

VIRALIZAR
• No que foi considerado uma novidade mundial, os consumidores no Reino Unido agora podem comprar uma comida para animais de estimação feita com carne cultivada em laboratório.
• A guloseima contém ingredientes vegetais e 4% de carne de frango cultivada em laboratório pela Meatly, uma startup com sede em Londres que no ano passado se tornou a primeira empresa no mundo a obter aprovação regulatória para este tipo de carne para uso em rações para animais de estimação.
• A carne cultivada em laboratório é produzida a partir da colheita de uma pequena amostra de células animais – neste caso, de um ovo de galinha – e depois cultivada num tanque de aço chamado biorreator, juntamente com água e nutrientes.
FLOPAR
• O Greenpeace Brasil acompanha com extrema preocupação as disputas de narrativas políticas envolvendo a Bacia da Foz do Amazonas e os planos de se explorar petróleo na região.
• Além de colocarem em xeque a credibilidade e competência de órgãos importantes, como o Ibama, e confundirem a opinião pública ao afirmar que se trata apenas de uma “fase de pesquisa”, tais polêmicas desviam a atenção para a falta de um plano concreto e eficiente sobre transição energética no Brasil.
• Novas fronteiras exploratórias de petróleo e gás natural não devem ser a estratégia de investimento da Petrobras e do governo federal, considerando o cenário de declínio na economia global do petróleo para os próximos anos e as metas do Acordo de Paris, de limitar o aquecimento global a 1,5º C – algo que o mundo já ultrapassou em 2024, mas que ainda pode ser revertido.
