Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein https://www.instagram.com/marcioweissenstein/

Comemora idade nova nesta sexta-feira, 28, o roraimense Thiago Duailibi. – Foto: Acervo Pessoal

Inscrições

• A UFRR está com inscrições abertas para os processos seletivos voltados para imigrantes (Programa de Acesso à Educação Superior da UFRR para solicitantes de refúgio, refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade) e pessoas com mais de 60 anos (Programa de Acesso de Pessoas Idosas à Educação Superior – UFRR mais 60).
***
• Os editais oferecem mais de 180 vagas e os interessados podem se inscrever até o próximo domingo, 30, por meio da página da Comissão Permanente de Vestibular (CPV/UFRR).
***
• O “Programa de Acesso de Pessoas Idosas à Educação Superior – UFRR mais 60” oferta 68 vagas em 17 cursos de graduação. Conforme o edital, para participar do processo seletivo, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou equivalente e possuir idade igual ou maior que 60 anos até o último dia das inscrições.

Inscrições II

• Quanto ao “Programa de Acesso à Educação Superior para solicitantes de refúgio, refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade” são ofertadas 117 vagas divididas em 19 cursos de graduação.
***
• O candidato que desejar efetuar a inscrição em algum dos processos seletivos deverá acessar o site da CPV/UFRR. Na ocasião, candidato deverá realizar um cadastro on-line preenchendo todos os dados, contudo, se já possuir cadastro, basta proceder com a inscrição e responder o questionário socioeconômico disponível no sistema de inscrição.
***
• A seleção no “Programa de Acesso à Educação Superior da UFRR para solicitantes de refúgio, refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade” é formada por análise do histórico escolar do Ensino Médio ou equivalente, além da prova de redação em Língua Portuguesa. Já o “Programa de Acesso de Pessoas Idosas à Educação Superior – UFRR mais 60” fará análise do histórico escolar do Ensino Médio ou equivalente.

Fatos reais

• Em 2015, Victoria Cilliers, instrutora de paraquedismo do Exército Britânico, enfrentou uma experiência que mudaria sua vida para sempre.
***
• Durante um salto de paraquedas, em um evento que deveria ser um presente de seu marido, Emile Cilliers, os dois paraquedas de Victoria falharam.
***
• Ao saltar do avião, o paraquedas principal não abriu e ao tentar abrir o paraquedas reserva, ela se deparou com um problema similar.

Fatos reais II

• Com um impacto brutal contra o solo, Victoria foi dada como morta pelas equipes de resgate.
***
• No entanto, para surpresa de todos, ela estava viva, respirando, embora gravemente ferida. A sobrevivência de Victoria foi atribuída a uma combinação do solo úmido, sua posição de queda e seu baixo peso corporal, que ajudaram a atenuar os danos do impacto.
***
• Após semanas de recuperação no hospital e em casa, uma descoberta inesperada foi feita pelas autoridades. A polícia confirmou que os paraquedas de Victoria não haviam falhado por acidente. Eles haviam sido sabotados, e a investigação rapidamente apontou para seu marido, Emile Cilliers, como o principal suspeito.

Fatos reais III

• A relação deles estava marcada por dificuldades e manipulações, e as autoridades logo descobriram que Emile tinha um histórico de comportamento duplo, com amantes e filhos de outros relacionamentos.
***
• Com a colaboração de Victória, a investigação revelou também que este não era o primeiro incidente em que Emile tentou matar a esposa. Ele havia aberto a válvula de gás em sua casa
***
• Com as evidências concretas, Emile Cilliers foi condenado por duas tentativas de homicídio contra sua esposa. Ele foi sentenciado a prisão perpétua, com possibilidade de solicitar liberdade condicional após 18 anos. Hoje, Victoria vive com um novo marido, tendo reconstruído sua vida após o trauma.

Parceria

• Uma parceria estabelecida entre as Corregedorias-Gerais de Justiça do Amazonas e de Roraima prestará serviços de justiça itinerante e de emissão de registros civis aos povos indígenas Waimiri-Atroari e Yanomami.
***
• A cooperação conjunta entre os dois órgãos judiciais foi formalizada no último dia 21 de março (sexta-feira), no Diário da Justiça Eletrônico.
***
• A ação em prol dos povos indígenas Waimiri-Atroari e Yanomami deve ser promovida no segundo semestre deste ano e o mutirão de atendimentos será realizado nas próprias aldeias, sendo destinado aos povos indígenas, ribeirinhos e populações vulneráveis na divisa geográfica e cultural entre os estados do Amazonas e de Roraima.

Inédito

• O grupo tecnológico Wärtsilä firmou parceria com a empresa brasileira de energia Energética Suape II S.A., controlada majoritariamente pelo Grupo Econômico 4M, para realizar um teste inédito de geração de energia limpa, que utilizará etanol – um biocombustível produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar – para gerar energia elétrica limpa.
***
• O teste acontecerá na usina Suape II, em Recife (PE), e será o primeiro teste do mundo com motor a etanol para geração de eletricidade em larga escala.
***
• O projeto foi registrado pela Wärtsilä no primeiro trimestre de 2025.

No sábado, 29, a comemoração de aniversário será em torno da roraimense Selma Xavier Cardoso. – Foto: Acervo Pessoal.

POR FALAR NISSO…

# Nesta sexta-feira, 28, é Dia do Diagramador e Dia do Revisor.

# Comemora idade nova nesta sexta-feira, 28, José Lima. No sábado, 29, é o aniversário de Wilkinson Oliveira.

# O Restaurante Rota dos Pescadores, localizado a beira do rio Uraricoera, bem ao lado da ponte, recepcionará convidados nos dias 30 e 31 de março de 2025, para a sua inauguração.

# O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Ibama e ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a criação de um cadastro federal de maquinários usados em mineração, como escavadeiras e dragas, com o objetivo de combater o garimpo em Terras Indígenas e áreas protegidas da Amazônia.

# A decisão cita dados do relatório “Parem as Máquinas: Por uma Amazônia Livre de Garimpo”, publicado pelo Greenpeace Brasil em 2023, que revelou a presença de ao menos 176 escavadeiras nos territórios Yanomami, Kayapó e Munduruku.

# A decisão do MPF exige que o MMA apresente, em 90 dias, um planejamento com etapas de criação do cadastro, enquanto a efetiva implementação das medidas deve ocorrer em até um ano, a partir do acatamento da recomendação, sob risco de ação judicial.

Também de aniversário no sábado, 29, Marcos Guimarães Duailibi Filho, o Marquinhos para os mais íntimos. – Foto: Acervo Pessoal

VIRALIZAR

• No sábado, 29, acontece a 12ª edição da EndoMarcha Time Brasil – Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose (EndoMarch – MillionWomenMarch for Endometriosis).
***
• O evento reúne mais de 75 países, entre eles o Brasil.
***
• Neste ano, a EndoMarcha Time Brasil contará com quatro cidades: Boa Vista (RR), Brasília (DF), Feira de Santana (BA), e São Paulo (SP). A concentração está marcada para às 9h (horário de Brasília), e a caminhada prevista para às 10h. Para participar, basta realizar seu cadastro gratuitamente no link, e acessar o Instagram @aendoeeu, onde tem todas as informações.

FLOPAR

• Levantamento especial realizado pela Serasa descobriu que 57 milhões de brasileiros não sabem que estão endividados.
***
• Em Roraima, esse número é de 135 mil.
***
• Somente em Roraima são 67.324 mil pessoas que desconhecem as dívidas e estão negativados.

Quem comemora idade nova no domingo, 30, é Rita Coelho. Na foto, com seu amado, Simeão Peixoto. – Foto: Acervo Pessoal

Veja também

Topo