Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein

O Reitor da Uerr, Claudio Delicato, em reunião realizada no último domingo em Rorainópolis, 4, que tratou do futuro da Uerr. – Foto: Marley Lima.

Futuro

• No último domingo, 4, os deputados estaduais Soldado Sampaio, presidente, e Jorge Everton, vice-presidente da ALE-RR, participaram de uma reunião no plenário da Câmara Municipal de Rorainópolis, para tratar do futuro do polo da Uerr no município.
***
• O encontro foi motivado por rumores sobre o possível encerramento das atividades e suspensão dos cursos regulares ofertados pela instituição.
***
• A situação gerou preocupação entre vereadores, moradores da região e professores que atuam no polo, responsável por atender estudantes de Rorainópolis e de municípios vizinhos. Tais fatos já foram publicados aqui, na coluna.

Futuro II

• Atualmente, o polo oferece quatro cursos regulares e atende 92 alunos, número inferior aos 400 matriculados originalmente.
***
• Além disso, há mais de dois anos não é realizado vestibular.
***
• Para garantir a continuidade do ensino superior no interior, a Assembleia Legislativa se comprometeu a buscar alternativas para incluir as demandas no orçamento estadual de 2026.

Futuro III

• Durante a reunião, o coordenador do Colegiado Interdisciplinar da UERR, Edgard Zanette, destacou o caráter multicampi da instituição e alertou para o fechamento de unidades em municípios como Pacaraima, São João da Baliza, Bonfim, Caroebe, Iracema e até em áreas de Boa Vista. Segundo ele, a ausência de vestibulares no interior precisa ser revista com urgência.
***
• O reitor da UERR, Cláudio Travassos Delicato, negou a possibilidade de fechamento do polo e informou que a proposta é readequar os cursos ofertados, com base na demanda local.
***
• Essa foi a terceira reunião realizada na Câmara de Vereadores para tratar do tema. O presidente da Casa, vereador Marcinho (Progressistas), reforçou a importância da universidade para o desenvolvimento do município.

Adequação

• O Aeroporto de Boa Vista, integrante da rede VINCI Airports, iniciou uma série de melhorias nos serviços prestados aos passageiros.
***
• O serviço de estacionamento este ano passou a ser operado pela empresa Indigo, especializada no setor, prevê investimentos, como a instalação de novas cancelas de entrada e saída, totem para autoatendimento, nova sinalização e câmeras de segurança.
***
• A empresa especializada Sodexo assumiu as atividades de limpeza e conservação, movimentação de carrinhos de bagagem e controle de pragas do aeroporto.

Moda

• A edição 2025 do Met Gala, considerado um dos principais eventos da indústria da moda, aconteceu na noite de segunda-feira, 5, em Nova York, Estados Unidos, reunindo diversas celebridades que exibiram produções glamorosas no tapete vermelho nas escadarias do Metropolitan Museum of Art.
***
• Organizado por Anna Wintour, editora-chefe da Vogue americana, o evento teve o tema ligado à exposição do Costume Institute que, neste ano, recebeu o nome de “Superfine: Tailoring Black Style”, ou seja, “Superfino: A Alfaiataria do Estilo Negro”.
***
• Segundo o Met, a ideia foi explorar o papel do estilo sartorial na formação de identidades negras, focando-se no surgimento, significado e proliferação do dândi negro – movimento estético e identitário caracterizado, geralmente, por peças de alfaiataria e muita elegância.

Trabalhabilidade

• Para impulsionar a empregabilidade e oferecer novas oportunidades, a UNAMA Boa Vista promove a Feira de Trabalhabilidade, nesta quarta-feira, 7, das 10h às 20h30.
***
• O evento é aberto ao público, gratuito e acontece na própria instituição, no Roraima Garden Shopping.
***
• O evento conta com a participação da Conecta RH e as empresas participantes apresentam as vagas disponíveis, além de ajudar no cadastro e na montagem de currículos.

Trabalhabilidade II

• Será realizado um workshop da empresa Estúdio Vetro, que aborda a produção de conteúdo rentável, como vender um vídeo e trabalhar com a internet.
***
• Entre as empresas presentes estão: Supergiro Distribuidora, CIEE-RR, Supermercado Gavião, Depylaction, IEL e Enjoy Cursos.
***
• Ao todo, são mais de 100 vagas de emprego e estágio ofertadas pelas instituições privadas. Para participar do evento, não é necessário realizar inscrição prévia. Os interessados podem comparecer na data e no horário da ação.

Aviação

• A escola de aviação Aeroeduca abriu as matrículas para o Curso de Piloto Privado e Aerodesportivo, com 25 vagas, prevista para iniciar em 19 de maio.
***
• O curso tem carga horária de 180 horas de aulas teóricas de segunda a sexta-feira, com duração prevista de três meses. O requisito mínimo é possuir 18 anos de idade e ensino médio completo. A grade curricular é composta pelas seguintes disciplinas: Meteorologia; Teoria de Voo; Navegação Aérea; Regulamentação de Tráfego Aéreo; e Conhecimentos Técnicos de Aeronave.
***
• Os valores e a matrícula podem ser verificados/feita em três lugares: WhatsApp da Aeroeduca: (95) 99158-5705;Perfil da Aeroeduca no Instagram; e Sede da Aeroeduca (Avenida Ville Roy, 7195, bairro São Vicente), de segunda a sexta-feira, das 15h às 22h.

Para embelezar a coluna, a roraimense Lidianne Cabral e aniversariante do último domingo, 4, a arquiteta Mayara Maranhão. – Foto: Acervo pessoal

POR FALAR NISSO…

# Nesta quarta-feira, 7, é Dia do Oftalmologista e Dia do Silêncio.

# Duas praias brasileiras figuram na lista das 50 melhores do mundo, segundo a World’s 50 Best Beaches, premiação mundial anual cujo ranking de 2025 foi divulgado no dia 29 de abril: o Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos fluminense, e a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha.

# O renomado artista plástico Lucas Arruda está fazendo história ao ser o primeiro brasileiro a ter uma exposição no Museu d’Orsay, em Paris. Sua mostra, que ficará em cartaz até 20 de julho; além de ser a primeira de um artista oriundo do Hemisfério Sul, é também a primeira a mesclar obras do passado com a arte contemporânea. As criações de Arruda estão em exibição ao lado de obras-primas de renomados impressionistas como Monet, Courbet, Pissarro e Sisley.

# A Prefeitura Municipal de Pacaraima realiza evento nos dias 8 e 9, quinta e sexta-feira respetivamente, na comunidade indígena de Ouro Preto.

# A Imperatriz Leopoldinense, escola de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, anunciou que o cantor Ney Matogrosso será o enredo da escola de samba no próximo carnaval. A escola de samba destacou que o desfile terá como missão mostrar a singularidade do artista no imaginário brasileiro.

Registro do Secretário-Executivo da Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Lavito Person Motta Bacarissa. – Foto: Eduardo Andrade

VIRALIZAR

• A galeria da fotógrafa Claudia Andujar em Inhotim, reconhecida por seu ativismo em prol da causa yanomami, inaugurou uma nova exposição em 26 de abril. A exposição na galeria Claudia Andujar está aberta de quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.
***
• A mostra apresenta obras de 21 artistas indígenas, incluindo Paulo Desana, e promove um diálogo entre gerações, unindo arte e ativismo. Edgar Xakriabá, por exemplo, documenta a luta indígena em protestos. A mostra inclui artistas menos conhecidos, como David Díaz Gonzales, que retrata mulheres indígenas, e Graciela Guarani, que apresenta o cotidiano da aldeia Guarani Kaiowá. Tayná Uráz traz retratos documentais da vida na aldeia Maracanã, no Rio de Janeiro. As obras de Andujar são dispostas ao lado dessas criações, ampliando a compreensão do seu trabalho.
***
• A exposiçãoficará em cartaz por tempo indeterminado, destaca a intersecção entre as obras de Andujar e as de artistas contemporâneos. Andujar, aos 94 anos, dedicou sua vida à luta pelos direitos yanomami, sendo fundamental na demarcação de suas terras em 1992. Ela é carinhosamente chamada de “mãe” pelos yanomami, segundo Davi Kopenawa, líder político da etnia.

FLOPAR

• Mulheres transgênero não poderão mais competir no futebol feminino na Inglaterra após uma mudança de política motivada por uma decisão da Suprema Corte do Reino Unido sobre o assunto, informou a Federação Inglesa de Futebol – FA, na última quinta-feira, 1º.
***
• A mais alta corte britânica decidiu em 16 de abril que apenas mulheres biológicas, e não transgênero, atendem à definição de mulher segundo as leis de igualdade, uma decisão histórica recebida com preocupação pelos apoiadores transgênero, mas elogiada pelo governo por trazer clareza.
***
• A decisão ocorre um mês após a FA decidir que mulheres transgênero podem continuar a jogar no esporte feminino, desde que mantenham seus níveis de testosterona abaixo de 5 n/mol por pelo menos 12 meses.

Marcando presença na coluna, o especialista da Estácio em Liderança e Coaching, Luís Ribeiro. – Foto: Divulgação

Veja também

Topo