Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Comemora aniversário nesta segunda-feira, 2, a roraimense Sophya Baptista, a quem dedicamos a coluna. – Foto: Acervo Pessoal.

Parceria

• A UNAMA Boa Vista firmou um convênio estratégico com o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) para atuar diretamente nos abrigos de refugiados venezuelanos.
***
• Com a parceria, a instituição torna-se a única de Roraima a realizar ações humanitárias e estágios acadêmicos voltados a esse público.
***
• A iniciativa integra estudantes de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, Nutrição e Enfermagem, que desenvolverão práticas de acolhimento, promoção da saúde e prevenção de doenças.

Bons tratos

• De 2 a 27 de fevereiro, a Assembleia Legislativa de Roraima recebe a mostra fotográfica “Cuidar, proteger e respeitar”, celebrando o primeiro ano do Programa de Bem-Estar Animal.
***
• A exposição conta com 24 fotos e frases educativas no Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos.
***
• As imagens destacam os marcos dos primeiros 12 meses do programa, incluindo ações de castração, chipagem e o suporte aos protetores independentes em todo o estado.

Regras

• A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou novas regras para a exploração da cannabis medicinal no Brasil, na última quarta-feira (28 de janeiro).
***
• A decisão amplia o acesso de medicamentos à base cannabis medicinal para pacientes prescritos.
***
• A resolução da diretoria colegiada autoriza a venda do fitofármaco canabidiol em farmácias de manipulação. O processo segue uma determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determina a definição de regras até 31 de março.

A jornalista Raynãa Fernandes é quem comanda o programa “Plenarinho em Movimento”, atração pioneira como programa de auditório na emissorada ALERR. – Foto: Eduardo Andrade

POR FALAR NISSO…

# Nesta segunda-feira, 2, é Dia de Iemanjá e Dia do Agente Fiscal.

# Comemoram aniversário nesta segunda-feira, 2: a piauiense Iracema Soares, Weber Negreiros e Adelaid Pereira.

# A Assembleia Nacional da França aprovou no dia 26 de janeiro (segunda-feira), proposta que proíbe o acesso de crianças e jovens menores de 15 anos às redes sociais, em meio a crescentes preocupações sobre bullying online e riscos à saúde mental.

# O toxicologista Carlos Damin alerta para os perigos das bolsas de nicotina, novo produto sem fumaça que virou febre entre jovens. O especialista contesta a estratégia da indústria do tabaco, que promove o item como ‘redução de danos’, ressaltando que o alto poder viciante da substância permanece um risco central.

# Sob a coordenação da Superintendência de Comunicação, a Assembleia Legislativa de Roraima lançou em 30 de janeiro o programa “Plenarinho em Movimento”. Conduzido pela jornalista Raynãa Fernandes, a atração é pioneira como programa de auditório na emissora, focando na integração entre informação e cultura para debater questões sociais fundamentais com a sociedade.

Em pose exclusiva para a coluna, o talentoso chef de cozinha Ronny Gomez (@alejandrovvvv) é quem comanda o variado menu do Las Casas, localizado em Santa do Uairen. – Foto: Acervo Pessoal

VIRALIZAR

• O anticorpo monoclonal nirsevimabe (comercializado como Beyfortus pela Sanofi) chega ao SUS em fevereiro para combater a bronquiolite infantil.
***
• A imunização será destinada a bebês prematuros (nascidos com menos de 37 semanas) com até 6 meses de vida, independentemente do peso, e crianças de até 2 anos com comorbidades graves — como cardiopatias, doenças neuromusculares, fibrose cística ou síndrome de Down.
***
• Segundo o Ministério da Saúde, o medicamento será aplicado durante todo o ano, preferencialmente ainda na maternidade ou internação neonatal. Bebês nascidos a partir de agosto de 2025 que completarem 6 meses no início de 2026 também permanecem elegíveis.

FLOPAR

• O Brasil bateu um recorde amargo em 2025. Foram mais de 4,1 milhões de brasileiros afastados de seus postos por saúde — um aumento de 15% em apenas um ano.
***
• O “vilão” número um continua sendo a dor nas costas (dorsalgia), responsável por 237 mil licenças, seguida de perto por problemas de coluna e fraturas.
***
• Mas o sinal vermelho mais forte vem da mente: a combinação de ansiedade e depressão já afasta mais de 290 mil profissionais, um número que não para de subir e acende o alerta para o bem-estar corporativo.

Em recente celebração, o amigo Joris Martins. – Foto: Acervo Pessoal

Veja também

Topo