
E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

Convênio
• O Instituto de Previdência de Roraima e a Geap Autogestão em Saúde celebraram a renovação do convênio que assegura plano de saúde aos servidores do órgão.
***
• A novidade traz um reforço importante: o Iper realizará um aporte único de R$ 216 mil, medida que fortalece a sustentabilidade financeira do atendimento no médio e longo prazo.
***
• Firmado inicialmente em 2022, o acordo foi atualizado para atender às exigências da legislação vigente. As mudanças contemplam ajustes nas cláusulas e, principalmente, nos critérios que definem os beneficiários aptos a participar do convênio.
Ancestralidade
• Um crânio hominídeo com “chifres” datado de 300 mil anos atrás, descoberto em uma caverna na Grécia, pode ser um exemplar de uma espécie distinta de ancestral humano que viveu ao lado dos Neandertais, segundo um estudo publicado na Journal of Human Evolution.
***
• O fóssil, conhecido como “Homem de Petralona”, foi descoberto em 1960 incrustado na parede da Caverna de Petralona, no norte da Grécia. Desde então, sua origem dividia especialistas, que não conseguiam determinar com clareza a idade ou a que espécie pertencia.
***
• Uma nova análise com a técnica de datação por série de urânio permitiu estimar que o calcário que recobre o crânio tem cerca de 277 mil anos, segundo o jornal NY Post.
Ancestralidade II
• Os resultados indicam que o indivíduo viveu no período Pleistoceno, provavelmente pertencente ao grupo Homo Heidelbergensis, espécie distinta tanto do Homo Sapiens quanto dos Neandertais, mas incluída no mesmo gênero.
***
• Pesquisas anteriores já apontavam que esse grupo teria se desenvolvido na África há cerca de 600 mil anos, com algumas populações migrando para a Europa cerca de 500 mil anos atrás. No continente europeu, parte delas teria evoluído para os Neandertais, enquanto na África deram origem aos humanos modernos.
***
• Chris Stringer, paleoantropólogo do Museu de História Natural de Londres e um dos autores do estudo, destacou que a descoberta “reforça a persistência e a convivência dessa população ao lado da linhagem Neandertal no Médio Pleistoceno Europeu”. Ele acrescentou que, pelo tamanho e robustez do fóssil, o indivíduo seria um homem jovem adulto.
Garimpo
• Dados inéditos de monitoramento do Greenpeace Brasil revelam que, no primeiro semestre de 2025, o garimpo foi forçado a recuar em todas as terras indígenas alvos das operações de desintrusão sob a coordenação do Ministério dos Povos Indígenas.
***
• Nas TIs Yanomami e Munduruku, a redução foi de 95,18% e 41,53%, respectivamente, quando comparadas ao mesmo período do ano passado.
***
• Apesar da TI Kayapó ter registrado um aumento de 1,93%, o território não registrou a abertura de novas áreas de garimpo após o início da desintrusão em maio. Em junho, a abertura de novas áreas de garimpo nos três territórios chegou a zero.

POR FALAR NISSO…
# Nesta terça-feira, 2, é Dia do Repórter Fotográfico.
#Estão aniversariando nesta terça-feira, 2: o economista Sérgio Pillon, o juiz Euclydes Calil Filho, Pedro Araújo Sobrinho e o vereador de Rorainópolis Rildo Ferreira da Costa.
# A Semana Estadual de Combate e Prevenção ao Alcoolismo em Roraimaserá realizada de 1º a 7 de setembro. Mas o papel da ALE-RR vai além de criar normas e, na prática, oferta acolhimento a quem enfrenta o vício e deseja recomeçar.
# Desenvolvido pela Secretaria Especial da Mulher do Poder Legislativo, o Centro Reflexivo Reconstruir surgiu em 2016 com a proposta de conscientizar sobre a violência de gênero – por meio de palestras especializadas – e ressocializar homens agressores, sejam eles encaminhados pela Justiça ou que buscavam ajuda por conta própria. Quem tiver interesse em participar do grupo, pode se dirigir à sede da Secretaria Especial da Mulher, localizada na avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida, em Boa Vista. Informações sobre as reuniões também podem ser obtidas pelo WhatsApp (95) 98402-0502 ou pelo e-mail [email protected].

VIRALIZAR
• O Rio de Janeiro é palco do XIII World Congress on Alternativesand Animal Use in the Life Sciences- WC13 Rio-2025, de 31 de agosto a 4 de setembro (quinta-feira), no Centro de Convenções SulAmérica.
***
• O evento, que reúne mais de 800 cientistas nacionais e internacionais, destaca uma inovação brasileira: a produção de colágeno de jumentos em laboratório, evitando o abate desses animais.
***
• No Brasil, a população de jumentos caiu 94% nas últimas três décadas, de 1,37 milhão em 1996 para cerca de 78 mil atualmente. A principal causa é o abate para extração de pele, exportada para a Ásia e usada na produção do ejiao, colágeno valorizado na medicina tradicional chinesa.
FLOPAR
• O empresário René da Silva Nogueira Júnior, que matou o gari Laudemir de Souza Fernandes, pesquisou no celular palavras chave como “gari” e o nome da rua em que o crime ocorreu, logo após o episódio.
As informações foram repassadas pela Polícia Civil de Minas Gerais, em coletiva realizada na última sexta-feira, 29.
***
• René vai responder pelos crimes de homicídio duplamente qualificado, ameaça contra a motorista do caminhão de lixo e porte ilegal de arma de fogo. De acordo com as informações da Policia Civil, os três crimes cometidos por Renê têm pena máxima de 35 anos.
***
• A esposa do empresário, delegada Ana Paula Lamego Balbino, foi indiciada pelo porte legal da arma de fogo, de uso permitido. Pela lei, ela não tem autorização para “ceder” ou “emprestar ” o armamento.




