Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein

Em foto família: Maria das Dores dos Santos Pereira, a Dora e a sua neta Anna Flávia Pereira de Souza. – Foto: Acervo Pessoal

Mundos indígenas

• A UFRR recebe entre os dias 20 e 23 de agosto de 2024, a quinta edição do Congresso Internacional Mundos Indígenas – V COIMI.
***
• O evento tem programação composta por simpósios temáticos, exposições artísticas e culturais, minicursos, mesas-redondas, entre outras atividades.
***
• Voltado para professores, pesquisadores, estudantes, indigenistas, organizações indígenas e demais interessados, o objetivo do evento é ampliar diálogos, integrar as universidades brasileiras do Norte do Brasil que apresentam trabalhos sobre as questões indígenas. Conforme os organizadores, a edição de 2024 observa a importância e busca construir caminhos para pensar sobre a educação, cultura e as artes verbais indígenas, além da ancestralidade e perspectivas para o bem-viver desses povos.

Mundos indígenas II

• A programação trará destaque a pesquisas e aos pesquisadores que se envolvem com as questões indígenas. Entre alguns assuntos que serão debatidos durante o evento estão temáticas que envolvem a educação escolar, saúde, arte e literatura indígena, história dos povos ancestrais, linguagem e artefatos verbais indígenas, entre outros assuntos.
***
• Além disso, o V COIMI terá uma programação cultural com exposições artísticas, fotográficas como a exposição “Peles em papel” de Duarte Yanomami, Loretta Emiri, Jorge Macêdo com curadoria de Isabel Fonseca, lançamentos/vendas de livros, conversa com autores e mostra de cinema. Também ocorrerão apresentações musicais com a presença da Orquestra Música sem Fronteiras, da Banda Sociedade de Esquina, Banda Kruviana e Banda GuyBras.
***
• O evento reunirá em sua programação diversos pesquisadores, professores, lideranças indígenas, ativistas, artistas e escritores. Entre os convidados estão a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana, a liderança indígena, Davi Kopenawa, a ativista guarani, co-assistente da Comissão Guarani Yvyrupa e membro da comissão de direitos humanos do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Geni Núñez, a professora da Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, Brigitte Thiérion, a coordenadora geral de educação escolar indígena (CGEEI) do Ministério da Educação, Rosilene Tuxá, entre outros.

Mundos indígenas III

• O V Congresso Internacional Mundos Indígenas inicia na manhã de terça-feira, 20, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF/UFRR).
***
• O encerramento desta edição ocorrerá na comunidade indígena Tabalascada com apresentação de pôsteres, relatos de egressos indígenas no ensino superior e pós-graduação, além de almoço e conferência de encerramento.

São sabores

• O sabor e suculência inigualáveis da picanha brasileira conquistou o 1º lugar da lista de 100 melhores pratos do mundo.
***
• O ranking foi divulgado na última terça-feira, 12, pelo guia Taste Atlas.
***
• O tradicional corte de carne brasileiro recebeu a nota 4,75 de 5 possíveis em avaliações de usuários do site e ficou à frente do Roticanai, da Malásia, e do Phatkaphrao, da Tailândia. Outras comidas brasileiras aparecem entre as 100 melhores: o vatapá ficou em 16º (nota 4,61), o escondidinho apareceu em 58º (4,52) e o tutu de feijão ocupou o 93º lugar (4,49).

São sabores II

• O ranking do Taste Atlas é feito com base em votos de usuários do site e de um mecanismo que busca diferenciar votos legítimos e inválidos por meio do comportamento do usuário na internet.
***
• Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), apontam, que em 2022, a gastronomia foi o terceiro principal motivo da realização de viagens em todo o planeta.
***
• A carne bovina brasileira é conhecida em todo o mundo e não é à toa. O Brasil produz 9,7 milhões de toneladas de carne bovina por ano e exporta cerca de 25% para centenas de países, seguindo os padrões mais rigorosos e de qualidade do mercado.

São sabores III

Os 10 melhores pratos do mundo: Picanha (Brasil), Roticanai (Malásia), Phatkaphrao (Tailândia), Pizza napolitana (Itália), Guotie (China), Khaosoi (Tailândia), ButterGarlicNaan (Índia), Tangbao (China), Shashlik (Rússia) e Phanaeng Curry (Tailândia).

Lançamento

• O Campus Boa Vista Zona Oeste do IFRR será na terça-feira, 20, às 14h30, palco do lançamento do livro Refração: livro de contos de ficção afro-indígenas futuristas, escrito por pessoas negras e indígenas, da escritora roraimense Sineide Macuxi, o qual fala sobre sonhos e tempos.
***
• O livro é ecológico, confeccionado com material reciclável e em formato de jornal.
***
• O evento ocorre no encerramento do projeto de extensão “Literaturas indígenas e a força da ancestralidade no ensino das relações etno-raciais”.

Recursos

• O Basa e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome assinaram na segunda-feira, 19, na sede do banco, em Belém, protocolo de intenções relativo ao lançamento do programa de microcrédito “Basa Acredita”, voltado para empreendedores populares informais do campo e da cidade.
***
• Por meio da iniciativa, os micros e pequenos empreendedores da Amazônia poderão contar com taxas atrativas e limites de crédito de até R$ 21 mil.
***
• Inicialmente, o Basa vai disponibilizar mais de R$ 660 milhões para essa linha de crédito. Os recursos são predominantemente oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e estarão disponíveis a todos os usuários do CadÚnico que possuem uma atividade produtiva.
***
• O micro e pequeno empreendedor pode procurar uma das agências tradicionais do banco para receber as primeiras orientações, ou buscar os postos específicos desse tipo de atendimento, que serão 70 em todo o Estado até o final do mês de outubro. Os endereços podem ser consultados no site do Basa.

Entre os convidados do V COIMI, consta a liderança indígena, Davi Kopenawa. – Foto: Divulgação

POR FALAR NISSO…

# Nesta terça-feira, 20, é Dia dos Maçons.

# Estão aniversariando na terça-feira, 20: a defensora pública Drª Elceni Diogo da Silva, o deputado estadual Antônio Eduardo Filho, o Odilon e o ex-vereador de Iracema Gabriel de Queiroz Carvalho.

# Vem aí a 2ª edição do evento Forró na Tribo, nos dias 27 e 28 de setembro, na comunidade Nova Esperança, em Pacaraima. Por lá, apresentações da banda Rabo de Vaca, Zerbine Araújo, Pepe Marques e Pegada Quente.

# A croata Marija Zadravec, estrela do entretenimento adulto conhecida profissionalmente como Sweet Mery, confirmou que defenderá seu título na segunda edição do infame Campeonato de Sexo promovido pela Federação Sueca do Sexo, que começa no dia 28 de setembro, em Estocolmo.

# Com pesar informamos o falecimento na segunda-feira, 19, do senhor Aquiles Moura Dias (Brasil), patriarca de tradicional família do município do Uiramutã. O sepultamento se deu na terça-feira, 20, no Cemitério Parque Campo da Saudade, em Boa Vista.

O click de Cleiton Souza, que atualmente vive em San Antonio, estado do Texas, nos Estados Unidos da América. – Foto: Acervo Pessoal

VIRALIZAR

• Na manhã da última terça-feira, 13, a Câmara Municipal de Curitiba (PR) aprovou, por unanimidade, um projeto de lei que torna obrigatória a denúncia de casos de maus-tratos a animais ocorridos em condomínios residenciais e comerciais da capital.
***
• Com 29 votos favoráveis, a proposta foi amplamente discutida antes de chegar ao plenário, contando com a participação de síndicos, protetores e tutores de animais.
***
• O projeto estabelece que síndicos ou administradoras de condomínios são responsáveis por comunicar às autoridades policiais qualquer crime relacionado a maus-tratos a animais. Caso a comunicação não seja realizada dentro do prazo estipulado, que é de 24 horas após a ocorrência ou constatação de indícios de maus-tratos, os responsáveis pelo condomínio poderão ser indiretamente responsabilizados pela omissão.

FLOPAR

• Uma menina de 13 anos foi vítima de estupro coletivo durante um encontro com o “suposto” namorado, de 15, em Praia Grande (SP). A jovem conheceu o rapaz em uma rede social.
***
• A delegada Lyvia Cristina Bonella, da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), alertou sobre a importância de pais e responsáveis fiscalizarem os celulares dos filhos. Antes de a família descobrir sobre crime, por meio da mãe de uma colega da adolescente, ela havia ficado dois dias sem dar notícias. O desaparecimento foi levado à polícia.
***
• Neste período, a menina foi estuprada por pelo menos 10 homens em três locais diferentes no bairro Vila Sônia. Um homem de 18 anos já foi preso, e outros quatro adolescentes menores de idade foram identificados.

Nesta terça-feira, 20, às 14h30, acontece o lançamento no Campus Boa Vista Zona Oeste do IFRR do livro “Refração: livro de contos de ficção afro-indígenas futuristas, escrito por pessoas negras e indígenas”, da escritora roraimense Sineide Macuxi. – Foto: Acervo Pessoal

Veja também

Topo