Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: [email protected]
Instagram: @marcioweissenstein

A cientista política Geyza Pimentel foi uma das participantes do podcast “Combate à intolerância ideológica”, produzido pela TV Assembleia. Gravado nos estúdios da Rádio Assembleia (FM 98.3) e transmitido ao vivo também pelo YouTube (@assembleiarr), na última segunda-feira,22. – Foto: Marley Lima

Economia criativa

• Acontecerá no próximo sábado, 27, o I Festival Coisas das Hermínias, das 8h às 12h, no Colégio Estadual Militarizado Doutor Hitller Brito de Lucena, no bairro Nova Cidade.
***
• Um encontro cultural que homenageia as mulheres roraimenses, empreendedoras, criativas, guerreiras e resilientes, que em meio ao anonimato – fazem da arte o seu principal meio de vida. Feiras criativas, oficinas, palestras, apresentações culturais, entre outras atrações marcarão a realização do evento.
***
• Com recurso financiado pela Política Nacional Aldir Blanc, programa do Governo Federal, executado pelo Ministério da Cultura (MEC) – o festival é gratuito e será aberto ao público.

Novidades

• A Escolegis abriu na última segunda-feira, 22, até o dia 26, inscrições com 45 mil vagas para 136 cursos na modalidade à distância, para o mês de outubro.
***
• Desses, dez são novidades, como: Redação Oficial e Técnicas de Relatórios; Assistente Virtual: como oferecer serviços remotos; Assistente Contábil; Aplicação de Técnicas de Vendas; Automação de Processos com ChatGPT; ChatGPT e ferramentas de IA para Produtividade; Ferramentas Google; Introdução ao Excel para Negócios; Introdução ao Power BI; e Segurança da Informação e Cibersegurança.
***
• As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site oficial da Assembleia Legislativa de Roraima: al.rr.leg.br. Qualquer pessoa acima de 14 anos de idade pode se inscrever e cada candidato pode se matricular em até três cursos. Basta fazer um cadastro na plataforma e participar. As aulas ocorrem no período de 1º a 30 de outubro.

Prorrogação

• O III Simpósio do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde prorrogou o prazo para submissão de trabalhos até sexta-feira, 26.
***
• Interessados podem fazer o envio dos trabalhos por meio da página do Seminário. As modalidades de apresentação de trabalhos estão divididas em comunicação oral ou banner e os trabalhos devem estar alinhados com os três eixos temáticos do evento. São eles: “Vigilância, Epidemiologia e Promoção da Saúde”, “Saúde e diversidade socioambiental na Amazônia” e “Gestão de Políticas Públicas e Inovação Tecnológica em Saúde na Amazônia”.
***
• O evento ocorrerá entre os dias 07 e 09 de outubro com atividades no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) e no prédio do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (Pronat). Conforme a organização do evento, os trabalhos aprovados serão publicados na Revista Health and Diversity Journal.

Financiamento

• A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji vai financiar três reportagens investigativas sobre temas ligados ao meio ambiente e à atuação de defensores ambientais, com foco na região da Amazônia Legal.
***
• As inscrições foram prorrogadas até sexta-feira, 26, e serão selecionadas propostas de reportagens em diferentes formatos — texto, vídeo ou áudio — que tenham relevância social, originalidade e viabilidade de execução dentro das regras do edital.
***
• Os(as) jornalistas selecionados(as) receberão apoio financeiro de até R$ 15 mil, além de mentoria técnica e treinamento em segurança, quesito obrigatório no programa. Além disso, também estão abertas as inscrições para jornalistas experientes que atuarão como mentores dessas reportagens. Cada mentor(a) receberá R$ 5 mil pelo trabalho, que terá até 10 horas de duração, com prazo final de mentoria até 31 de janeiro de 2026, quando as reportagens devem ser publicadas.

Registro da responsável pelo I Festival Coisas das Hermínias, Débora Cristina Sousa. – Foto: Divulgação.

POR FALAR NISSO…

# Nesta quinta-feira, 25, é Dia Nacional do Rádio e Dia Nacional do Trânsito.

# Comemoram aniversário nesta quinta-feira, 25: Semaias Alexandre Silva, Nilvan Souza dos Santos, a médica Marília Pinto, José Diego da Silva e Romero Braga.

# Deu na coluna do Lauro Jardim que o primeiro dos dois volumes da biografia de Leonel Brizola será lançado em março de 2026, pela Companhia das Letras. O livro foi escrito por Karla Monteiro, que também assina a impecável biografia de Samuel Wainer (“O homem que estava lá”).

# Vem aí o evento Canto na Selva – Tradição, Toada e Encanto, no dia 11 de outubro de 2025, a partir das 17h, no Parque Anauá. O objetivo é resgatar o movimento Boi Bumbá que aconteceu nos anos 90, em Boa Vista.

# O Ministério da Saúde vai oferecer o implante contraceptivo Implanon no SUS. Segundo a pasta, o dispositivo tem vantagens como a longa duração, de três anos e a alta eficácia.

Em pose descontraída no Mormaço Cultural 2025, o casal Carlos Alberto Brito e Shirley Cabral de Brito. – Foto: Willame Sousa

VIRALIZAR

• Ser bem atendido é uma característica que muitas pessoas consideram, algo que ficou evidente em uma pesquisa realizada pela Abrasel em parceria com o Sebrae sobre a preferência dos consumidores.
***
• Segundo o levantamento, a cordialidade e a educação dos atendentes é o segundo critério mais adotado pelos clientes na hora de escolher um bar ou restaurante (17%), perdendo somente para limpeza e higiene (32,4%).
***
• Esse comportamento reforça a importância da qualificação de quem está na linha de frente no atendimento: os garçons, e a partir disso, a Associação lançou a cartilha gratuita“ Garçom Nota 10”. O objetivo do material é valorizar esses profissionais e apoiar em sua capacitação, a partir de guia prático com orientações sobre como elevar o padrão de atendimento, agradar clientes e contribuir para o sucesso dos estabelecimentos.

FLOPAR

• Novas diretrizes do Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas desaconselham o uso de cannabis por mulheres grávidas, planejando engravidar ou amamentando, devido a riscos neurocognitivos e comportamentais para a criança.
***
• Estudos indicam aumento de partos prematuros e baixo peso ao nascer.

Marcando presença na coluna, Iullo Barreto, diretor do Programa do Bem-Estar Animal da ALERR. – Foto: Marley Lima

Veja também

Topo