Muitas pessoas sonham com um carro novo. Afinal de contas, são tantos modelos lançados todos os dias, não é mesmo? Sem contar que, atualmente, temos os modelos elétricos e híbridos que estão ganhando um bom espaço no mercado. Para termos ideia, este segmento fechou 2023 com as vendas acima de 90% a mais que em 2022.
Mas qual será o modelo ideal que devemos comprar sem sair do orçamento? Esta é a principal pergunta que deve ser realizada sempre que pensarmos em um carro novo. Afinal de contas, escolhermos um carro que não teremos condições de pagar pode gerar outros problemas. Por isso, listamos neste texto alguns pontos para serem analisados enquanto você busca pelo seu veículo ideal.
O que preciso analisar antes de comprar um veículo?
A decisão de comprar um veículo vai além apenas de pensar no valor do financiamento. Afinal, um carro pode trazer diversos custos, inclusive, aqueles que fogem do nosso orçamento mensal, como um seguro auto, por exemplo. Portanto, é preciso ter cautela e pé no chão antes de bater o martelo e assinar o contrato.
É importante realizar uma análise completa para garantir que você faça a escolha certa para suas necessidades e se tudo cabe no seu bolso.
Separamos algumas áreas que você deve analisar:
1 – Como está o seu orçamento
A primeira análise que devemos fazer é no nosso orçamento, já que precisamos entender se teremos condições de absorver o custo do automóvel.
Devemos levar em consideração não apenas o preço de compra, mas também os custos adicionais, como manutenção, combustível, dentre outros.
2 – Valor do seguro do veículo
Não dá para tirar o carro da loja e deixar o carro sem seguro, não é mesmo? Então, se você já sabe mais ou menos o modelo que está procurando, faça pesquisas de preços. Existem várias opções de seguro automotivo online para você cotar e ter uma ideia de coberturas, verificando quanto custará a cobertura do veículo.
Vale lembrar que ter um seguro de carro não é importante apenas para situação de roubo ou furto. Caso o veículo dê um problema mecânico, por exemplo, você terá todo o suporte da seguradora com ajuda de guincho, se for necessário.
3 – Entenda qual modelo atende às suas necessidades
Decida qual tipo de veículo atende melhor às suas necessidades, considerando os seguintes fatores: tamanho, capacidade de passageiros, espaço de carga, terreno de condução (estrada, cidade, off-road), e como será a utilização no dia a dia (trabalho, lazer, familiar).
Esta definição ajudará bastante a eliminar aqueles modelos que não serão úteis para a sua demanda.
4 – Novo ou usado
Avalie os prós e contras de comprar um veículo novo versus um veículo usado. Carros novos geralmente têm garantia de fábrica e menos probabilidade de problemas mecânicos, mas tendem a ser mais caros. Carros usados geralmente são mais acessíveis, mas podem exigir mais manutenção.
5 – Consumo de combustível
Considere o consumo de combustível do veículo e como isso afetará seus custos operacionais a longo prazo. Veículos mais eficientes em termos de combustível podem economizar dinheiro com o tempo.
6 – Valor de revenda
Claro que quando compramos um carro novo não estamos querendo vender. Porém, é legal pensar em qual seria o valor de revenda do veículo ao longo do tempo. Alguns modelos mantêm seu valor melhor do que outros, o que pode ser importante se você planeja vender ou trocar o veículo no futuro. Dê uma olhada na tabela Fipe, por exemplo, para entender como é o preço aplicado no modelo escolhido e se ele tem sofrido muitas variações.
7 – Reputação da marca e modelo
Não dá para escolher o carro apenas porque é bonito. Portanto, faça uma pesquisa sobre a reputação da marca e do modelo do veículo em termos de confiabilidade, durabilidade e satisfação do proprietário. Avaliações de proprietários, avaliações de especialistas e pesquisas de confiabilidade podem fornecer informações úteis nesse aspecto.
Se você conseguir fazer a análise destes aspectos antes de finalizar a compra do carro novo, podemos dizer que estará mais bem preparado para encontrar o veículo ideal e, principalmente, que atenda às suas necessidades e, claro, as suas expectativas.