SOS Rio Grande do Sul: após missão em apoio ao povo gaúcho, bombeiros retornam a Roraima

A equipe composta por 15 bombeiros militares especialistas em diversas áreas de salvamento, enfrentou uma longa jornada para auxiliar a população gaúcha. – Fotos: Secom-RR

A equipe do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) que se encontrava na Missão SOS Rio Grande do Sul, retornou a Roraima na manhã desta sexta-feira, após 37 dias de operativo e logística.

A equipe composta por 15 bombeiros militares especialistas em diversas áreas de salvamento, enfrentou uma longa jornada para auxiliar a população do Rio Grande do Sul, que enfrenta uma das maiores catástrofes naturais da história do Estado e do País.

A equipe saiu do Rio Grande do Sul no dia 4 de junho em um avião cargueiro da Força Aérea Brasileira, transportando as três picapes e o caminhão da corporação militar rumo a Brasília (DF). Depois, a equipe pegou a estrada e iniciou o deslocamento, chegando a Roraima nesta sexta-feira, 14.

Os militares foram recebidos no Palácio Senador Hélio Campos pelo vice-governador Edilson Damião, pelo comandante-geral do CBMRR, coronel Anderson Carvalho de Matos e autoridades, além dos familiares.

O tenente-coronel Gelbesson Pinheiro, comandante da missão, enalteceu o trabalho realizado pela equipe.

“Nos deparamos com muitas dificuldades, o clima muito atípico ao nosso. Pegamos temperaturas abaixo de zero, e esse mérito todo é dessa equipe que está em forma, e por isso os parabenizamos”, declarou.

O coronel Anderson Carvalho relatou a satisfação de o Estado de Roraima ter apoiado a população gaúcha.

“É muito gratificante ter essa oportunidade de mostrar nossa solidariedade, desde os primeiros dias já desenvolvemos o planejamento e sabíamos que íamos enfrentar muitos contratempos, mas a missão foi cumprida com êxito”, declarou.

O vice-governador Edilson Damião destacou a capacidade técnica dos militares empenhados. “Os bombeiros roraimenses estão preparados para cumprir qualquer missão e isso ficou comprovado com o excelente trabalho humanitário realizado no Rio Grande do Sul. Por isso nosso muito obrigado”, finalizou.

Missão

A equipe do Corpo de Bombeiros, autorizada pelo Governo do Estado, embarcou na importante missão no dia 9 de maio rumo à cidade de Porto Alegre, que se encontrava arrasada pelas chuvas dos últimos dias.

Com o objetivo de prestar auxílio ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul nas ações emergenciais de socorro à população, o comboio partiu em três caminhonetes e um caminhão levando equipamentos de mergulho, embarcações, materiais de salvamento, além de esperança à população.

A equipe chegou a Porto Alegre no dia 17 de maio e, já no dia seguinte, iniciou os trabalhos de busca atuando em quatro frentes em Caxias do Sul, a procura de vítimas que ainda se encontravam desaparecidas.

Posteriormente, a equipe também atuou nos municípios de Vacaria e Bento Gonçalves. Ao decorrer de 15 dias, a equipe de Roraima trabalhou incansavelmente nas regiões afetadas por inundações e deslizamentos de terra, vindo a localizar o corpo de uma vítima.

No dia 31 de maio, a equipe de Roraima concluiu seus trabalhos no Rio Grande do Sul e deu início à preparação para o retorno para a capital roraimense, finalizando a operação com uma emocionante recepção realizada pelos familiares no Palácio Senador Hélio Campos.

Abaixo, os nomes dos guerreiros que participaram da missão:

Tenente-coronel Gelbesson (chefe da missão)

Major Natan

Major Terra

Capitão Crispim

Capitão Patrick

1º Tenente Sérgio Auler

2º Tenente Armando

2º Tenente Gilmar

Subtenente Erberson

1º Sargento Pinheiro

1º Sargento Jean Silva

1º Sargento Negreiros

3º Sargento Cássio Santos

3º Sargento Jocimar

3º Sargento Neilton

Raustman Gondim

Veja também

Topo