
Durante fiscalização na Unidade Básica de Saúde Aygara Mota, no bairro Cidade Satélite, o vereador Ítalo Otávio (Republicanos) constatou que uma enorme lista de medicamentos estão em falta na UBS.
Estão em falta analgésicos; remédios para anemias e para enxaquecas; remédios para doenças respiratórias; antibióticos; remédios para pressão arterial; medicamentos usados para tratar infecções; remédios para náuseas; para alergias; faltam suplementos alimentares e muitos outros relacionados em ofício pelo parlamentar a ser encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde.

“A lista é grande, praticamente remédios que são demandados todos os dias pelos pacientes. São centenas de pessoas atendidas e muitas nem conseguem continuar o tratamento por causa dos medicamentos que não estão disponíveis na farmácia. Um absurdo”, exclamou o Vereador.
A UBS estava superlotada durante a visita que ocorreu na noite de segunda-feira, 7. Pessoas, entre pacientes e acompanhantes estavam em pé na espera pelo atendimento. Em conversa com o vereador, alguns relataram que chegaram 16h e foram atendidos às 20h30.

“Fiz as indicações para que alguns postos de saúde funcionassem nesse período noturno e o Poder Executivo atendeu. O que vemos é que mesmo com a ampliação do horário, a Prefeitura precisa dar celeridade no pleno funcionamento da UBS do Vila Jardim para desafogar o fluxo e melhorar a qualidade do atendimento”, explicou Ítalo.
Outro ponto observado pelo parlamentar é a falta de segurança. O que foi relatado é que tanto a população em geral, quanto servidores precisam da presença da Guarda Municipal no local. Há relatos de furtos de bicicletas dentro da unidade.
As demandas serão encaminhadas ao poder público para devidas providências.

