Tarde das Profissões: alunos da Escola Estadual Luiz Rittler de Lucena apresentam opções de carreira no mercado de trabalho

Nova matéria incentiva os estudantes a desenvolverem um plano pessoal com objetivos, metas e ações para a vida. – Fotos: Arquivo/Escola Estadual Rittler de Lucena

A Escola Estadual Luiz Rittler de Lucena realiza nesta terça-feira, 19, a 2ª Edição da Tarde das Profissões. A partir das 13h30, todos os alunos do 1º ano do Ensino Médio apresentarão várias opções para o ingresso no mercado de trabalho. O Centro Universitário Estácio da Amazônia e a Unama (Universidade da Amazônia) são parceiros do projeto.

A proposta faz parte da disciplina Projeto de Vida do novo Ensino Médio que foi implementada pelo professor Felipe Kelson no ano passado. A nova matéria incentiva os estudantes a desenvolverem um plano pessoal com objetivos, metas e ações para a vida, considerando aspectos como a carreira, educação, relacionamentos, saúde, crescimento pessoal e as realizações.

“A cada tema trabalhado é plantado uma semente de esperança nos alunos fazendo eles entenderem que a melhor escolha para o futuro ainda é os estudos e isso inclui a busca de algo melhor para si”, destacou Kelson.

Cada turma teve a missão de pesquisar uma carreira e fazer uma apresentação sobre ela utilizando elementos como a caracterização de roupa utilizada pelo profissional, caso houver, além de decorar a sala com o tema escolhido. Ao todo 450 alunos estão envolvidos na programação que irã abordar cerca de 15 profissões.

Sabendo que esse momento de escolher qual caminho seguir profissionalmente é muito importante, a gestora da instituição, Ângela Leite, teve a ideia de transformar os alunos em protagonistas desse processo ao invés de trazer profissionais de fora. Com isso, estimular o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, oratória e trabalho em equipe enquanto os guiam nessa escolha.

“Temos o aluno como principal e queremos mostrar a infinidade de profissões disponíveis no mercado de trabalho, tendo o professor como orientador nesse momento que eles estão iniciando que é o ensino médio. Para que quando for fazer um vestibular saiba escolher a profissão que ele irá fazer futuramente. explicou a gestora.

Para incentivar os alunos a engajarem no projeto, as duas turmas destaque ganharão um balde de sorvete. Serão avaliados apresentação, performance, vestimenta e sala temática.

Bárbara Araújo

Veja também

Topo