
A Escola Estadual Girassol inaugurou nesta segunda-feira, 22, a Estação Ambiental Online Girassol, um projeto inovador que une ciência, tecnologia, sustentabilidade e educação ambiental. Desenvolvida pelos próprios estudantes da unidade, a estação utiliza sensores eletrônicos, energia solar e tecnologia da IoT (Internet das Coisas) para monitorar e disponibilizar, em tempo real, dados sobre as condições ambientais da região.
Durante a cerimônia de inauguração, os alunos apresentaram o funcionamento da estação e explicaram como os sensores realizam a coleta de informações, que podem ser acessadas pela comunidade por meio de um painel online disponível via QR Code.
A estação realiza o monitoramento de diversos indicadores ambientais, como temperatura e umidade do ar, pressão atmosférica, índice de radiação ultravioleta, luminosidade, precipitação pluviométrica, qualidade do ar, poluição sonora e nível da bateria alimentada por energia solar.
Para a gestora da Escola Girassol, professora Elisângela Viana, a iniciativa representa um importante avanço na integração entre teoria e prática no ambiente escolar.
“Nossos alunos trabalham neste projeto há quatro meses. Ele já passou por todas as turmas, manhã e tarde. Toda a escola conhece a iniciativa. O projeto dá autonomia para os estudantes entenderem as estações do ano e os riscos dos raios. Agora mesmo explicamos que este período está muito quente e perigoso. E o benefício não é só para os alunos. A comunidade inteira ganha, porque o material fica exposto e qualquer pessoa que acessar o QR Code terá acesso a esse conhecimento”, destacou.
Além da inauguração da estação, a programação contou com uma ação educativa sobre os riscos da exposição excessiva à radiação ultravioleta, com orientações à comunidade escolar e distribuição de materiais informativos e protetor solar, reforçando a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde.
O professor orientador do projeto, Antônio Leitão, ressaltou que a experiência permitiu aos alunos desenvolver conhecimentos em diferentes áreas do saber.
“O projeto foi fantástico. Uma experiência marcante para os docentes da escola, porque ele une pilares essenciais: educação para a formação do cidadão, tecnologia e sustentabilidade. E ainda permite trabalhar educação fiscal, já que foi desenvolvido com materiais recicláveis”, explicou.
A Estação Ambiental Online Girassol passa a integrar as ações pedagógicas da escola, servindo como ferramenta permanente para pesquisas, projetos científicos e atividades de educação ambiental desenvolvidas pelos estudantes.

Entre os participantes do projeto está a estudante Sama Loise dos Santos, que comemorou a entrega da estação à comunidade escolar.
“Para mim foi muito bom. Aprendi muito nesse processo. O projeto vai além dos dados: ele traz conscientização. Na prática, aprendemos sobre saúde, tecnologia, sustentabilidade e ciências”, afirmou.
Os alunos já possuem experiência em automação e robótica, e há quatro meses vêm se dedicando a este novo projeto. O empenho e a evolução do trabalho renderam frutos: como consequência, a equipe foi selecionada para concorrer na 32ª edição da Fecirr (Feira Estadual de Ciências de Roraima), prevista para acontecer em setembro.
