Tecnologicamente sustentável: parlamentares aprovam preferência para asfalto-borracha em obras de vias públicas em Roraima

Massa asfáltica, também chamada de asfalto ecológico, oferece maior qualidade de pavimentação, impermeabilidade, aderência e durabilidade. – Foto: Nonato Sousa | SupCom/ALE-RR

O uso do asfalto-borracha, também conhecido como asfalto ecológico, terá prioridade nas obras de recapeamento e pavimentação asfáltica no Estado, conforme o Projeto de Lei (PL) nº 260/2023, aprovado em plenário por 16 votos, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 12, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O projeto é de autoria do deputado Armando Neto (PL).

De acordo com o texto, o asfalto-borracha é aquele que contém, em sua composição, no mínimo 20% de pó de borracha proveniente da reciclagem de pneus inservíveis. Segundo o deputado, essa alternativa ecológica vem sendo utilizada há pelo menos 15 anos nas rodovias de grandes centros urbanos do Brasil, como Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

“É mais do que justo trazermos para Roraima algo de qualidade. Ecologicamente, resolveremos o problema de pneus inutilizáveis, que muitas vezes ficam a céu aberto, gerando várias consequências. Além disso, é um material mais durável que o convencional, oferecendo maior elasticidade, resistência e durabilidade. Peço aos nobres pares que aprovem um projeto de grande importância para o Estado, para as finanças e para o meio ambiente”, defendeu o parlamentar.

Ainda segundo o PL, a medida se aplicará também aos convênios firmados entre o Estado e os municípios. A matéria agora segue para sanção do governo.

Suzanne Oliveira

Veja também

Topo