Tiro Esportivo: delegada da PCRR conquista bicampeonato brasileiro e se prepara para Mundial

Francilene Lima Hoffmann de Vargas garantiu uma vaga na equipe brasileira que competirá no Mundial de tiro esportivo. – Foto: Ascom/PCRR

A delegada da PCRR (Polícia Civil de Roraima), Francilene Lima Hoffmann de Vargas, celebrou recentemente um marco histórico na sua trajetória. Com 20 anos de dedicação à instituição, ela se tornou bicampeã brasileira de tiro esportivo em sua modalidade, um feito inédito para uma representante do Estado. O título lhe garantiu uma vaga na equipe brasileira que competirá no Mundial de tiro esportivo, previsto para setembro de 2025, na África do Sul.

Para a delegada, a trajetória no esporte é resultado de anos de trabalho e dedicação. “Foram mais de 10 anos competindo e representando o Brasil em competições nacionais e internacionais. Este ano, alcançar o bicampeonato foi extremamente especial, pois, além de ser uma conquista pessoal, é uma vitória para a Polícia Civil de Roraima. Pela primeira vez, o Estado terá uma representante na Equipe Brasileira do Mundial”, ressaltou.

Além de atleta, a delegada também é instrutora credenciada de tiro pela Polícia Civil e tem mais de três anos de experiência como treinadora.

“Sou a única mulher instrutora técnica credenciada pela instituição aqui em Roraima. Inclusive, participei ativamente das técnicas repassadas aos novos policiais civis no Curso de Formação Profissional da Polícia Civil e estou preparada para essa missão”, disse.

A delegada se descreve como uma vencedora na área que escolheu trilhar no esporte.

“Posso dizer que tenho orgulho de ser campeã estadual por mais de uma década, e agora bicampeã brasileira. Isso reflete o quanto é possível superar barreiras com foco e determinação”, afirmou.

Francilene compartilhou o desafio de competir, especialmente morando na Região Norte, onde o acesso a recursos, treinos e competições é mais limitado.

“Enquanto as competidoras do Sul e Sudeste têm maior facilidade de acesso a equipamentos e centros de treinamento, eu preciso me adaptar às condições locais. Muitas vezes, saio de casa de madrugada, passo horas nos aeroportos e enfrento cansaço extremo, mas nunca desisto. Meu técnico é meu esposo, delegado Volmir Vargas e juntos fazemos um esforço imenso para alcançar os resultados que desejamos”, detalhou.

A delegada também falou sobre as dificuldades enfrentadas ao longo de sua jornada, mas ressaltou que essas experiências a tornaram mais resiliente.

“Se eu tivesse dado ouvidos às vozes negativas, jamais teria chegado aonde estou. Como digo, sou como uma abelha: mesmo que pareça impossível, eu voo. E essa é a mensagem que deixo para todas as pessoas. Não deixem que limites externos definam o que vocês podem conquistar. Com um plano, treino e dedicação, é possível alcançar qualquer objetivo”, disse.

Medalha Presidencial no Campeonato Latino-Americano de Tiro Prático

Além do Mundial na África do Sul previsto para setembro, em uma de suas conquistas mais recentes está a Medalha Presidencial Nível IV no Campeonato Latino-Americano de Tiro Prático. Francilene Vargas e Volmir Vargas disputaram o Campeonato Latino-Americano, realizado em Córdoba, na Argentina, entre os dias 12 e 23 deste mês e tiveram a conquista inédita no tiro prático.

“Representar a Polícia Civil e o estado de Roraima em competições tão importantes como essa é uma honra. Meu objetivo é sempre dar o meu melhor e mostrar que, mesmo com desafios, é possível alcançar resultados incríveis”, pontuou.

Trajetória

Nascida na cidade de Imperatriz, no Estado do Maranhão, Francilene veio a Roraima no ano de 2003 para concorrer no concurso público para delegada de Polícia, tendo sido empossada em 19 de julho de 2004. Desde então, surgiu sua paixão por armas e desde 2013 compete no campeonato brasileiro. Já participou do campeonato brasileiro em 25 estados da federação e visitou países da Europa, América, países como Emirados Árabes, América Latina. A atleta está se preparando intensamente para o Mundial de Tiro Esportivo, na África do Sul.

Atualmente, Francilene Lima é coordenadora do PCE (Plantão Central Especializado), na DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). Também é instrutora chefe na disciplina de Armamento, Munição e Tiro, do Curso de Formação Profissional. Paralelamente desenvolve um projeto pessoal denominado “Mulheres Seguras” que atua com o foco no acolhimento, treinamento e apoio a outras mulheres, ajudando-as nas mais diversas áreas a superarem adversidades, dando passos para a conquista de seus sonhos.

Sandra Lima

Veja também

Topo